InícioArtigosOs 50 melhores jogos de PSP

Os 50 melhores jogos de PSP

O PSP é um portátil muito interessante, e fazer uma lista com os melhores jogos dele certamente é uma tarefa bem difícil.

PUBLICIDADE

Conseguindo entregar uma qualidade gráfica quase tão boa quanto a do PS2, ele era à frente do tempo, com armazenamento interno, wifi, a possibilidade de rodar vídeos, MP3 e um potencial praticamente ilimitado caso fosse desbloqueado (o que acontecia bastante).

Além de tudo isso, ele conta com uma biblioteca cheia de ótimos jogos, e no post e vídeo de hoje, trazemos os 50 melhores jogos do PSP.

Os 50 melhores jogos de PSP

PUBLICIDADE

Crisis Core: Final Fantasy VII

Os 50 melhores jogos de PSP

  • Desenvolvedora: Square Enix
  • Ano de Lançamento: 2007

Depois de anos pedindo por novos conteúdos dentro do universo de Final Fantasy VII, a Square Enix finalmente decidiu ouvir os fãs e lançou Crisis Core: Final Fantasy VII. Contando a história de Zack Fair e fazendo diversas modificações na lore do jogo, Crisis Core é uma excelente forma de começarmos a nossa lista de melhores jogos do PSP.

PUBLICIDADE

O jogo conta com uma trilha sonora incrível, belos gráficos para o PSP, um sistema de combate bem divertido e uma história que só quem não tiver um coração não vai se emocionar com certos eventos que acontecem nela. Em suma, um jogasso que merecia muito um remaster, mas que provavelmente terá seus elementos principais incorporados no remake de Final Fantasy VII que está sendo lançado atualmente pela Square Enix.

Final Fantasy IV: The Complete Collection

Os 50 melhores jogos de PSP

  • Desenvolvedora: Square Enix
  • Ano de Lançamento: 2011
PUBLICIDADE

A edição completa de Final Fantasy IV é um jogo bem interessante. O game pega não apenas o jogo original lançado para o Super Nintendo nos anos 90, mas também sua continuação e um interlúdio que ocorre entre os dois capítulos, resultado assim na forma mais completa de aproveitar esse jogo ainda hoje.

O game conta com gráficos em pixel art refeitos para o PSP, uma trilha sonora matadora e uma das melhores histórias de Final Fantasy ainda hoje, servindo como base para o que a franquia iria apresentar dali pra frente.

Final Fantasy Tactics: War of the Lions

Os 50 melhores jogos de PSP

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: Square Enix
  • Ano de Lançamento: 2007

Final Fantasy Tactics é talvez o meu capítulo favorito da série. O conta uma história madura que envolve política e religião, com personagens fortes, carismáticos e que nem sempre estão caminhando dentro das linhas da justiça e coloca num mundo em guerra que está pronto para ser engolido por uma força que nem imagina que exista.

O sistema de batalha do jogo ainda hoje é um dos melhores sistemas de RPG tático já apresentado, os gráficos não envelheceram um dia e a trilha sonora é simplesmente maravilhosa.

PUBLICIDADE

God of War: Chains of Olympus

  • Desenvolvedora: Ready at Dawn
  • Ano de Lançamento: 2008

Desenvolvido pela Ready at Dawn, mesma desenvolvedora do The Order 1886, God of War Chains of Olympus tem algumas boas ideias, mas deu pra ver que uma versão portátil de God of War, pelo menos nesse jogo, não conseguia trazer a escala épica que os jogos de PS2 traziam.

PUBLICIDADE

Dessa forma, o combate de Chains of Olympus acaba muito mais focado em enfrentar inimigos do que grandes chefes, e o resto do jogo se desenrola com você resolvendo puzzles e empurrando blocos pra cá e pra lá.

Pra completar, o jogo é bem curto, então ele não chega a ter um fator replay tão grande assim. Vale ressaltar que o jogo não chega a ser ruim, só tem coisa melhor que ele dentro da franquia, mas mesmo assim ele entra na lista de melhores jogos do PSP.

God of War: Ghost of Sparta

Os 50 melhores jogos de PSP

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: Ready at Dawn
  • Ano de Lançamento: 2010

Por falar em jogo melhor, temos em Ghost of Sparta um jogo bem melhor do que o seu antecessor. Também desenvolvido pela Ready at Dawn, a experiência parece ter ajudado bastante a companhia a produzir um jogo muito mais profundo e interessante.

