Games

Os 50 melhores jogos de PS3

O PS3 pode ter tido um começo difícil, mas se recuperou muito bem durante a geração dele, e fazer uma lista com os melhores jogos do console certamente é um grande desafio.

No post de hoje, trazemos 50 títulos que achamos que todo mundo que já teve um PS3 ou ainda tem deveria ter jogado ou ainda deve jogar.

Os 50 melhores jogos de PS3

The Last of Us

  • Publisher: Sony/Naughty Dog
  • Lançamento: 2013

The Last of Us provavelmente é o melhor jogo exclusivo da geração do PS3, e não seria uma maluquice completa dizer que ele é o melhor jogo da geração inteira também.

Combinando gráficos incríveis a uma história com personagens carismáticos e extremamente realistas, além de cenas de tirar o fôlego, o jogo simplesmente é o pacote completo em termos de narrativa e gameplay. Além do jogo em si, ele ainda contava na época com um modo multiplayer extremamente divertido, e que muita gente ainda hoje deseja que o tal modo multiplayer de The Last of Us Parte 2 faça jus, se um dia ele for lançado.

Enfim, poucos jogos estão perto da perfeição, e The Last of Us é um deles ainda hoje.

Gran Turismo 6

  • Publisher: Polyphony
  • Lançamento: 2013

É verdade que Gran Turismo viveu o seu auge no PS2, mas Gran Turismo 6 ainda é um bom capítulo da série. Combinando a precisão técnica dos carros aos belos visuais de sempre, o jogo é ainda mais interessante para nós brasileiros, afinal de contas, essa edição é uma grande homenagem a Ayrton Senna, um dos maiores pilotos de todos os tempos e herói do Brasil no começo dos anos 90.

Uncharted 2

  • Publisher: Sony/Naughty Dog
  • Lançamento: 2009

A série Uncharted começou com um jogo com boas ideias, mas que pecava pela repetição em excesso e pelo desafio que simplesmente aumentava o número de inimigos conforme o jogo avançava. Felizmente, Uncharted 2 corrigiu todos os problemas do game inicial, trazendo variação no combate, ótimas partes de plataforma, uma história engajante e cenas de tirar o fôlego.

Pra muitos fãs da série, Uncharted 2 ainda é o melhor jogo da franquia, e mesmo que ele não seja, ele ainda assim é praticamente uma unanimidade.

Uncharted 3

  • Publisher: Sony/Naughty Dog
  • Lançamento: 2011

Depois de lançar um jogo quase perfeito em Uncharted 2, a Naughty Dog não conseguiu recriar exatamente a magia em Uncharted 3, já que o jogo alterna ótimos momentos a momentos não tão bons assim, mas de qualquer maneira, é inegável que ele é um jogo muito bom ainda assim.

Trazendo a história da “morte” de Nathan Drake, você vai novamente explorar tumbas, resolver puzzles e matar hordas e hordas de inimigos enquanto Nathan Drake faz as piadas que só ele consegue, ou seja, o suficiente para o jogo entrar na lista dos melhores jogos de PS3.

Tokyo Jungle

  • Publisher: Sony
  • Lançamento: 2012

Tokyo Jungle é um dos jogos mais malucos e divertidos que você só pode jogar no PS3. No jogo, você controla um cachorro que deve explorar a cidade de Tokyo após os humanos desaparecerem dela. Agora, você deve sobreviver, encontrar comida, derrotar outros animais menores e maiores que você, ficar mais forte e assim por diante.

Um jogo que parece bem tosco se você olhar de fora, mas que se você começar a jogar, você certamente não vai querer deixar de lado tão cedo.

Infamous 2

  • Publisher: Sony/Sucker Punch
  • Lançamento: 2011

Jogos de Super Herói sempre fizeram bastante sucesso entre o público, e Infamous 2, segundo game da franquia de heróis da Sony, é um bom jogo que tá caindo de maduro pra ser remasterizado já faz um bom tempo.

O jogo se passa após os eventos do primeiro jogo, e agora Cole deve impedir que o Dr. Sebastian Wolfe crie ainda mais pessoas com poderes para dominar a sociedade. Combinando um gameplay divertido ao já conhecido sistema de moral que foi apresentado no primeiro jogo da série.

