Elaborar uma lista com os melhores jogos de PS4 é uma tarefa complicada, mas é exatamente a isso que nós nos propusemos hoje.
Abaixo, trazemos uma lista com os 50 melhores jogos de PS4. Há diversos games que acabaram ficando de fora, mas acreditamos que estes 50 merecem fazer parte dela.
1 a 3 – Uncharted Nathan Drake Collection
Uncharted: Nathan Drake Collection conta com os exclusivos que fizeram o PlayStation 3 virar a chave e começar a recuperar o espaço perdido para o Xbox 360. É verdade que Uncharted original envelheceu mal e que Uncharted 3 não é tão bom quanto o 2, até porque esse é o melhor da franquia, mas essa coletânea certamente merece o seu lugar nos melhores jogos de PS4.
4 – Uncharted 4
Uncharted 4 é um dos melhores jogos da franquia e certamente um dos melhores lançamentos do ano. O jogo combina visuais estonteantes com ação intensa e uma história muito bem trabalhada. O game tem basicamente tudo o que precisa para convencer todo mundo no single player, além de um modo multiplayer que diverte, apesar de não ser tão memorável assim. Ainda assim, Uncharted 4 é simplesmente sensacional. Mais do que recomendado como um dos melhores jogos de PS4.
5 – God of War 2018
A franquia God of War já foi sinônimo do PlayStation, mas os dias finais dela no PS3 mostraram que ela precisava urgentemente de uma vida nova, pois já demonstrava sinais de cansaço e de superação nas mãos de concorrentes.
Felizmente, God of War 2018 consegue reinventar e atualizar a franquia, trazendo uma excelente história de pai e filho e mostrando que Kratos está pronto para continuar sendo um dos ícones do PlayStation.
6 – Dark Souls Remastered
Dark Souls é um dos melhores jogos da geração dele e a remasterização conserta os problemas de performance que ele tinha. Se você ainda não jogou Dark Souls por medo da dificuldade, dê uma chance, você não imagina o jogo maravilhoso que está perdendo.
7 – Dark Souls 3
Dark Souls 3 é a conclusão da saga e uma espécie de continuação direta de Dark Souls original. Bem mais acessível para iniciantes, o jogo traz referências diretas ao primeiro jogo e conta com alguns dos chefes mais memoráveis da história.
8 – Bloodborne
É possível que Bloodborne seja o melhor exclusivo do PlayStation. Invertendo a lógica de Dark Souls original e recompensando o jogador pela agressividade, Bloodborne tem uma gameplay maravilhosa, chefes incríveis e uma das melhores ambientações que o videogame já viu. Bloodborne é um jogo único, e facilmente um dos melhores jogos da geração do PS4.
9 – The Last of Us Remastered
The Last of Us foi o melhor exclusivo da sua geração, e apesar da remasterização dele ter sido lançada pouco mais de um ano depois dele chegar ao PS3, ela traz o jogo em 1080p e 60 quadros por segundo, ou seja, como a versão definitiva de um jogo que mostrava o ápice do poder gráfico do PS3. Combinando isso a uma gameplay muito satisfatória e uma história maravilhosa, temos um jogo praticamente obrigatório a qualquer dono de um PS4.
10 – The Last of Us 2
The Last of Us Parte 2 é a combinação perfeita de um enredo cheio de profundidade e que vai fazer você ficar pensando nele por um bom tempo após o final do game. Isto é aliado a um gameplay que sofreu uma evolução em relação ao seu antecessor e corrigiu a maioria dos problemas que faziam ele não estar à altura da história. O resultado disso é uma união que poderia ser chamada de “o melhor do cinema com o melhor do videogame”, algo que já foi tentado ser feito no passado, como em Death Stranding, mas que acabou não dando tão certo assim.
Enfim, este é um jogo especial, que mostra como a Naughty Dog é uma empresa com uma capacidade invejável de criar narrativas e histórias grandiosas, e que certamente vai entrar com força para a candidatura de melhor jogo da geração. Assim como seu antecessor, ele poderia muito bem ser chamado de melhor jogo da geração, e isso não seria nenhuma injustiça com outros ou exagero com este. Recomendadíssimo.
11 – Gran Turismo 7
Depois de tanto tempo sem um jogo de corrida para chamar de seu, Gran Turismo 7 recaptura a essência da franquia no PS2, e traz uma jogabilidade muito satisfatória, além de belos gráficos, corridas e carros memoráveis.