Ghost of Sparta se passa entre o primeiro jogo e God of War 2. Nele, vemos Kratos assumindo o papel de Ares e mais desenvolvimentos sobre o lado humano do Deus da Guerra, com o Espartano indo até o submundo para salvar o irmão gêmeo dele.

PUBLICIDADE

Apesar de também pecar na escala se comparado com os jogos de PS2, Ghost of Sparta é bem criativo em oferecer desafios diferentes ao jogador, e é um bom jogo pra quem tem aquela coletânea de 5 jogos de God of War no PS3 ou um PSP ou PS Vita dando sopa por aí.

Gran Turismo PSP

  • Desenvolvedora: Polyphony
  • Ano de Lançamento: 2009
PUBLICIDADE

Jogar Gran Turismo onde você quiser é uma possibilidade bem interessante, e Gran Turismo PSP entrega exatamente isso. O jogo é uma espécie de versão reduzida das versões de PS2 e PS3 do jogo, com menos carros e pistas, mas ainda assim, é extremamente divertido e viciante, entregando exatamente a mesma sensação que a gente tem ao jogar os jogos maiores da série da Sony, e por incrível que pareça, os visuais do jogo se mantém bonitos ainda em 2022.

Daxter

Os 50 melhores jogos de PSP

  • Desenvolvedora: Ready at Dawn
  • Ano de Lançamento: 2006
PUBLICIDADE

Daxter é um bom jogo de aventura e plataforma 3D onde desta vez o personagem deve trabalhar sozinho como um exterminador de insetos enquanto ele procura por Jak e fases onde você entra num mundo que é inspirado num filme. Em suma, uma ótima experiência para quem já curtia a franquia no PlayStation 2.

Persona 3

  • Desenvolvedora: Atlus
  • Ano de Lançamento: 2009
PUBLICIDADE

Persona 3 é mais um ótimo capítulo da franquia, e por mais que ele tenha sido lançado há mais de 10 anos, ainda vale a pena revisitá-lo na versão de PSP do jogo. Nele, você faz parte de uma organização extra-curricular chamada Specializaed Extracurricular Execution Squad onde você pode acessar um mundo cheio de criaturas malignas em certa hora do dia. No mais, o jogo segue bem o template de Persona, com uma parte na escola, relacionamentos entre personagens, atividades extras e muitas e muitas horas de conteúdo.

Metal Gear Solid: Peace Walker

Os 50 melhores jogos de PSP

  • Desenvolvedora: Konami
  • Ano de Lançamento: 2010
PUBLICIDADE

Peace Walker é certamente um dos melhores jogos de PSP. O jogo é mais ou menos uma versão compacta do melhor que encontramos em Metal Gear Solid 4.

O jogo se passa em 1974, com Solid Snake comandando a unidade de mercenários chamada Soldiers Without Borders. O jogo se divide em dois, com uma parte contando com as missões que contam a história do jogo em si e outra com o modo Mother Base, onde você tem que administrar o seu exército, semelhante ao que o Portable Ops oferece, dando assim mais conteúdo pra você passar horas e horas nele.

Jeanne D’Arc

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: Level 5
  • Ano de Lançamento: 2007

Jeanne D’Arc é um ótimo RPG tático para o PSP. O jogo mistura a história da heroína francesa Joana D’Arc, que ajudou o país a se livrar da ocupação inglesa no século XV, com criaturas fantásticas, elementos e tudo mais do que o gênero de RPG tático propicia. Quem gosta de jogos como Final Fantasy Tactics ou Tactics Ogre e ainda não jogou esse, deve aproveitar a oportunidade.

GTA: Vice City Stories

Os 50 melhores jogos de PSP

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: Rockstar Games
  • Ano de Lançamento: 2006

GTA: Vice City Stories foi originalmente lançado no PSP e serve como um prequel do Vice City que havia sido lançado anteriormente no PS2. O jogo conta a história de Vic Vance, que tenta construir o império do crime dele na cidade e deve enfrentar outras facções. O jogo é bem legal e a prova de que o PSP consegue entregar sandboxes de qualidade, ainda que a falta de um segundo analógico atrapalhe um pouco na jogabilidade.