Killzone 3

  • Publisher: Sony/Guerrilla Games
  • Lançamento: 2012

Killzone era um jogo bem ok quando foi lançado junto com o PS3, e sua sequência melhorava o jogo em alguns aspectos, mas ainda faltava algo pra chegar lá. Depois dos dois jogos, veio Killzone 3 que é facilmente o melhor dos três.

Apesar do jogo não ter nenhuma grande inovação e também não ter lá uma grande história, o jogo é simplesmente um daqueles ótimos jogos de botar pra rodar, atirar em tudo o que aparece na tela e esvaziar um pouco a cabeça no final de um dia estressante. A única coisa que joga contra o game é o controle do PS3 mesmo, que é terrível para jogos de tiro.

Journey

  • Publisher: Sony
  • Lançamento: 2012

Journey foi um dos primeiros simuladores de caminhada a ganharem uma grande atenção do público, e o jogo é simplesmente incrível. É difícil de colocar em palavras a experiência que o jogo oferece, até pra não estragar o que ele vai trazer pela frente e por ele ter menos de duas horas de jogatina.

Sendo assim, a única coisa que eu posso dizer é: dê uma oportunidade a si mesmo de jogar esse jogo e me agradeça depois.

Demon’s Souls

  • Publisher: Sony (JP), Atlus (US) e Bandai Namco (Eur)
  • Lançamento: 2012

Demon’s Souls nasceu como um projeto da Sony para fazer uma espécie de The Elder Scrolls japonês, e graças à visão de Hidetaka Miyazaki, o jogo acabou mudando completamente da sua ideia inicial, retendo apenas o mundo medieval no qual ele se passa.

Combinando um level design primoroso a uma dificuldade bem punitiva, o jogo tem basicamente todas as ideias que viriam a encantar o mundo anos depois em Dark Souls. Demorou pouco pro mundo entender a proposta do game, mas mesmo Demon’s Souls já é um jogo imperdível, tanto que acabou virando título de lançamento do PS5 11 anos após o seu lançamento.

Vanquish

  • Publisher: SEGA
  • Lançamento: 2010

Vanquish é aquele tipo de jogo que berra Platinum Games. O jogo é mais ou menos como se a gente pegasse Gears of War, botasse um turbo ultra na jogabilidade dele,  colocasse uma história completamente exagerada que só podia ter saído da Platinum Games e uma trilha sonora matadora.

O resultado é um jogo extremamente divertido e descompromissado, e que ainda hoje tem muitos fãs clamando por uma continuação, ainda que a SEGA e a Platinum provavelmente não voltem a trabalhar juntos tão cedo.

Persona 5

  • Publisher: SEGA
  • Lançamento: 2016

Persona 5 talvez seja o mais popular J-RPG da atualidade, tendo sido responsável por popularizar o gênero no ocidente de uma forma quase nunca vista antes!

Com mecânicas inovadoras e enredo cativante, Persona 5 envolve o jogador de tal forma que mesmo as batalhas repetitivas tornam-se interessantes devido à nova dinâmica de combate.

Além disso, o game oferece a melhor exploração de todos os Personagens lançados até hoje, personagens interessantes e uma enorme gama de relacionamentos que o jogador pode explorar para tornar suas interações com suas Personas ainda mais fortes!

Metal Gear Solid 4

  • Publisher: Konami
  • Ano de lançamento: 2008

Metal Gear Solid 4 é um dos poucos jogos que infelizmente estão esquecidos no PS3 e nunca mais saíram para nenhuma outra plataforma. No jogo, você controla um Solid Snake envelhecido, que parte para uma última grande missão: assassinar seu arqui-inimigo, Liquid Snake.

Combinando uma boa jogabilidade a uma daquelas histórias que só Hideo Kojima consegue entregar, o jogo é certamente um dos melhores jogos de PS3.

God of War 3

  • Publisher: Sony Santa Monica
  • Ano de Lançamento: 2010

A franquia God of War começou a dar sinais de desgaste na geração do PS3, mas God of War 3 ainda é um bom jogo dela. Conclusão da trilogia original de Kratos que depois acabou virando uma hexalogia, God of War 3 combina o grameplay tradicional e divertido da série a cenas de puro gore que vão deixar os fãs de Kratos vibrando enquanto jogam.

