O Master System é um console especial para o público brasileiro, mas quais são os melhores jogos dele?
Confira a lista abaixo, e contra também nossa lista de melhores jogos de outros consoles: PS1, PS2, PS3, PS4, PSP, PS Vita, Xbox Clássico, Xbox 360, Xbox One, Mega Drive, Dreamcast, Super Nintendo, Game Boy Color, Game Boy Advance, Gamecube, Wii, Nintendo Switch, Nintendo DS e Nintendo 3DS.
Os 30 melhores jogos de Master System
Double Dragon
- Desenvolvedora: Technōs Japan
- Ano de lançamento: 1987
Double Dragon pode ser considerado um dos pais do gênero beat them up, sendo lançado antes de clássicos como Final Fight e Golden Axe. O jogo conta com basicamente tudo o que o gênero oferece, pancadaria de qualidade, controles precisos e belos gráficos, e é uma ótima forma de começar a nossa lista dos melhores jogos de Master System.
Shinobi
- Desenvolvedora: Sega
- Ano de lançamento: 1987
Shinobi é uma série clássica de ação que nasceu no Master System. Nesse jogo, você controla o ninja Joe Musashi, que tem que impedir que a organização terrorista Zeed sequestre os estudantes do clã dele. O jogo é bem divertido e difícil também, e conta com alguns dos melhores gráficos do Master System.
Uma coisa bem legal que esse jogo tinha, aliás, era um modo em primeira pessoa onde você tinha que atirar shurikens nos alvos, trazendo algo diferente da ação tradicional.
Chase HQ
- Desenvolvedora: Taito
- Ano de lançamento: 1987
Chase HQ poderia muito bem ser chamado de o Need for Speed do Master System, um jogo de corrida em alta velocidade com carangas possantes e perseguições incríveis.
Nesse jogo de 5 fases, você deve perseguir outros carros e bater neles até que eles parem. Parece fácil, mas é bem mais difícil do que parece.
California Games (Jogos de Verão)
- Desenvolvedora: Epyx
- Ano de lançamento: 1987
California Games é um dos jogos mais jogados pelos fãs de Master System, e pode ser que ele não seja tão apelativo assim hoje em dia com jogos de esporte muito mais modernos, mas na época era bem legal poder navegar entre as diferentes modalidades como surfe, embaixadinha e assim por diante. Um jogo bem divertido que marcou época.
Ghouls ‘n Ghosts
- Desenvolvedora: Capcom
- Ano de lançamento: 1988
Ghouls ‘n Ghosts é mais um clássico dos jogos de ação que também deu as caras no Master System. No jogo, você controla Arthur e deve salvar a princesa Prin Prin. Sério, esse é o nome dela.
O jogo é muito mais do que avançar e acertar os inimigos, Ghouls ‘n Ghosts é uma verdadeira dança onde você tem que saber quando avançar e quando recuar, e eu estou há 30 anos tentando aprender a dançar da forma correta, e falhando.
Phantasy Star
- Desenvolvedora: Sega
- Ano de lançamento: 1987
Phantasy Star é um RPG clássico do Master System que deu o pontapé ao “Final Fantasy” da SEGA. No jogo, você controla Alis, uma jovem que luta para vencer o líder maligno do sistema solar em que ela viva, o Rei Lassic, que matou o irmão dela. O jogo se alterna entre terceira pessoa no mapa e primeira pessoa nas dungeons, e é bem divertido.
Aliás, aqui no Brasil, o jogo foi lançado totalmente em português pela Tectoy nos anos 80, algo realmente impressionante.
Sonic 2
- Desenvolvedora: Sega
- Ano de lançamento: 1991
Sonic 2 até hoje é considerado por muitos o melhor jogo da série, e o Master System também ganhou uma versão dele. Ainda que o jogo não seja exatamente o mesmo do Mega Drive, esse jogo para o irmão menor é bem divertido, e é mais focado em níveis de plataforma do que em percorrer os cenários numa velocidade gigantesca.