Half Minute Hero

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: Marvelous Entertainment
  • Ano de Lançamento: 2009

Half Minute Hero é um RPG muito divertido e frenético onde você tem literalmente 30 segundos para salvar o mundo da destruição total. Para isso, você deve se aliar à deusa do tempo e ir avançando pelo reino enquanto tenta repetidamente evitar que a catástrofe assole ele. Um jogo muito legal que poderia voltar pro Switch, por exemplo, pois ele brilha em plataformas portáteis.

LocoRoco

Os 50 melhores jogos de PSP

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: Sony
  • Ano de Lançamento: 2006

LocoRoco é um jogo extremamente divertido onde você deve rotacionar o cenário para fazer os LocoRoco, aquele monte de bolotinhas gelatinosas do jogo, avançarem pelos níveis. O jogo é simples, elegante, conta com uma trilha sonora muito gostosa e é mais um daqueles jogos que funcionam muito bem num portátil.

Patapon 3

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: Pyramid
  • Ano de Lançamento: 2011

A série Pataton é extremamente divertida, e Patapon 3 é o melhor capítulo dela. O jogo rítmico coloca você no papel de uma espécie de Deus que deve guiar a tribo dos Patapons enquanto eles avançam pelo cenário, caçam, enfrentam outras tribos e prosperam. Para isso, você deve usar os botões do PSP no ritmo em que a música deve ser tocada. Nem sempre funciona pra mim porque eu sou um descoordenado, mas quando funciona, é muito legal.

Burnout Legends

Os 50 melhores jogos de PSP

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: Electronic Arts
  • Ano de Lançamento: 2005

Burnout Legends é bem similar a Burnout 3, ou seja, você tem um mapa aberto para explorar, corridas para correr, desafios para cumprir e muito mais. O estilo de Burnout é extremamente divertido, e a ideia de pegar o PSP, jogar umas duas ou três corridas num curto intervalo e poder voltar pro jogo a qualquer momento é algo que era extremamente interessante na época.

Tekken 5: Dark Resurrection

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: Bandai Namco
  • Ano de Lançamento: 2006

Tekken 5 fez as melhorias que a franquia precisava, sendo mais rápido, trazendo mudanças no terreno e também um amplo leque de personagens diferentes entre si. Combinando isso aos belos gráficos que a franquia sempre apresentou, o jogo é facilmente um dos melhores jogos de luta do PSP, que não perde em nada em relação às versões lançadas para os consoles maiores.

Tactics Ogre: Let Us Cling Together

Os 50 melhores jogos de PSP

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: Square Enix
  • Ano de Lançamento: 2010

A Square Enix acertou em cheio em fazer um remake de Tactics Ogre: Let Us Cling Together no PSP. O jogo original, por melhor que fosse, tinha uma série de sistemas pouco acessíveis e que tinham envelhecido bem mal pela falta de memória do SNES, console para o qual ele foi lançado inicialmente.

No remake, temos uma nova tradução do jogo, sistemas refeitos e uma trilha sonora rearranjada, além de gráficos melhorados e diversas adições de qualidade de vida, como poder voltar a história para o ponto onde ela te dava a opção de seguir por um dos caminhos para que você consiga obter todos os finais possíveis.

PUBLICIDADE

No fim, essa versão de Tactics Ogre é a definitiva, e se você procura por um RPG tático maduro que aborda temas como política, religião e até mesmo perseguição e genocídio de etnias, esse jogo é para você.

Lumines

  • Desenvolvedora: Q Entertainment
  • Ano de Lançamento: 2004
PUBLICIDADE

Lumines é aquele tipo de Puzzle que é extremamente viciante, onde você tem que combinar blocos aliado a uma música e visuais psicodélicos e que vão liberando imagens de fundo cada vez mais legais. O jogo foi portado pra diversas plataformas posteriormente, provando que ele é um dos melhores jogos de PSP com toda certeza.

Disgaea: Afternoon of Darkness

Os 50 melhores jogos de PSP

  • Desenvolvedora: NIS
  • Ano de Lançamento: 2006
PUBLICIDADE

Final Fantasy Tactics é um dos meus jogos favoritos da vida, e Disgaea: Hour of Darkness foi lançado no PS2 para carregar a tocha dos jogos de RPG tático. Trazendo um sistema de combate divertido, belos gráficos e muito humor, você controla Laharl, o herdeiro do mundo dos demônios, que deve lutar pare reclamar seu lugar de direito, já que ele havia pego no sono por dois anos e o pai dele morreu nesse meio tempo.