A única coisa que eu não gostei muito dele é que volta e meia eu acabava perdido no mapa do jogo, que não dava lá muitas direções de pra onde você tinha que ir, mas enquanto eu não estava perdido, o jogo era muito bom.

Diablo 3: Ultimate Evil Edition

  • Publisher: Blizzard
  • Ano de lançamento: 2014

Diablo 3 pode não ser o melhor capítulo da franquia, ou o jogo com o melhor lançamento da Blizzard, mas não é que ele é um ótimo jogo de console? Quando a companhia lançou o game para PS3 e PS3, eu lembro de ter achado que ele funcionava muito melhor sendo controlado no controle do que num mouse e teclado.

Com a Ultimate Evil Edition, a Blizzard trouxe não só o jogo base, mas a sua expansão e algumas adições e refinamentos de gameplay, e o resulltado é um jogo viciante que serve ainda hoje para passar horas e horas matando hordas e mais hordas de inimigos sem precisar pensar muito no que você está fazendo.

Ni no Kuni: Wrath of the White Witch

,

  • Publisher: Bandai Namco
  • Ano de lançamento: 2011

Ni no Kuni é um simpático RPG que a Bandai Namco lançou em parceira com a Level 5. No jogo, você controla um jovem que acabou caindo num mundo fantástico e que agora deve ajudá-lo a resolver seus problemas e também encontrar uma forma de voltar para a própria casa.

O jogo traz uma estrutura bem clássica de RPGs, com batalhas aleatórias, level up, reis, masmorras e assim por diante, mas a parte mais legal dele é um sistema de captura e criação de monstros que traz forte inspiração de Pokémon.

Sleeping Dogs

  • Publisher: Square Enix
  • Ano de lançamento: 2012

Bater de frente com GTA é algo que poucos jogos conseguem, e Sleeping Dogs é um jogo que eu honestamente acho que consegue fazer isso. O jogo é uma espécie de GTA de Chinatown, onde você controla um policial infiltrado que deve alternar entre a vida de policial e de membro de gangue, e conta com um ótimo sistema de combate, personagens memoráveis e uma campanha bem interessante. Jogando contra ele ficam as missões um pouco repetitivas apenas, mas ainda assim, Sleeping Dogs é um jogasso pra quem estiver procurando um sandbox de qualidade dentro do PS3.

Yakuza 5

  • Publisher: SEGA
  • Ano de lançamento: 2012

Yakuza 5 foi por um bom tempo, o último jogo da série até que a franquia começasse a ser remasterizada para as plataformas atuais.

Com jogabilidade similar aos demais títulos da série, Yakuza 5 contava com 5 mapas diferentes para serem explorados pelo jogador, além de 5 protagonistas diferentes, o que evidenciava como Yakuza estava, de fato, enredando seu enredo tramas mais complexas.

Amplamente reconhecido por trazer a cultura japonesa, Yakuza 5 é reconhecido por ter feito essa apresentação da melhor maneira possível, além de ser considerado um dos melhores jogos da série pela crítica e pelo público.

Hotline Miami

  • Publisher: Devolver Digital
  • Ano de lançamento: 2012

Hotline Miami é um jogo que pode até não impressionar se você enxergar de fora por causa dos gráficos dele, mas é um jogo extremamente divertido de se jogar. No jogo, você controla um homem que um dia recebe uma ligação misteriosa para ir até um lugar matar todas as pessoas que estão lá. Chegando nesse lugar, você tem que fazer uso de todas as armas que você encontrar ao seu dispor para tal. Acertou um golpe no seu inimigo? Finalize-o antes que ele faça isso. O jogo é frenético, conta com uma história que vai deixar você pensando nela durante e depois da jogatina e uma trilha sonora que ainda hoje é uma das melhores de todos os tempos. Facilmente um dos melhores jogos do PS3.

Call of Duty: Black Ops 2

  • Publisher: Activision
  • Ano de lançamento: 2012

Call of Duty: Black Ops 2 talvez tenha sido o auge da franquia de tiro em primeira pessoa da Activision. Trazendo uma ótima campanha, um multiplayer matador e um modo zumbis extremamente divertido, o jogo faz mudanças o suficiente no gameplay para ser único e ainda se ater o suficiente às suas raízes para não ficar descaracterizado. Um jogasso.