12 – Spider-Man
Jogos de super herói sempre foram ou uma das melhores experiências que o videogame apresentou, ou algo chato, simples demais e monótono, e felizmente Spider-Man é o primeiro. O jogo pode não ser o melhor jogo de super herói que existe pois esse ainda é Arkham City, mas conta uma história incrível e tem uma gameplay tão divertida que você provavelmente vai querer só sair por aí balançando na teia por Nova York de vez em quando.
13 – Spider-Man Miles Morales
Continuação direta de Spider-Man, Miles Morales foi um dos chamarizes de vendas do PS5 quando ele foi lançado, mas também chegou ao PS4. O jogo traz novidades nos poderes de Miles em relação a Peter e uma história bem divertida, onde o homem aranha finalmente pode tirar umas férias e Miles teve que assumir a bronca. Apesar disso, ele é meio curto, mas ainda assim serve como um ótimo aperitivo para o que Spider-Man 2 vai trazer futuramente.
14 – Assassin’s Creed Odyssey
Assassin’s Creed Odyssey é uma espécie de salada onde pegamos a estrutura de missão e narrativa de The Witcher, juntamos com o combate de Dark Souls, a navegação de Assassin’s Creed 4 e colocamos tudo isso no universo de Assassin’s Creed revisitando a grécia antiga no meio da guerra do peloponeso.
O resultado disso é um jogo gigantesco com uma história que não é lá essas coisas, mas com uma gameplay extremamente divertida e mais de 70 horas de campanha. Honestamente ,esse é o meu AC favorito da franquia.
15 – The Witcher 3
The Witcher 3 é um jogo grande. Absurdamente grande. E que não deve ser jogado às pressas. Jogue, aproveite e maravilhe-se com essa belíssima experiência, pois o jogo realmente vale cada minuto investido nele, seja por causa da história, seja por causa do combate, seja por causa do imenso mundo, vasto de atividades que lhe aguardam. O jogo até tem alguns problemas de performance, mas nada que realmente tire o brilho dessa belíssima obra. Fora o jogo base, The Witcher 3 ainda conta com duas DLCs praticamente dá pra contar como novos jogos, tendo em vista o tamanho e a profundidade da cada uma delas.
16 – Yakuza 0
Yakuza 0 é o capítulo inicial da saga de Kiryu Kazuma e Goro Majima, e apesar de muita gente ver a franquia como uma espécie de GTA Japonês, ele é muito mais do que isso. Combinando um divertido sistema de cobmate de beat them up com missões completamente galhofas e personagens extremamente carismáticos, Yakuza 0 é um daqueles jogos que a gente não dá nada até começar a jogar, e depois acaba ficando completamente viciado seja nele, seja nos minigames dele. Esse é facilmente um dos melhores jogos de PS4 e se você der uma chance a ele, você provavelmente vai se apaixonar por esta franquia maravilhosa.
17 – Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2
Tony Hawk foi um dos jogos mais divertidos da geração do PS1, e o remake deles consegue não só capturar a alma dos jogos, mas atualizá-los e deixá-los ainda mais divertidos, seja para quem viveu aquela época, seja para quem começar a jogar a franquia ainda hoje. Estamos esperando ansiosamente pelo remake dos outros jogos da série, quando será que eles chegam?
18 – Mortal Kombat 11
Mortal Kombat 11 é o melhor Mortal Kombat já lançado até hoje. O jogo faz um excelente serviço tanto em entregar pancadaria de primeira quanto na parte do conteúdo, com uma ótima campanha (ainda que não supere o jogo que reiniciou a franquia) e vários modos pra manter você ocupado, seja trocando porradas com a máquina, seja trocando porradas com amigos ou desconhecidos na internet. Mais do que recomendado.
19 – Street Fighter V
Street Fighter V é um jogo exclusivo de PS4 nos consoles, e apesar de não ter tido o melhor dos lançamentos, a Capcom conseguiu consertar os principais problemas dele, adicionando toneladas de personagens e coisas que faltavam nele, como modos história não só do Street Fighter V, mas também dos jogos clássicos da série com os personagens e a jogabilidade do V. Hoje em dia, Street fighter V é o Street Fighter definitivo.
20 – Control
Control é um belo jogo de aventura que certamente vai agradar os fãs de jogos anteriores da Remedy e também quem está procurando por um jogo não tão longo assim e com uma excelente história pela frente. Ainda que tenha muitas qualidades, o jogo conta com alguns momentos de jogabilidade bem desbalanceada e algumas áreas que você talvez fique batendo cabeça até encontrar, como aconteceu comigo.