Golvellius: Valley of Doom
- Desenvolvedora: Compile, D4 Enterprise
- Ano de lançamento: 1987
Golvellius é uma espécie de versão do Master System de The Legend of Zelda, e a SEGA conseguiu fazer um trabalho bem respeitável no game.
Nele, você controla Kelesis, um jovem que deve resgatar a princesa Renal, que foi raptada por Golvellius. Para isso, você terá que explorar o mundo, derrotar demônios e vencer masmorras.
After Burner
- Desenvolvedora: Sega-AM2
- Ano de lançamento: 1987
After Burner é praticamente uma versão em console de Top Gun, e o jogo não decepciona. Você controla um avião abatendo adversários em 18 fases cheias de adrenalina. Um jogo recomendado pra todo mundo que gostou de Star Fox, por exemplo, mas que gostaria de algo mais realista lançado mais ou menos na mesma época, ainda que After Burner seja alguns anos mais velho.
Vampire: Master Of Darkness
- Desenvolvedora: SIMS Co., Ltd.
- Ano de lançamento: 1992
Além de Zelda, outra franquia que não chegou ao Master System foi Castlevania, e a SEGA também teve uma resposta para isso em Vampire: Master Of Darkness, um jogo bastante competente que emula a jogabilidade dos primeiros jogos da série clássica da Konami.
Nesse jogo, você controla o Ferdinand Social (sério, esse é o nome dele) e tem a missão de matar Drácula, pois viva o domínio público de propriedades intelectuais, usando armas que remetem ao século 19. Um bom jogo, ainda que seja bem difícil, bem mesmo.
The Lucky Dime Caper Starring Donald Duck
- Desenvolvedora: Sega
- Ano de lançamento: 1991
The Lucky Dime Caper Starring Donald Duck é mais um jogo de plataforma do Master System, desta vez estrelado pelo pato mais famoso do mundo.
O jogo é bem divertido, ainda que seja bem desafiador também, e o destaque dele vai pros gráficos, que nem parecem de jogo 8 bit de tão coloridos que são.
Space Harrier 3D
- Desenvolvedora: Sega
- Ano de lançamento: 1985
Space Harrier 3D é um jogo bem interessante onde você deve despachar inimigos em pleno voo, e é mais um daqueles rail shooters que a gente olha e se pergunta como que foi desenvolvido para um console 8-bit.
Asterix
- Desenvolvedora: Sega
- Ano de lançamento: 1991
Asterix é um jogo onde você controla Asterix e Obelix, e deve resgatar Getafix das garras do Império Romano. A sacada do jogo é que dependendo de qual dos dois você escolher, você terá habilidades diferentes melhor recomendadas para avançar nas fases, sendo que algumas combinam melhor com o estilo de um e outras do outro. Um jogo bem divertido.
Land of Illusion Starring Mickey Mouse
- Desenvolvedora: Sega
- Ano de lançamento: 1992
Land of Illusion Starring Mickey Mouse é mais um jogo clássico do Mickey onde ele deve recuperar um cristal que foi roubado por um fantasma. O jogo é um daqueles jogos de plataforma clássicos dos anos 90 com bom level design e 14 fases ao todo. No ocidente, o jogo foi lançado apenas na Europa e no Brasil, graças à Tectoy.
Sonic Chaos
- Desenvolvedora: Sega
- Ano de lançamento: 1993
Sonic Chaos é conhecido pelos fãs como sendo a continuação direta de Sonic 2. O jogo de Master System conta com movimentos que também estavam em Sonic CD e traz mais uma aventura onde Sonic e Tails devem impedir que o Doutor Robotinik roube as esmeraldas do Caos.
Road Rash
- Desenvolvedora: Electronic Arts
- Ano de lançamento: 1991
Road Rash é outro clássico do Mega Drive que apareceu também no Master System. O jogo é basicamente o mesmo com gráficos piorados, ou seja, um jogo de corrida de motos onde você tem que moer a cara dos outros motoqueiros durante o trajeto pois eles vão tentar fazer o mesmo com você.