LittleBigPlanet 2

  • Publisher: Sony
  • Ano de Lançamento: 2012

LittleBigPlanet 2 é um daqueles jogos que quanto mais criativo você for, melhor ele fica. Além de contar com uma parte de plataforma bem divertida criada pela desenvolvedora, o jogo conta com um editor de fases que permite a você criar um jogo novo inteiro, ou jogar criações feitas por outros jogadores.

Simplesmente um jogo com potencial infinito dentro do PS3.

GTA V

GTA V – Reprodução
  • Publisher: Rockstar Games
  • Lançamento: 2013

GTA V é o maior e o melhor sandbox do mercado, simplesmente. O jogo é absurdamente grande e bem feito, e nem parece ter dado as caras no PS3 e no Xbox 360 e sim numa geração completamente nova.

No jogo, você controla Michael, Trevor e Franklyn, os dois primeiros sendo assaltantes a banco que sobreviveram a um assalto que deu errado anos antes, sendo que o primeiro acabou virando informante da polícia e depois se aposentando, e o segundo um psicopata completo que ainda hoje vive de golpes, e o terceiro um jovem gangster que quer subir na vida do crime e acaba meio que virando aprendiz de Michael.

Somado à grandeza do jogo aos excelentes personagens e temos aqui um clássico instantâneo. É impressionante como o jogo mesmo tendo sido lançado em 2013 ainda hoje figura nas listas de mais vendidos do ano, e, tudo bem, o GTA V de hoje tem muitas diferenças do que foi lançado há quase 10 anos, mas mesmo nesta versão a qual estamos falando ele ainda é um baita jogo que merece estar na lista de melhores jogos do PS3.

Red Dead Redemption

  • Publisher: Rockstar Games
  • Lançamento: 2010

Red Dead Redemption é muito mais do que um “GTA no Velho Oeste”, é um jogo que combina uma história que nos deixa marcados (e quem terminou o jogo sabe muito bem do que eu estou falando), um gameplay sólido e um mundo que não parecia ser possível ser desenvolvido até então na geração de consoles do PS3 e do PS3.

No jogo, você controla John Marston, um ex-gangster que tem seus parentes raptados por oficiais da lei e que agora deve caçar seus ex-colegas de gangue para que eles sejam libertados. Se você acha que essa tarefa vai ser fácil, prepare-se para potencialmente uma centena de horas até o final do jogo.

Portal 2

  • Publisher: Valve
  • Ano de lançamento: 2011

Portal era um jogo bem interessante que a Valve tinha lançado para PC, mas que ainda precisava de algo a mais para ser genial. Pois bem, foi exatamente isso o que a Valve conseguiu em Portal 2, um jogo extremamente divertido, que vai fazer você queimar a cabeça nos puzzles e que tem uma campanha longa o suficiente para não parecer um simples experimento, como o seu antecessor.

Um jogo que pode até não ser associado ao PS3, mas que está disponível no console e que merece entrar pra lista dos melhores jogos dele.

BioShock Infinite

  • Publisher: 2K Games
  • Lançamento: 2013

BioShock Infinite é um jogo que impressiona ainda hoje tanto pelos visuais quanto pela história. No jogo, você controla Booker DeWitt, um homem que tem uma dívida e que agora deve ir até a cidade alada de Rapture para resgatar uma garota e assim limpar as dívidas do nome dele.

Conforme você avança no jogo, você descobre mais sobre as contradições de Columbia, presencia uma guerra de facções e aprende mais tanto sobre o passado de Booker quanto de Elizabeth, a garota que você devia resgatar e conduzir para fora de Columbia.

Combinando essa incrível história com um gameplay sólido e alguns momentos de enredo que pegam a gente completamente de surpresa, BioShock Infinite é um jogo obrigatório para todo dono de PS3.

XCOM: Enemy Unknown e Within

  • Publisher: 2K Games
  • Lançamento: 2012

XCOM era uma franquia clássica de estratégia dos computadores nos anos 90, e o reboot do jogo conseguiu conservar a essência do clássico e construir em cima dela, entregando um jogo extremamente divertido e viciante.