Na versão de PSP, o jogo conta com gráficos em 16:9, um modo onde você controla Etna como personagem principal do jogo, contando uma história alternativa do game onde ela acaba matando Larahl no começo do game ao invés de acordá-lo e agora deve batalhar para tornar-se a senhora do submundo. Pra completar, o jogo ainda conta com alguns chefes novos.

Ratchet & Clank: Size Matters

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: High Impact Games
  • Ano de Lançamento: 2007

Ratchet & Clank: Size Matters é uma ótima aventura portátil da dupla composta pelo lombax e pelo androide. No jogo, os dois interrompem suas férias para salvar uma jovem que foi sequestrada pelos Technomites. No geral, o jogo não faz muito pra mexer na fórmula de sucesso do jogo, contando com boas fases que são mais curtas, pra entrar na ideia do jogo portátil, bom tiroteio e armas.

X-Men Legends II: Rise of Apocalypse

Os 50 melhores jogos de PSP

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: Activision
  • Ano de Lançamento: 2005

X Men II Legends: Rise of Apocalypse é um divertido RPG de ação onde você controla tanto os X-Men quanto a Irmandade e deve derrotar o Apocalipse, um dos vilões mais icônicos da Marvel.

O jogo é maior e melhor que o seu antecessor em tudo, e apesar de eu ter jogado ele no PC e não no PSP na época, lembro de ser um jogo que absorveu por semanas e mais semanas.

PUBLICIDADE

LEGO Star Wars II: The Original Trilogy

LEGO Star Wars 2 cheats

  • Desenvolvedora: Amaze Entertainment
  • Ano de Lançamento: 2006

LEGO Star Wars II: The Original Trilogy entra na nossa lista de melhores jogos do PSP como o exemplo dos milhares de jogos de LEGO que tem por aí. A ideia do jogo é basicamente o que o título sugere, recriar a trilogia original de Star Wars usando o mundo de LEGO como base para os gráficos tridimensionais do jogo. O jogo aproveita-se do visual lúdico pra dar uma mexida nas cenas dos filmes, adicionando uma camada de humor mais infantil à série de filmes de George Lucas, e o resultado fica bem legal.

PUBLICIDADE

Kingdom Hearts: Birth by Sleep

Os 50 melhores jogos de PSP

  • Desenvolvedora: Square Enix
  • Ano de Lançamento: 2010

Kingdom Hearts: Birth by Sleep pega a fórmula da franquia no PS2 e traz ao PSP, contando uma história que se passa 10 anos antes dos eventos do primeiro Kingdom Hearts, trazendo Terra, Aqua e Ventus como protagonistas do game. O jogo ainda conta com um novo sistema de combate, e é considerado por muitos fãs como um dos melhores capítulos da série, e certamente um dos melhores jogos de PSP.

PUBLICIDADE

Dissidia 012 Final Fantasy

  • Desenvolvedora: Square Enix
  • Ano de Lançamento: 2011

Dissidia Final 012 Final Fantasy é uma versão atualizada de Dissidia, aquele jogo de pancadaria envolvendo heróis e vilões da série Final Fantasy. No jogo, nós temos a luta do Chaos e do Cosmo se enfrentando em combates de 1 contra 1, num mapa tridimensional com controles que mais ou menos funcionam e grandes movimentos e magias, como em todo Final Fantasy. Esse é aquele tipo de jogo que é bom pra quem é fã da franquia, mas quem não é não vai encontrar muita coisa pra se apaixonar por aqui. Ainda assim, vale entrar na lista de melhores jogos do PSP.

PUBLICIDADE

Valkyrie Profile Lenneth

  • Desenvolvedora: Tri-Ace
  • Ano de Lançamento: 2006

Valkyrie Profile Lenneth é um port do Valkyrie Profile original lançado para o PlayStation. Apesar de quase 7 anos entre os dois lançamentos, o jogo não traz nenhuma grande novidade, mas continua sendo um ótimo título. Neste RPG de ação, você controla, Lenneth, uma valquíria que deve escolher guerreiros que morreram em combate para preparar-se para o Ragnarok.

PUBLICIDADE

Outrun 2006

  • Desenvolvedora: SEGA
  • Ano de Lançamento: 2006

O foi lançado originalmente no fliperama e depois acabou ganhando uma versão pro PS2 e posteriormente para o PSP. Outrun é um daqueles jogos onde você tem que correr feito um maluco, derrapar nas curvas numa mecânica de drift extremamente satisfatória e mais um monte de desafios originais da versão de PS2.