21 – Doom
Doom é o renascimento de uma das franquias mais icônicas do mundo do videogame e um dos melhores jogos de tiro de todos os tempos. Combinando violência, uma trilha sonora alucinante e um gameplay extremamente divertido, não tem quem não jogue Doom e não entre de cabeça no mundo do Doomslayer.
22 – Wolfenstein The New Order
Por falar em renascimentos, Wolfenstein: The New Order é outro jogo que merece elogios demais, a Bethesda pegou uma franquia que não trazia nada de relevante há décadas, rebootou ela e combinou não só uma história adulta, onde o nazismo havia vencido e agora você deve liderar o contra-ataque, mas também um gameplay extremamente divertido e visceral.
23 – Horizon Forbidden West
Segundo jogo da franquia Horizon, Forbiden West melhora tudo o que o seu antecessor não entregava tão bem assim, além de herdar todas as características positivas do primeiro jogo da série. Eu só não incluí Zero Dawn nessa lista porque são jogos bem parecidos, a recomendação é jogar os dois, principalmente porque Forbidden West é muito bom. Um dos melhores jogos de PS4 que prova que mesmo no fim da vida útil do console ele ainda consegue entregar muita qualidade.
24 – Rocket League
Rocket League foi lançado originalmente no PlayStation 4 como um jogo grátis na PlayStation Plus e explodiu completamente combinar duas coisas que não pareciam muito combinar entre si: futebol e altomobilismo e colocou num jogo extremamente divertido que ainda hoje faz muito sucesso em todos os lugares onde foi lançado. Se você ainda não jogou Rocket League, faça um favor a si mesmo e jogue esse jogo.
25 – Doom Eternal
Doom Eternal é a continuação que todo fã de Doom esperava, um jogo que consegue ser mais rápido, mais visceral, com uma trilha sonora mais enlouquecedora ainda, ou seja, ele é um lugar incontestável na nossa lista de melhores jogos do PlayStation 4.
26 – Titanfall 2
Apesar do multiplayer de Titanfall 2 nunca ter decolado, e ele ser muito divertido, Titanfall 2 conta com uma das melhores quiçá a melhor campanha de um jogo de tiro em primeira pessoa dos últimos 15 a 20 anos. O jogo combina não só um tiroteio de alta qualidade, mas também sessões de puzzle, parkour e uma história muito satisfatória. O melhor de tudo é que ele tá quase sempre em promoção, então dá pra comprar esse excelente jogo baratinho.
27 – Cuphead
Cuphead traz aquela vibe de desenhos da Disney das antigas para um jogo que vai desafiar você ao limite com chefes e fases memoráveis. O jogo pode parecer fofinho à primeira vista, mas certamente vai levar você ao limite, e o melhor de tudo é que dá para ser jogado de 2 como nos dias gloriosos do Super Nintendo.
28 – Final Fantasy VII Remake
Final Fantasy 7 Remake é simplesmente um dos melhores remakes já feitos na história. É verdade, uma parte pequena do jogo original está disponível até aqui, e o jogo poderia ter mais quests opcionais e ser menos arrastado em alguns momentos, mas ele compensa e muito com papéis expandidos de personagens que você mal tomava conhecimento no jogo original, áreas novas e originais, sequências originais de tirar o fôlego e um sistema de combate extremamente divertido. Com certeza um dos melhores jogos de RPG do PS4.
29 – Final Fantasy XV
Final Fantasy XV é um jogo que causou bastante polêmica no lançamento por parecer inacabado, mas a Royal Edition do jogo consertou muitos desses problemas e ajudou a dar mais destaque ainda ao grande ponto forte do jogo: o núcleo de personagens dele. Noctis, Prompto, Gladiolous e Ignis são incríveis juntos, e se você não se emocionar com a jornada deles, você está mortinho por dentro.
30 – A Pague Tale: Inocence
A Plague Tale: Innocence é uma aventura sombria, emocionante e fantástica. A jogabilidade furtiva sólida oferece pouco de novo, mas o cenário único e como ele afeta os personagens, o excelente diálogo e atmosfera opressiva mais do que corrige essa linearidade, resultado num dos melhores jogos de 2019.
31 – Nier Automata
Nier Automata é um excelente jogo de ação com uma história que vai fazer a sua cabeça explodir, já que terminar o jogo apenas uma vez não vai fazer você chegar ao final da trama. Quanto mais você joga e mais pensa sobre Nier Automata, mais você gosta do jogo, e se você conseguir vencer os 40 minutos iniciais dele, onde não é possível salvar e caso você morra, você acaba tendo que fazer tudo de novo, ele acaba se mostrando um dos melhores jogos da sua geração.