No jogo, você é o comandante de um esquadrão paramilitar que defende o globo de uma invasão alienígena, e para conseguir isso, você deve enfrentar os inimigos num combate que mistura os RPGs de Estratégia e jogos de tiro com mecânicas de cobertura. Fora das batalhas, você deve administrar seus escassos recursos, pesquisar a tecnologia alienígena para igualar o seu poder de fogo ao dos inimigos e evitar que os seus países aliados entrem em pânico e parem de apoiar a iniciativa XCOM.

Um jogo impiedoso que vai te mostrar que 95 ou 99% de chance de acerto não significa um acerto garantido.

Mass Effect 3

  • Publisher: Electronic Arts
  • Lançamento: 2012

Mass Effect 3 traz a derradeira conclusão da saga do Comandante Sheppard na sua batalha contra os Reapers – ou pelo menos era o que pensávamos até o anúncio de Mass Effect 4.

Mais uma vez vimos grandes mudanças em relação ao jogo anterior, com melhorias em mecânicas de combate e movimentação.

Inicialmente o game foi muito mal recebido pelos fãs, já que o final foi contado muito “de qualquer jeito”. O final real do game foi oferecido inicialmente via DLC, o que irritou ainda mais a fúria dos fãs até mais tarde ser oferecido quase de graça.

Os DLC’s também são uma obra-prima a parte, principalmente o conteúdo relacionado à DLC ‘Citadel’.

Mass Effect envelheceu muito bem, mesmo antes do lançamento de Mass Effect: Legendary Edition.

The Elder Scrolls V: Skyrim

  • Publisher: Bethesda
  • Lançamento: 2011

Skyrim é um jogo que praticamente todo mundo já ouviu falar, e a trajetória lendária dele começou no na geração do PS3. O jogo combina uma excelente história a um sistema massivo de sidequests que às vezes funcionam até mesmo melhor do que a história principal do jogo.

Soma-se a isso três boas DLCs e você tem centenas de horas de conteúdo para jogar ainda hoje. Tudo bem que os gráficos envelheceram um pouco, as telas de carregamento são longas e a qualidade de vida do game não é das melhores, e que o game já foi relançado e melhorado um milhão de vezes, mas se você só tem acesso a essa versão, pode ter certeza que você vai se divertir bastante com ela.

Batman Arkham Asylum

  • Publisher: Warner Bros.
  • Lançamento: 2009

Batman Arkham Asylum pode até não ser o melhor jogo da franquia em termos de gameplay por entregar alguns chefes repetitivos, mas o jogo desenvolvido pela Rocksteady consegue fazer algo que até então nunca ninguém tinha feito num jogo: fazer você se sentir o verdadeiro homem morcego.

Alternando o gameplay entre a porradaria e os momentos de detetive, o jogo capta muito bem a essência do Batman, e faz você enfrentar vilões memoráveis como o Coringa, o Charada e Bane. Um jogo imperdível, assim como sua continuação.

Braid

  • Publisher: Jonathan Blow
  • Lançamento: 2008

Braid é um dos primeiros jogos indie a fazer sucesso na sétima geração de consoles, e pode até parecer um jogo de plataforma simples à princípio, mas conforme você avança e domina as mecânicas de rebobinar o tempo, ele vai ficando cada vez melhor.

Não dá pra falar muito mais sobre o jogo pra não estragar a experiência dele, só dá pra dizer que se você está procurando um jogo menor pra jogar, Braid é uma das melhores opções do PS3.

Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction

  • Publisher: Sony/Insomniac
  • Lançamento: 2007

Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction é um bom jogo para preencher uma lacuna que acaba sendo relativamente rasa na geração do PS3, os jogos que alternam entre tiro e plataforma. Combinando belos gráficos a um gameplay preciso, Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction tem exatamente o que você procura caso esteja atrás de um título do tipo.

Ultra Street Fighter IV

  • Publisher: Capcom
  • Lançamento: 2008

Não tem como fazer uma lista de melhores jogos de qualquer console sem colocar um Street Fighter nele, e Ultra Street Fighter IV é um excelente jogo para se incluir na lista de melhores jogos do PS3.