PUBLICIDADE

Monster Hunter Freedom Unite

  • Desenvolvedora: Capcom
  • Ano de Lançamento: 2007

Monster Hunter foi um dos principais responsáveis pelo sucesso do PSP no Japão, e Monster Hunter Freedom Unite é a versão definitiva de Monster Hunter Freedom 2. Pra quem nunca jogou um Monster Hunter na vida, a ideia do jogo é explorar mapas grandes enfrentando inimigos e caçando monstros em específicos que vão te entregar recompensas que podem ser usadas para obter armas e equipamentos melhores e assim caçar novos monstros. A ideia está longe de ser original, mas o loop de gameplay do jogo é tão bom e tão viciante que hoje em dia Monster Hunter é uma das mais bem sucedidas franquias da Capcom, e a possibilidade de jogar o jogo em qualquer lugar e com outras pessoas certamente ajudou imensamente ela nesse sucesso. Em suma, um jogasso.

PUBLICIDADE

The Warriors

  • Desenvolvedora: Rockstar Games
  • Ano de Lançamento: 2008

The Warriors é um daqueles jogos que a gente não dá nada quando vê pela primeira vez, mas que valem cada minuto de jogatina. Inspirado no filme de mesmo nome dos anos 80, a Rockstar entregou um jogo de ação que conta não só o que acontece antes dos eventos do filme, mas recriando a história do mesmo e expandindo a mesma.

PUBLICIDADE

Para quem tem saudades dos jogos de beat them up como Final Fight e Streets of Rage, The Warriors é um prato cheio.

Marvel Ultimate Alliance

  • Desenvolvedora: Activision
  • Ano de Lançamento: 2006
PUBLICIDADE

Apesar de ser anterior ao universo cinematográfico da Marvel, Marvel Ultimate Alliance é o tipo de jogo que vai agradar todo fã do MCU. O jogo de ação e RPG coloca os diversos heróis da Marvel, incluindo aí X-Men, Homem Aranha, Vingadores, Quarteto Fantástico e assim por diante, contra o Doutor Destino e os Mestres do Mal. Um verdadeiro jogasso.

Street Fighter Alpha 3 MAX

  • Desenvolvedora: Capcom
  • Ano de Lançamento: 2006
PUBLICIDADE

Street Fighter Alpha 3 é um dos melhores jogos de luta de todos os tempos, e Alpha 3 Max é a versão definitiva dele. Contando com todos os personagens disponíveis no fliperama e nas versões caseiras, o jogo ainda ganhou 5 personagens novos, sendo 4 da versão de GBA e a Ingrid. O resultado disso é um ótimo jogo de pancadaria, ainda que o PSP não seja lá a plataforma mais ergonômica para jogos do tipo.

Castlevania: The Dracula X Chronicles

  • Desenvolvedora: Konami
  • Ano de Lançamento: 2007
PUBLICIDADE

Todo portátil precisa de um Castlevania, e o de PSP não deixa a desejar. Castlevania: The Dracula X Chronicles traz não só o remake do jogo Castlevania Rondo of Blood, que até então estava confinado no PC Engine e que é um prequel de Symphony of the Night, mas também conta com um port do Rondo of Blood original e com Symphony of the Night original que são desbloqueados quando você termina o remake. Uma ótima coletânea com ótimos jogos.

SoulCalibur: Broken Destiny

  • Desenvolvedora: Bandai Namco
  • Ano de Lançamento: 2009
PUBLICIDADE

SoulCalibur: Broken Destiny é mais ou menos a versão de SoulCalibur VI do PSP. O jogo ainda conta com ninguém menos que Kratos como convidado especial, além de Dampirre, um novo personagem original dessa versão. No mais, SoulCalibur: Broken Destiny traz a jogabilidade que sempre marcou SoulCalibur, belos gráficos e bastante conteúdo para agradar os fãs.

Lunar: Silver Star Harmony

  • Desenvolvedora: Game Arts
  • Ano de Lançamento: 2009
PUBLICIDADE

Lunar: Silver Star Harmony é uma nova versão do jogo de 1992 Lunar: The Silver Star Story, trazendo a mesma ótima história com novos gráficos, trilha sonora refeita e um pequeno prólogo, além de uma mudança importante na batalha final do jogo.

Eu já falei de Lunar na nossa lista dos melhores jogos de GBA, e tudo o que eu disse lá vale para essa versão do jogo, ou seja, ele é bem divertido, e se você procura um RPG clássico para jogar, esse aqui é um ótimo candidato pra nossa lista de melhores jogos do PSP.