32 – Monster Hunter World
Monster Hunter World é um jogo ousado, pois tenta agradar tanto os jogadores antigos, quanto novatos. O mais supreendente de tudo, é que a Capcom acertou em cheio dessa vez. Com controles melhorados, sistema de partidas online totalmente funcional e mapa mais vido do que nunca, Monster Hunter World é a chance que a franquia tem de brilhar como deveria e se tornar definitivamente, uma das séries mais amadas de todos os tempos.
33 – Tetris Effect
Apesar do PlayStation VR não ter lá os melhores jogos do mundo e poucos deles aproveitarem realmente o que o acessório proporciona, Tetris Effect é um excelente jogo que pega um dos jogos mais icônicos de todos os tempos em tetris e mexe o suficiente na fórmula para se tornar atraente não só quem já gostava do jogo antigamente, mas também novos públicos. Se você tem um PSVR, jogue Tetris Effect.
34 – Resident Evil 2 Remake
A Capcom conseguiu o que parecia impossível em Resident Evil 2 Remake: pegar um jogo praticamente perfeito da sua época e modernizá-lo deixando-o tão nos dias de hoje quanto ele era para quem o jogou na época. Reviver ou jogar a história de Leon e de Claire pela primeira vez é simplesmente incrível, e a RPD certamente vai apavorar você com todas as ameaças que ela tem escondidas. Facilmente um dos melhores jogos de PS4.
35 – Metal Gear Solid V
Metal Gear Solid V pode parecer corrido no seu ato final, mas o último jogo de Hideo Kojima traz uma ótima trama, uma jogabilidade excelente e personagens extremamente carismáticos.
Sabe-se lá que vai acontecer com a franquia depois da saída do lendário designer da Konami, mas se esse for seu último capítulo, ele valeu a pena.
36 – Ghost of Tsushima
Ghost of Tsushima é um sandbox que dá gosto de jogar. O jogo une um combate divertido a missões variadas e toneladas de objetivos secundários fazem você se perder em belíssimas paisagens. Tudo gira em torno da cultura samurai, e você facilmente pode passar o dia todo fazendo só mais um objetivo ou uma missão.
Uma sugestão: jogue o jogo dublado em japonês, que é pra entrar de cabeça na história e se sentir um verdadeiro samurai andarilho.
37 – Red Dead Redemption 2
Red Dead Redemption 2 é um jogo que agradará todos os fãs da franquia e todos os fãs da Rockstar. Com uma história marcante e personagens inesquecíveis, o jogo leva o jogador em uma jornada extremamente imersiva ao velho oeste americano. A demora para se fazer certas ações incomoda no início, porém o jogador se acostuma após algumas horas. Com mais de cem horas de conteúdo, o jogo não só é perfeito para aqueles que amam explorar um mundo aberto, como também é perfeito para aqueles que desejam uma história incrível e cinematográfica.
38 – GTA V
GTA V já foi lançado mais vezes do que eu consigo contar, mas continua sendo um jogo com uma campanha extremamente divertida e é impressionante o que esse jogo entrega de conteúdo ainda hoje. Isso é claro, sem falar do modo online, que segue sendo atualizado pela Rockstar com conteúdo a todo momento e que é basicamente um jogo à parte hoje em dia.
39 – Persona 5 Royal
A Atlus parece ter levado a sério essa história de roubar corações e decidiu roubar o coração dos fãs de Persona 5 de maneira definitiva. Persona 5 Royal pega tudo que há de bom no jogo original e mistura com uma quantidade absurda de melhorias e novidades, tornando a experiência simplesmente perfeita!
Mesmo os jogadores que já terminaram o jogo original encontram aqui motivos de sobra para revistar a história, descobrir novidades no sistema de batalha e gameplay geral, e por fim, saber o fim derradeiro dessa história.
Persona 5 Royal é um jogo maravilhoso que deve ser experimentado.
40 – God of War 3 Remastered
God of War 3 Remasterizado é o ápice da fase clássica de Kratos, e se você gosta de jogos onde você pode sair batendo em tudo o que ousar aparecer na tela sem precisar pensar muito, esse jogo é feito exatamente para você e por isso integra nossa lista de melhores jogos de PS4.
41 – Diablo III: Ultimate Evil Edition
Diablo 3 provou que a franquia da Blizzard fica até melhor num controle comparado ao mouse e teclado, e a Ultimate Evil Edition de Diablo 3 traz todos os conteúdos lançados para o jogo num belo pacote que certamente vai agradar e muito os fãs da série.