Alex Kidd in Miracle World
- Desenvolvedora: Sega
- Ano de lançamento: 1986
Antes de Sonic, o mascote do Master System era Alex Kidd, um garoto que estrelava um jogo daqueles impossíveis da geração 8-bit. No jogo, você controla Alex, um jovem artista marcial chamado Alex descobre que um vilão chamado Janken o Grande derrotou o Rei Trovão na cidade de Radaxian e agora raptou o filho dele, o Príncipe Iglu e a noiva dele, a Princesa Lora.
Ao descobrir que ele é o filho perdido do Rei Trovão, Alex parte para resgatar o Reino e salvar seus habitantes, que foram transformados em pedra.
Para isso, você deve usar os seus punhos, avançar por diversas fases e derrotar seus chefes até chegar em Janken e vencê-lo.
Lembro que o meu primeiro videogame foi um Master System com esse jogo na memória, mas como eu era bem novo, com 4 ou 5 anos, eu mal conseguia passar da primeira fase. Hoje em dia, com 35 anos, continua sendo exatamente a mesma experiência.
Kenseiden
- Desenvolvedora: Sega
- Ano de lançamento: 1988
Kenseiden é mais um daqueles clássicos sidescrollers da época onde você controla um samurai que deve bater em tudo o que aparece na frente.
A grande sacada do jogo é que, diferente de outros, ele conta com puzzles durante as fases para você completar. Além disso, o jogo conta com belos gráficos para as capacidades do Master System.
Golden Axe Warrior
- Desenvolvedora: Sega
- Ano de lançamento: 1991
Golden Axe Warrior não é uma versão do Master System do beat them up que marcou época no Mega Drive, e sim um spin-off da franquia que é um RPG baseado no mesmo mundo.
Nesse jogo, você controla um personagem inspirado em um espartano, que deve vingar a morte dos parentes dele. Para isso, ele deve explorar labirintos, coletar cristais e derrotar um vilão chamado Death Adder.
Psycho Fox
- Desenvolvedora: Vic Tokai
- Ano de lançamento: 1989
Psycho Fox é mais um bom jogo sidescroller do Master System que merece estar na lista de melhores jogos do console.
Nesse jogo, você controla uma raposa que deve impedir que a raposa malvada Madfox destrua o mundo dele.
Para isso, você controla Psycho Fox, uma raposa que pode se transformar com uma varinha mágica em diferentes animais com diferentes habilidades nessa aventura: um hipopótamo, um macaco e um tigre, além de, claro, raposa.
Aqui no Brasil, a Tectoy lançou uma versão especial do jogo chamada Sapo Xulé: Os Invasores do Brejo, substituindo os sprites da raposa e suas transformações pelo Sapo Chulé, por um porco, uma tartaruga e um rato.
Wonder Boy in Monster World
- Desenvolvedora: Westone Bit Entertainment
- Ano de lançamento: 1991
Wonder Boy in Monster World é um jogo que mistura sidescroller e RPG de ação onde você controla Shion, um jovem numa missão para salvar o mundo dos monstros de BioMeka. O jogo basicamente funciona como um jogo de plataforma onde você pode correr, pular, abaixar-se e matar inimigos, além de haver a possibilidade de conversar com outros NPCs, juntar dinheiro para comprar itens, expandir sua vida e melhorar o seu equipamento e assim por diante, sendo um jogo bem à frente do tempo nesses elementos.
Turma da Mônica
- Desenvolvedora: Westone Bit Entertainment
- Ano de lançamento: 1991
Sabe o que eu falei sobre o Wonderboy no jogo anterior? A Tectoy aproveitou-se desse jogo, mexeu nos sprites e relançou o jogo aqui no Brasil como Turma da Mônica, servindo como continuação de Mônica e o Castelo do Dragão.