Resultado de anos de aperfeiçoamento e algumas atualizações meio caras de pau da Capcom, o jogo é extremamente divertido, cheio de personagens e ainda hoje funciona facilmente como uma alternativa para quem não tem um PS4, afinal de contas, Street Figher V é exclusivo do console da Sony.

Fallout 3

  • Publisher: Bethesda
  • Lançamento: 2008

Fallout foi imensamente popular nos anos 90, mas foi só com Fallout 3 que a série entrou de vez no gosto de todo mundo.

Pela primeira vez, Fallout apresentava uma experiência em primeira pessoa, dando a impressão de que todo o contexto de aventura pelas terras devastadas pela radiação tinham se tornado ainda mais imersivo.

Pontos como enredo, desenvolvimento de personagem e quests secundárias foram amplamente elogiados pela crítica e pelo público. Porém, apesar disso, Fallout 3 não envelheceu tão bem já que as mecânicas de combate – principalmente envolvendo armas de fogo, não funcionam da mesma forma que em outros FPS do mercado.

The Walking Dead: A Telltale Games Series

  • Publisher: Telltale
  • Lançamento: 2012

A Telltale já foi considerada uma das empresas mais respeitadas do mundo dos games graças às suas narrativas de qualidade, e The Walking Dead: A Telltale Game Series foi o jogo que colocou a companhia no mapa.

No jogo de point and click, você controla Lee, um homem que estava para ser preso quando ao apocalipse zumbi que todo mundo conhece graças à série de TV de The Walking Dead começou. Agora, ele deve lutar pela própria vida e também para proteger Clementine, uma jovem garota que ele acaba salvando logo no início da aventura dele e com a qual ele desenvolve uma relação de paternidade.

Um jogo que vai colocar você diante de escolhas difíceis e te ensinar que você não pode salvar todo mundo, e às vezes, você não consegue salvar nem a si mesmo.

Dark Souls

  • Publisher: Bandai Namco
  • Lançamento: 2011

Dark Souls é provavelmente o jogo mais influente da última década. O jogo da From Software combina um gameplay desafiador que vai te tirar da zona de conforto, mas que também vai te fazer aprender a usar a cabeça para vencer os desafios, a um level design genial e uma história minimalista, contada nas nuances do jogo.

Esse é um jogo que pode afastar muita gente por medo da dificuldade, mas que se você dá o tempo necessário para dominá-lo, você com certeza vai ter uma das melhores experiências que você já teve jogando um jogo. Dark Souls é incrível, e presença indispensável na lista dos melhores jogos do PS3.

Far Cry 3

  • Publisher: Ubisoft
  • Lançamento: 2012

“Você conhece a definição de loucura?”. A franquia Far Cry sempre teve uma base fiel de fãs mas em seus dois capítulos anteriores ela nunca chegou perto de estourar como em Far Cry 3. Combinando um dos melhores vilões de todos os tempos em Vass com um gameplay divertido e belos gráficos pra época, Far Cry 3 ainda hoje é tido como o melhor jogo da franquia, e a Ubisoft segue tentando recapturar essa magia repetindo a mesma fórmula já faz quase 10 anos sem ter chegado perto ao nível do terceiro capítulo da série. Far Cry 3 é um jogo obrigatório para donos de PS3.

Assassin’s Creed II

  • Publisher: Ubisoft
  • Lançamento: 2009

Assassin’s Creed II é o jogo que realmente mostrou todo o potencial que a franquia tinha, após um jogo inicial que pecava por ser extremamente repetitivo e maçante.

Além de apresentar o personagem mais carismático da franquia até aqui, Ezio Auditore, o jogo conta com uma série de qualidades, como uma excelente história, missões variadas, o encontro de personagens históricos interessantes como Leonardo DaVinci e até mesmo algumas maluquices como aquela missão onde você usa a máquina voadora do inventor que acabou nunca sendo testada no mundo real.

Um clássico que ainda hoje merece ser jogado.

Assassin’s Creed IV: Black Flag

  • Publisher: Activision
  • Lançamento: 2013

Assassin’s Creed IV: Black Flag talvez seja o melhor Assassin’s Creed, principalmente pela grande novidade que ele praticamente reintroduziu na franquia: o combate naval (faz de conta que o do 3 não existiu, eu tenho trauma dele até hoje). É extremamente divertido pegar o barco e sair por aí combatendo inimigos, caçando baleias e assim por diante. Além disso, o jogo conta com uma excelente história e um protagonista muito carismático, ou seja, tudo o que ficou faltando em Assassin’s Creed III.