42 – Hellblade: Senua’s Sacrifice
Hellblade: Senua’s Sacrifice é uma experiência única em termos de narrativa e de imersão. É uma pena o jogo ficar devendo no departamento do gameplay, já que ele se arrasta em muitas partes, principalmente no começo, o que pode acabar fazendo você desistir do jogo antes dele realmente “ficar bom”, mas mesmo quando ele “fica bom”, ele ainda continua pecando nesse equilíbrio entre puzzles arrastados e combates divertidos. Exatamente por isso eu ressalto: o jogo não é para todo mundo, mas se você conseguir passar por cima dos defeitos dele, o game traz uma experiência da qual você dificilmente vai esquecer.
43 – Devil May Cry 5
Devil May Cry 5 traz o retorno de uma das franquias mais amadas da Capcom em grande forma. O jogo é basicamente tudo o que os fãs sempre pediram de uma volta de Devil May Cry: o Dante de antigamente, ação incessante, uma história que respeita a mitologia da franquia, inimigos e combos estilosos e muita diversão. Mais do que recomendado como um dos melhores jogos de ação de PS4.
44 – Destiny 2
Destiny 2 é a continuação dos melhores jogos de PS4 e apesar dele não ter agradado todo mundo no lançamento, a Bungie foi reinventando a roda, expandindo a franquia e trazendo cada vez mais conteúdo, e hoje em dia esse jogo é um daqueles sugadores de vida que pode muito bem levar uma tarde inteira sua fazendo só mais uma missão se você não se cuidar.
45 – Elden Ring
Elden Ring é a conclusão de uma trajetória que começou com Dark Souls e Demon’s Souls, ou seja, é um jogo desafiador, com um sistema de combate maravilhoso e com uma escala tão grande e tão recompensadora que vai fazer você passar dezenas de horas em cima dele. As expectativas em cima desse jogo eram imensas, e, honestamente, a From Software mais uma vez mostra porque é uma das melhores desenvolvedoras da atualidade. Elden Ring é facilmente um dos melhores jogos de 2022 e também dessa década.
46 – Beat Saber
Beat Saber é mais um ótimo exemplo de como a realidade virtual pode ser empregada em jogos. Extremamente diveritdo, o jogo rítmico é daqueles jogos que a gente se presta a comprar um PSVR só pra poder ter acesso a ele.
- Compre o jogo na Amazon
47 – Dragonball FighterZ
Dragonball FighterZ é basicamente o sonho de todo mundo que jogou Mugen nos anos 2000: um jogo de luta 2d de Dragon Ball bonito, extremamente competente e muito divertido que ainda por cima traz uma história que poderia tranquilamente ser um arco de Dragon Ball Super. Facilmente um dos melhores jogos de luta no PS4.
48 – Resident Evil 7
Um amigo meu costuma dizer que Resident Evil 7 não era o jogo que os fãs da franquia queriam, mas o jogo que a franquia precisava. Mudando a câmera de perspectiva, e focando novamente em terror e resolução de Puzzles, Resident Evil 7 dividiu opiniões no seu lançamento, mas é certamente um Resident Evil de alma, e um jogasso.
49 – What Remains of Edith Finch
What Remains of Edith Finch é um conto de fadas gótico que é ao mesmo tempo caprichoso e macabro. Usando mecânicas de jogo únicas para revelar a infeliz história da árvore genealógica dos Finch, Giant Sparrow evita a queda do segundo ano com um esforço extraordinário que usa a interatividade para colocá-lo dentro das mentes de seu elenco eclético de personagens.
50 – Sekiro: Shadows Die Twice
Sekiro: Shadows Die Twice é a prova, mais uma vez, de que a From Software consegue pegar as expectativas gigantes dos fãs e entregar tudo o que eles esperavam e ainda mais. O jogo vai te desafiar aos limites, mas é extremamente recompensador e vai te trazer de volta aos dias em que você gritava “TOMA FILHO DUMA *****” quando conseguia passar de algum chefe que decidiu que você iria morrer 25 vezes, incluindo umas três quando faltava um golpe para matá-lo.
Um jogasso que todo mundo tem que jogar pelo menos algumas horas pra dizer se gosta ou não, e na hora que o jogo finalmente clicar, você não vai conseguir mais pensar em outra coisa além dele até chegar no fim do game.
—
É claro que a nossa lista com os 50 melhores jogos de PS4 provavelmente deixou algum jogo de fora, mas é tanta qualidade que é simplesmente impossível agradar a absolutamente todos os gostos. Para isso, nós provavelmente teríamos que fazer uma lista com os 50 melhores jogos de PS4 parte 2, mas ainda assim, quais destes jogos você jogou e quais deles ainda pretende jogar?