Nesse jogo, Mônica foi raptada pelo Capitão Feio logo após ela derrotar o Dragão Cospe Fogo, e por ajuda, toda a turma vai tentar resgatá-la.
Alex Kidd in Shinobi World
- Desenvolvedora: Sega
- Ano de lançamento: 1990
Alex Kidd in Shinobi World é uma espécie de paródia dos jogos de ninja que a própria SEGA lançou para o Master System. Nesse jogo, Alex Kidd deve enfrentar inimigos caricatos do folclore ninja japonês.
O jogo é relativamente mais fácil que o anterior e conta com fases bem grandes para um jogo de Master System.
Jurassic Park
- Desenvolvedora: Sega
- Ano de lançamento: 1993
Jurassic Park é um jogo inspirado no filme dirigido por Steven Spilberg. Dependendo da fase, você alterna um tipo de diferente gameplay, como fugir de um dinossauro com um carro enquanto atira nele ou um jogo de aventura e exploração das fases.
Street Fighter 2
- Desenvolvedora: Capcom
- Ano de lançamento: 1992
A Tectoy merece todo o reconhecimento do mundo por manter o Master System vivo e abastecido com jogos por bem mais tempo do que o console foi mantido pela SEGA no resto do mundo, e Street Fighter 2 é um dos jogos mais impressionantes que ela lançou para ele.
O jogo está bem abaixo das versões de SNES e Mega Drive, mas ainda é competente o suficiente para merecer um lugar na nossa lista de melhores jogos do Master System.
Chapolim vs Conde Drácula
- Desenvolvedora: Tec Toy
- Ano de lançamento: 1993
Chapolim vs Conde Drácula é um hack de Ghost House, um jogo exclusivo para o sistema de cartões de memória do Master System. Nesse jogo, o Chapolim Colorado deve explorar as masmorras dos vampiros e derrotar 5 deles ao todo com a marreta biônica dele.
Ayrton’s Senna Super Monaco GP
- Desenvolvedora: Sega
- Ano de lançamento: 1992
Ayrton’s Senna Super Monaco GP foi um jogo desenvolvido pela SEGA para o Master System, Mega Drive e Game Gear com a colaboração de Ayrton Senna, que além de emprestar o nome dele pro jogo, também deu algumas sugestões no gameplay e ainda por cima auxiliou na criação de 3 pistas de corrida fictícias pro jogo no modo Senna GP.
Para completar, o game ainda conta com a recriação das pistas do campeonato de 1991 da Fórmula 1, que foi vencido por Senna. Aliás, esse foi o último título dele no automobilismo.
Phantasy Zone 2
- Desenvolvedora: Sega
- Ano de lançamento: 1987
Phantasy Zone 2 é mais um jogo de nave para o Master System, com um sistema de fases bem desafiador onde você deve desviar de obstáculos enquanto atira em inimigos. Um ponto interessante desse jogo é a possibilidade de saltar para fases diferentes ao final da que você completou, aumentando assim o fator replay do game.
R-Type
- Desenvolvedora: Irem
- Ano de lançamento: 1987
R-Type é um daqueles jogos de nave que a gente tem que colocar na lista de melhores jogos de todo console clássico que aparece, e o Master System tem um port muito competente dele.
O jogo é bem divertido e retém toda a dificuldade do fliperama, ou seja, você vai rever o chefe da primeira fase muitas e muitas vezes se resolver jogá-lo na plataforma original.
Out Run
- Desenvolvedora: Yu Suzuki, Sega-AM2
- Ano de lançamento: 1986
Out Run é um dos jogos clássicos de corrida que inspirou os mais diferentes jogos do gênero conforme ele foi evoluindo.
No jogo, você controla uma Ferrari Testarossa e deve chegar aos checkpoints antes que o tempo acabe, enquanto tenta desviar dos outros carros na estrada e dos obstáculos que o jogo coloca diante de você. Um jogasso e certamente um dos melhores do Master System.