O único defeito que eu achei que esse jogo tem é que a parte de assassino mesmo acaba sendo basicamente a mesma missão sempre, ou seja, algo mais ou menos assim: siga o alvo escondido pelos matos e casebres, afinal de contas, o parkour acaba sendo prejudicado já que você só anda por vilas caribenhas, e não ouse ser descoberto, senão você tem que começar a missão novamente.

Ainda assim, grande jogo e extremamente divertido.

Dead Space

  • Publisher: Electronic Arts
  • Lançamento: 2008

Dead Space é um dos jogos mais assustadores que eu já joguei, e é exatamente o tipo de jogo de terror que eu gosto de jogar. Diferente daqueles jogos onde você não pode se defender e só pode correr, aqui você tem essa possibilidade, mas eu não sei vocês, mas quando joguei, eu errava muito mais tiros do que costumava simplesmente por estar apavorado de medo do que estava acontecendo na tela.

No jogo, você controla Isaac Clarke, um engenheiro que é enviado até uma estação de mineração espacial onde algum incidente aconteceu. Lá, você descobre que boa parte da tripulação foi morta por monstros implacáveis, e agora deve descobrir uma forma de fugir deste local e também de resgatar Nicole, a noiva de Isaac. Um jogo imperdível para fãs de Survival Horror.

Dead Space 2

  • Publisher: Activision
  • Lançamento: 2011

Dead Space 2 é simplesmente maior e melhor que Dead Space original em praticamente todos os pontos. O jogo consegue melhorar um jogo já praticamente perfeito e alterna muito bem os momentos do mais puro terror e da ação, sendo indispensável para a nossa lista dos melhores jogos de PS3.

Se passando um ano após os eventos do Dead Space original, Isaac agora é caçado por um culto estranho e deve mais uma vez enfrentar não só os Necromorfos, mas também os próprios traumas de Isaac. Um jogasso.

Borderlands 2

  • Publisher: 2K Games
  • Lançamento: 2012

Borderlands 2 combina um ótimo jogo de tiro em primeira pessoa que fica melhor ainda jogando com amigos a uma história completamente desmiolada e bem humorada. Esse ainda é o melhor título da franquia e jogo que pegou todo o potencial do Borderlands original e mostrou como entregar um dos melhores jogos de tiro da geração.

Além do jogo base, ele ainda conta com diversas expansões, personagens adicionais e muito, mas muito conteúdo. Um jogo imperdível para os donos do PS3.

Deus Ex: Human Revolution

  • Publisher: Square Enix
  • Lançamento: 2011

Deus Ex: Human Revolution é o retorno de uma das franquias mais bem quistas dos anos 2000 em Deus Ex. Nesse jogo, você controla Adam Jensen, um funcionário de uma empresa de segurança que acaba se envolvendo num ataque terrorista durante o trabalho e cuja única forma de sobreviver é ter seu corpo convertido parcialmente para um ciborgue com as augmentações.

Dentre as vítimas do ataque, a namorada de Adam foi dada como desaparecida, e agora você deve investigar mais sobre esse grupo terrorista enquanto Adam luta para aceitar a nova realidade do corpo dele.

Um jogo que oferece diversas maneiras de resolver as situações que ele coloca diante de você, sendo possível terminar o game até mesmo sem dar um tiro sequer, Deus Ex: Human Revolution é facilmente um dos melhores jogos do PS3.

Need for Speed: Most Wanted

  • Publisher: Electronic Arts
  • Lançamento: 2012

A franquia Need for Speed teve o seu auge no PS2, mas Need for Speed: Most Wanted ainda é um ótimo capítulo da série. Combinando velocidade, perseguições intensas e um bom mundo aberto, Need for Speed: Most Wanted é um dos melhores jogos do PS3 sem sombra de dúvida.

Dishonored

  • Publisher: Bethesda
  • Lançamento: 2012

Dishonored foi um dos maiores e mais impressionantes acertos da Arkane Studios. Com uma trama excelente e uma mecânica de movimentação e exploração de cenários memoráveis, o game te coloca no papel de Corvo Attano e na missão de resgatar o trono do império para a verdadeira herdeira.