Def Jam: Fight for NY: The Takeover

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: Electronic Arts
  • Ano de Lançamento: 2006

Quem jogou videogame nos anos 2000 certamente jogou algum jogo da série Def Jam, e Def Jam: Fight for NY: The Takeover traz toda a pancadaria que todo mundo se apaixonou para o mundo portátil. Sendo um port de Def Jam: Fight for NY para o PSP, o jogo conta com 68 personagens, todos os mapas além de 4 novos e ainda novos movimentos. Quem jogou no PS2, Game Cube e Xbox certamente vai adorar jogar no PSP.

Killzone: Liberation

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: Guerrilla Games
  • Ano de Lançamento: 2006

Killzone: Liberation não é exatamente o jogo que os fãs da franquia Killzone estão acostumados. O jogo funciona em terceira pessoa com o esquema de câmera isométrico, e é focado mais no Stealth do que no tiroteio. Se passando 8 semanas após o primeiro jogo de PS3, você controla Jan Templar e tem como objetivo resgatar reféns que foram capturados pelo General Armin Metrac.

Every Extend Extra

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: Q Entertainment
  • Ano de Lançamento: 2004

Every Extend Extra é mais um daqueles jogos simples com música diferente que ou você vai amar e ficar completamente viciado ou não vai dar tanta bola assim. A ideia do jogo é você controlar uma nave que deve ser explodida no momento certo para eliminar o máximo de inimigos que você conseguir. Mais um jogo simples, inteligente e com belos gráficos.

Ys Seven

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: Nihon Falcom
  • Ano de Lançamento: 2009

Ys Seven é  um Action RPG com vários personagens jogáveis, com características e habilidades únicas. A história do jogo me cativou do início ao fim, mesmo sendo uma trama um tanto simplista.

Nesse jogo, Adol e Dogi chegam ao reino de Altago procurando por novas aventuras, mas acabam sendo presos pelos guardas locais. Depois disso, eles recebem uma missão do Rei para investigar tremores estranhos e descobrem que 5 dragões estão despertando. Agora, eles devem impedir que essa catástrofe destrua o este reino.

PUBLICIDADE

Os gráficos, para a época do PSP, são excelentes, e a fluidez do combate é um dos pontos altos, resultando assim em mais um ótimo jogo de PSP.

Mega Man Powered Up

  • Desenvolvedora: Capcom
  • Ano de Lançamento: 2006
PUBLICIDADE

Mega Man Powered Up é um remake do primeiro Mega Man lançado originalmente pro NES no longínquo ano de 1987 (ano que eu nasci, por sinal) mas com gráficos poligonais em estilo chibi fofinho da Capcom. Se você for fã do robozinho azul, esse jogo certamente vai te agradar bastante.

Power Stone Collection

  • Desenvolvedora: Capcom
  • Ano de Lançamento: 2006
PUBLICIDADE

Power Stone era um dos jogos mais interessantes do Dreamcast. Um dos primeiros jogos de luta 3d onde você podia mover-se livremente pelo cenário e usar os itens espalhados por ele para derrotar o seu adversário. Na versão de PSP, temos os dois lançamentos portados para o console da Sony. Curiosamente, essa foi a última vez que a Capcom lançou esse jogo para qualquer plataforma.

GTA Chinatown Wars

  • Desenvolvedora: Rockstar Games
  • Ano de Lançamento: 2009
PUBLICIDADE

GTA Chinatown Wars conta com todo o template dos GTA dessa época mas desta vez contando uma história com gangues chinesas. Diferente de Vice City Stories, o jogo funciona com uma perspectiva de cima para baixo, como em GTA 1 e 2, afinal de contas, esse jogo também foi lançado para o Nintendo DS e o portátil da Nintendo não conseguiria rodar o jogo em terceira pessoa como nos acostumamos nas versões dessa época.

Um capítulo bem curioso e interessante da franquia GTA, que certamente merece entrar pra nossa lista de melhores jogos de PSP.

The King Of Fighters Collection The Orochi Saga

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: SNK
  • Ano de Lançamento: 2008

The King Of Fighters Collection The Orochi Saga traz todos os King of Fighters de 94 a 98 sem grandes adições. Como nesse pacote nós temos alguns dos melhores jogos de luta de todos os tempos, não tem como ele ficar fora da nossa lista de melhores jogos do PSP, ainda que ele em si não seja lá um grande portátil para jogos de luta, não é mesmo?

N+

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: Slick Entertainment
  • Ano de Lançamento: 2008

N+ é uma versão melhorada do viciante N, que foi lançado anteriormente como um daqueles joguinhos em flash que dava pra jogar no navegador. No jogo, você controla um ninja que pode pular, desviar e subir paredes enquanto navega os mapas tentando encontrar a saída deles. Um jogo bem divertido.

Puzzle Quest

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: Infinite Interactive
  • Ano de Lançamento: 2007

Responsa rápido, o que acontece quando misturamos aqueles puzzles de match 3 tipo Candy Crush e RPG? Puzzle Quest é a resposta. A ideia do jogo é ir jogando o match 3 e seu personagem executando os ataques dependendo dos blocos que você elimina, um conceito bem divertido e que certamente poderia ser melhor aproveitado em algum jogo hoje em dia.

Syphon Filter: Dark Mirror

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: Bend Studio
  • Ano de Lançamento: 2006

Syphon Filter é uma franquia que a Sony poderia trazer de volta no PS5, e enquanto isso não acontece, Dark Mirror é um jogo que pode ser jogado para preencher esse vazio. O jogo traz Gabe Logan avançando por bases inimigas e trocando tiros com os inimigos. A forma como a Bend Studio conseguiu fazer o game se adaptar à falta do segundo analógico no PSP ficou bem interessante, e o jogo até que envelheceu bem mesmo pros dias de hoje.

Wipeout Pure

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: Studio Liverpool
  • Ano de Lançamento: 2005

Wipeout Pure é um jogasso de corrida onde você controla naves em altas velocidades com belos gráficos, pistas cheias de adrenalina e uma boa trilha sonora. Não tem muito o que falar além disso, é aquele tipo de jogo que você bota pra rodar, deixa a adrenalina ir lá em cima e se diverte horrores.

Mega Man Maverick Hunter X

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: Capcom
  • Ano de Lançamento: 2005

Mega Man X é um dos melhores jogos de todos os tempos do robozinho azul da Capcom, e Maverick Hunter X é um remake poligonal dele. Apenas os gráficos e o som mudam, no mais, o jogo é exatamente o mesmo do SNES, o que é ótimo, afinal de contas, ele já era muito bom na época, e aqui temos uma versão bem interessante dele, ainda que eu prefira os gráficos originais por purismo mesmo.

Silent Hill: Origins

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: Square Enix
  • Ano de Lançamento: 2007

Silent Hill: Origins pode não ser o melhor capítulo da franquia de terror da Konami, mas ainda assim merece uma menção na nossa lista de melhores jogos do PSP. Nele, você controla o caminhoneiro Travis Grady, que procura uma garota a qual ele havia salvo anteriormente nas ruas enevoadas e perigosas de Silent Hill. O jogo não adiciona muita coisa pra fórmula, mas é um bom capítulo para jogar no portátil da Sony.

Metal Slug Anthology

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: SNK
  • Ano de Lançamento: 2007

Metal Slug é aquele tipo de jogo que todo mundo já perdeu tardes e tardes jogando, e Metal Slug Anthology é uma ótima forma de revisitar a franquia. O jogo conta com os Metal Slug de 1 a 6 e ainda com Metal Slug X, ou seja, tem horas e mais horas de diversão dentro do jogo.

Velocity

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: FuturLab
  • Ano de Lançamento: 2012

Velocity é o nosso exemplar de jogo de navinha onde você tem que atirar em tudo o que entra na tela e tenta sobreviver a uma chuva de tiros que voam na sua direção. O jogo conta com uma jogabilidade bem divertida, bonitos gráficos e uma boa trilha sonora. Futuramente, o jogo acabou ganhando uma versão de PS Vita, então se você tiver o portátil mais recente da Sony, é melhor procurar por essa versão.

Ridge Racer

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: Bandai Namco
  • Ano de Lançamento: 2004

O PSP foi um verdadeiro titã dos jogos de corrida, e Ridge Racer certamente é um deles. O jogo conta com 24 pistas, entre clássicas e originais, a jogabilidade maravilhosa que a franquia sempre ofereceu, belos gráficos e uma boa trilha sonora. O jogo ainda conta com modos para até 8 jogadores simultâneos via Wifi, sendo uma ótima forma de reunir os amigos.

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.