É difícil pontuar o que chama mais atenção em Dishonored. Além dos estágios que permitem ao jogador explorar diversas formas de assassinato e locomoção, toda trama é repleta de reviravoltas e surpreende o jogador do começo ao fim. Infelizmente o segundo jogo não conseguiu surpreender tanto quanto o primeiro, mas ainda assim Dishonored é uma das melhores séries que surgiram na década passada.

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

  • Publisher: Konami
  • Lançamento: 2015

Último jogo da Konami dirigido por Kojima, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain é um jogo simplesmente impressionante mesmo em seu lançamento para PS3.

O jogo pode parecer corrido no seu ato final, mas o último jogo de Hideo Kojima traz uma ótima trama, uma jogabilidade excelente e personagens extremamente carismáticos.

Sabe-se lá que vai acontecer com a franquia depois da saída do lendário designer da Konami, mas se esse for seu último capítulo, ele valeu a pena.

Rayman Legends

  • Publisher: Activision
  • Lançamento: 2013

Rayman Legends é a continuação de um excelente reboot em Rayman Origins. Um jogo muito colorido, cheio de personalidade e extremamente divertido. Se você gosta de jogos de plataforma e sente a falta deles no PS3, aposte nestes dois jogos pois você certamente não vai se arrepender.

South Park: The Stick of Truth

  • Publisher: Activision
  • Lançamento: 2014

South Park é um dos desenhos animados mais bem sucedidos de todos os tempos, e The Stick of Truth é um jogo que consegue capturar a alma desse programa de telelvisão. No jogo, as crianças de South Park estão jogando um RPG de Live Action onde diferentes facções estão lutando pelo Stick of Truth, um artefato que promete conceder o poder supremo ao seu detentor. Você controla uma criança nova que chegou a South Park, e agora deve ajudar Cartman e seus amigos a vencerem esta guerra épica.

Tomb Raider

  • Publisher: Square Enix
  • Lançamento: 2013

A franquia Tomb Raider foi uma das mais importantes do PS1, mas ela acabou se perdendo um pouco na geração do PS2 com fracos lançamentos. Felizmente, tudo mudou em 2011 quando a Crystal Dynamics rebootou a franquia e trouxe em Tomb Raider um dos melhores jogos de ação da geração.

Aqui, você controla uma Lara Croft que recém está descobrindo quem ela é e o que ela consegue fazer. Presa com seus amigos numa ilha com uma maldição antiga que deve ser combatida, você embarcará numa aventura memorável e de tirar o fôlego.

Mortal Kombat 2011

  • Publisher: Warner Bros.
  • Lançamento: 2011

Outro jogo que se beneficiou imensamente de um reboot foi Mortal Kombat. Após um jogo meio estranho em Armageddom, a Netherrealm decidiu recomeçar tudo em Mortal Kombat de 2011, que na minha opinião é o melhor jogo da franquia ainda hoje.

Recriando os acontecimentos dos primeiros três Mortal Kombat num jogo só, o game traz uma campanha imensa, cheia de história e a oportunidade de jogarmos com os principais personagens do jogo e conhecermos um pouco mais sobre a história deles.

Além disso, toda a brutalidade do jogo voltou, e os ataques de raio x foram introduzidos na franquia, ataques esses que funcionam pra mudar os rumos da luta e fazer uma verdadeira apresentação visual.

Skate 3

  • Publisher: Electronic Arts
  • Lançamento: 2010

Skate 3 é um dos melhores senão o melhor jogo de skate já lançado até hoje. Combinando belos gráficos a manobras precisas e divertidas, o jogo tomou a coroa de Tony Hawk como o campeão do esporte, e certamente vai agradar os fãs daquela franquia que não gostaram dos lançamentos dela na geração do PS3.

Mafia 2

  • Publisher: 2K Czech
  • Lançamento: 2010

Mafia 2 é um dos favoritos dos fãs ainda hoje, graças ao seu sólido gameplay, história sensacional e belos gráficos. No jogo, você se alterna entre a Sicília e os Estados Unidos, e deve assumir o controle da cidade de Empire Bay, tornando-se o rei do crime do local. Um clássico.

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade