O PS3 foi um console com uma grande biblioteca de RPG e JRPG, mas quais são os melhores títulos do gênero no console?
No post de hoje, tentamos responder a essa pergunta.
Confira a lista abaixo, e contra também nossa lista de melhores jogos de outros consoles: PS1, PS2, PS3, PS4, PSP, PS Vita, Xbox Clássico, Xbox 360, Xbox One, Mega Drive, Dreamcast, Super Nintendo, Game Boy Color, Game Boy Advance, Gamecube, Wii, Nintendo Switch, Nintendo DS e Nintendo 3DS.
Os 30 melhores RPG e JRPG do PS3
Demon’s Souls
- Publisher: Sony (JP), Atlus (US) e Bandai Namco (Eur)
- Lançamento: 2012
Demon’s Souls nasceu como um projeto da Sony para fazer uma espécie de The Elder Scrolls japonês, e graças à visão de Hidetaka Miyazaki, o jogo acabou mudando completamente da sua ideia inicial, retendo apenas o mundo medieval no qual ele se passa.
Combinando um level design primoroso a uma dificuldade bem punitiva, o jogo tem basicamente todas as ideias que viriam a encantar o mundo anos depois em Dark Souls. Demorou pouco pro mundo entender a proposta do game, mas mesmo Demon’s Souls já é um jogo imperdível, tanto que acabou virando título de lançamento do PS5 11 anos após o seu lançamento.
Apesar do que se destaca mais no jogo ser a ação, é inegável que Demon’s Souls não seria o mesmo sem seus fortes elementos de RPG presentes no jogo.
Dark Souls
- Publisher: Bandai Namco
- Lançamento: 2011
Dark Souls é provavelmente o jogo mais influente da última década. O jogo da From Software combina um gameplay desafiador que vai te tirar da zona de conforto, mas que também vai te fazer aprender a usar a cabeça para vencer os desafios, a um level design genial e uma história minimalista, contada nas nuances do jogo.
Esse é um jogo que pode afastar muita gente por medo da dificuldade, mas que se você dá o tempo necessário para dominá-lo, você com certeza vai ter uma das melhores experiências que você já teve jogando um jogo. Dark Souls é incrível, e presença indispensável na lista dos melhores jogos do PS3, e não apenas o combate e o level design dele influenciaram outros jogos também, mas a presença de elementos de RPG começou a ser adotada em diversas outras franquias, como por exemplo Assassin’s Creed.
Persona 5
- Publisher: SEGA
- Lançamento: 2016
Persona 5 é um dos mais populares JRPGs da atualidade, tendo sido responsável por popularizar o gênero no ocidente de uma forma quase nunca vista antes!
Com mecânicas inovadoras e enredo cativante, Persona 5 envolve o jogador de tal forma que mesmo as batalhas repetitivas tornam-se interessantes devido à nova dinâmica de combate.
Além disso, o game oferece a melhor exploração de todos os Personagens lançados até hoje, personagens interessantes e uma enorme gama de relacionamentos que o jogador pode explorar para tornar suas interações com suas Personas ainda mais fortes!
Mass Effect 1,2 e 3
- Publisher: Electronic Arts
- Lançamento: 2007, 2010 e 2012
A franquia Mass Effect foi uma das principais séries da Electronic Arts durante a década dela, e as histórias de Captain Sheppard e sua tripulação certamente merecem um lugar na nossa lista de melhores RPGs do PS3.
A série conta com um bom sistema de RPG, além do pacote tradicional da BioWare, que envolve momentos de puro combate e ação, e um sistema de escolhas que realmente afeta o percurso da história ao longo da trilogia.
Uma série pra gastar uma boa quantidade de horas, ainda que o primeiro jogo tenha envelhecido meio mal.
Diablo 3
- Publisher: Blizzard
- Ano de lançamento: 2014
Diablo 3 pode não ser o melhor capítulo da franquia, ou o jogo com o melhor lançamento da Blizzard, mas não é que ele é um ótimo jogo de console? Quando a companhia lançou o game para PS3 e Xbox 360, eu lembro de ter achado que ele funcionava muito melhor sendo controlado no controle do que num mouse e teclado.
Com a Ultimate Evil Edition, a Blizzard trouxe não só o jogo base, mas a sua expansão e algumas adições e refinamentos de gameplay, e o resulltado é um jogo viciante que serve ainda hoje para passar horas e horas matando hordas e mais hordas de inimigos sem precisar pensar muito no que você está fazendo.
Apesar da parte de RPG do jogo ser bem menor do que em outros pontos da franquia, esse é um excelente jogo para botar pra rodar e deixar a cabeça no automático andando pelo cenário e vencendo inimigos.
Child of Light
- Publisher: Ubisoft
- Ano de lançamento: 2014
Child of Light é um ótimo RPG desenvolvido pela Ubisoft que serve muito bem para apresentar o gênero para a criançada.
O game conta a história de você é Aurora (a mesma princesa da história da Bela Adormecida da Disney), a princesa da Áustria em 1895. Aurora acaba sofrendo de uma doença que a faz dormir. Quando ela acorda, Aurora percebe que não está em casa e sim em Lemuria, um mundo mítico que está precisando de uma salvadora, já que o sol foi tomado pela Rainha Obscura, que quer que a escuridão tome conta de todos os cantos do reino. Aurora deve então impedir que ela consiga isso, e precisa ser rápida, pois enquanto ela está no mundo de Lemuria, ela continua dormindo no mundo real, e precisa voltar logo para o mundo dela.
O jogo conta com um sistema de exploração bem simples, e um combate que lembra Final Fantasy X do PS2. Obviamente há RPG bem mais complexos por aí, mas para quem quer uma história mais simples e feels good, esse jogo é uma boa pedida e por isso ele merece entrar na lista dos melhores do PS3.
Ni no Kuni: Wrath of the White Witch
- Publisher: Bandai Namco
- Ano de lançamento: 2011
Ni no Kuni: Wrath of the White Witch conta a história de um garoto chamado Oliver, que parte numa jornada para encontrar uma forma de reviver a mãe dele, que acabou falecendo.
O jogo é um JRPG bem tradicional, com você navegando por cidades e dungeons, conversando com pessoas por aí e casualmente salvando o mundo, com a adição de que além de Oliver, você pode recrutar e treinar criaturas, dando diversas possibilidades a você de abordar os combates e criar o seu grupo ideal.
The Elder Scrolls V: Skyrim
- Publisher: Bethesda
- Lançamento: 2011
Skyrim é um jogo que praticamente todo mundo já ouviu falar, e a trajetória lendária dele começou no na geração do PS3. O jogo combina uma excelente história a um sistema massivo de sidequests que às vezes funcionam até mesmo melhor do que a história principal do jogo.
Soma-se a isso três ótimas e também massivas DLCs e você tem centenas de horas de conteúdo para jogar ainda hoje.
Tudo bem que os gráficos envelheceram um pouco, as telas de carregamento são longas e a qualidade de vida do game não é das melhores, e que o game já foi relançado e melhorado um milhão de vezes, mas se você só tem acesso a essa versão, pode ter certeza que você vai se divertir bastante com ela.
South Park: The Stick of Truth
- Publisher: Activision
- Lançamento: 2014
South Park é um dos desenhos animados mais bem sucedidos de todos os tempos, e The Stick of Truth é um jogo que consegue capturar a alma desse programa de telelvisão.
No jogo, as crianças de South Park estão jogando um RPG de Live Action onde diferentes facções estão lutando pelo Stick of Truth, um artefato que promete conceder o poder supremo ao seu detentor. Você controla uma criança nova que chegou a South Park, e agora deve ajudar Cartman e seus amigos a vencerem esta guerra épica.
O jogo conta com um sistema de RPG bem legal, com classes definidas e um sistema de combate bem divertido também. Para ser sincero, esse jogo original da série South Park é bem melhor do que a sua sequência, e vale a pena tanto para fãs da série quanto para quem apenas conhece ela mais de nome.
Kingdoms Of Amalur: Reckoning
- Publisher: 38 Studios
- Ano de lançamento: 2012
Kingdoms Of Amalur: Reckoning era para ser uma nova e grandiosa franquia que acabou na verdade falindo a sua desenvolvedora. Ainda assim, o jogo em si é bem divertido, combinando bons sistemas de ação e RPG e ainda por cima contando com um elenco de produção de peso, com nomes como Ken Rolston, Todd McFarlane e R. A. Salvatore nele.
Só é uma pena que o jogo que prometia ser o pontapé inicial de uma nova e grandiosa franquia já tem 10 anos de idade e provavelmente nunca vai ganhar uma continuação, mas esse jogo ainda merece um lugar na nossa lista dos melhores RPG do PS3.
Dragon Age: Origins
- Publisher: Electronic Arts
- Ano de lançamento: 2009
Em 2009, quando Dragon Age Origins foi lançado pela Bioware esperava-se que jogos baseados em RPG’s de mesa finalmente ganhassem o destaque que mereciam. Com mecânicas de combate bem similares à Baldur’s Gate, Dragon Age Origins apelava para o visual e a violência gráfica mara marcar seu nome no hall de melhores RPG’s de todos os tempos.
Infelizmente, o jogo não envelheceu muito bem e com a decisão da EA de tornar a maioria dos seus jogos baseados em ação, Dragon Age acabou perdendo a popularidade. Além disso, os títulos posteriores passaram a funcionar de maneira antológica, tornando toda a saga do primeiro Grey Warden bem secundária – pelo menos até agora. Exatamente por tudo isso, merece estar na lista dos melhores RPG do PS3.
Resonance of Fate
- Publisher: tri-Ace
- Ano de lançamento: 2010
Resonance of Fate é um jogo que se passa num mundo pós-apocalíptico futurista onde você controla um trio de mercenários que descobre num dia que os líderes do último lugar habitável do mundo está dominando o povo artificialmente, e agora precisam encontrar uma maneira de libertarem a humanidade desse destino.
O jogo conta com um sistemad e combate por turnos, mas que conta também com elementos em tempo real para criar uma experiência mais dinâmica, ainda que esse sistema seja meio complicado de se dominar.
Além disso, o sistema de combate do jogo é inspirado em diversos filmes ocidentais, como Matrix.
Enchanted Arms
- Publisher: From Software
- Ano de lançamento: 2007
Enchanted Arms é um RPG que mistura ciência e fantasia e que foi desenvolvido por ninguém menos que a From Software. O jogo foi lançado no começo da geração do Xbox 360 e do PS3, e por isso os gráficos dele podem não ter envelhecido tão bem assim.
O jogo conta a história de Atsuma, um jovem que junto com os amigos dele devem combater a Rainha do Gelo, um golem selado há centenas de anos que agora voltou e quer destruir a humanidade.
Enchanted Arms conta com um sistema de combate por turnos com elementos de estratégia como um diagrama de espaços onde você pode andar e atacar um ou mais inimigos, adicionando assim uma camada de estratégia maior ao jogo.
Deus Ex: Human Revolution
- Publisher: Square Enix
- Lançamento: 2011
Deus Ex: Human Revolution é o retorno de uma das franquias mais bem quistas dos anos 2000 em Deus Ex. Nesse jogo, você controla Adam Jensen, um funcionário de uma empresa de segurança que acaba se envolvendo num ataque terrorista durante o trabalho e cuja única forma de sobreviver é ter seu corpo convertido parcialmente para um ciborgue com as augmentações.
Dentre as vítimas do ataque, a namorada de Adam foi dada como desaparecida, e agora você deve investigar mais sobre esse grupo terrorista enquanto Adam luta para aceitar a nova realidade do corpo dele.
Um jogo que oferece diversas maneiras de resolver as situações que ele coloca diante de você, sendo possível terminar o game até mesmo sem dar um tiro sequer, Deus Ex: Human Revolution é facilmente um dos melhores jogos do PS3 e por ter elementos de RPG o suficiente, nós resolvemos adicioná-lo à nossa lista de melhores do gênero no console também.
Fallout New Vegas
- Publisher: Bethesda
- Lançamento: 2010
A Obsidian originou como um estúdio formado pelos desenvolvedores originais da Black Isle Studios, que foi responsável pelos primeiros dois Fallouts a serem lançados. Equipados do motor gráfico de Fallout 3, eles conseguiram superar a Bethesda, criando uma excelente história em Fallout New Vegas, e aliado bons personagens, forte narrativa e conteúdo opcional de qualidade.
Tudo bem que o jogo foi lançado com uma tonelada de bugs e que alguns deles persistem ainda hoje, mas Fallout New Vegas é um jogasso, e eu digo com tranquilidade que ele é sim melhor que Fallout 3, mesmo que o terceiro seja bastante respeitável também. Por tudo isso, ele é lugar garantido na lista dos melhores RPG de PS3.
The Elder Scrolls IV: Oblivion
- Publisher: Bethesda
- Ano de lançamento: 2007
Pode parecer estranho mas até 2006 não costumávamos ter jogos realmente bonitos disponíveis por ai. The Elder Scrolls IV: Oblivion foi o primeiro lançamento a fazer com que praticamente todo veículo de review afirmasse a mesma coisa: “um deleite para os olhos”.
O jogo é tão bonito que seus gráficos envelheceram muito melhor do que a maioria das mecânicas de jogo. Oblivion foi um marco na história dos RPG’s ao trazer uma das aventuras mais incríveis da série, acompanhado de muitas novidades e possibilidades.
Se você jogos de RPG que oscilam entre o novo e o oldschool, Oblivion com certeza é uma boa pedida e por isso ele merece entrar na lista dos melhores do PS3.
Tales Of Xillia
- Publisher: Namco
- Ano de lançamento: 2011
Tales Of Xillia é facilmente um dos melhores JRPGs do PS3. No jogo, você controla o Senhor dos Espíritos, que assumiu a identidade de Milla Maxwell para impedir que a força que rege o mundo desapareça e com isso o caos tome conta de tudo.
O jogo conta com um bom sistema de combate, um elenco de personagens bastante carismático e uma história que é muito boa, ainda que tenha alguns momentos que pegue o jogador completamente de surpresa com suas bizarrices. Coroando essa história e narrativa, as conversas entre os personagens são excelentes.
Para completar, o game ainda tem um sistema de progressão bem interessante.
Fairy Fencer F
- Publisher: Idea Factory
- Ano de lançamento: 2013
Fairy Fencer F é um jogo bem amistoso para fãs novatos de JRPG que evoca sistemas e visuais clássicos do gênero para atrair os fãs.
O jogo conta uma a história de Fang, um jovem que agora deve decidir qual divindade de uma guerra que aconteceu milênios antes dele nascer ele vai acordar.
Star Ocean: The Last Hope International
- Publisher: Square Enix
- Ano de lançamento: 2009
Star Ocean: The Last Hope conta a história da humanidade em busca por um novo planeta para que o que sobrou dos humanos vivam, após a maior parte da terra ser destruída na Terceira Guerra Mundial.
O jogo não chega a contar com a melhor das histórias, mas tem um sistema de combate bem divertido, como uma mecânica de esquiva dos ataques dos inimigos e por isso merece entrar na lista dos melhores jogos de JRPG do PS3.
Dragon Ball: Xenoverse
- Publisher: Bandai Namco
- Ano de lançamento: 2015
Dragon Ball: Xenoverse é um RPG situado dentro do universo de Dragon Ball bem interessante. A ideia aqui é que você sirva o Kaioshin do tempo e deva impedir que as linhas do tempo originais de Dragon Ball Z sejam bagunçadas por inimigos que estão tentando fazer isso.
Para tanto, você cria um novo personagem dentro da história e deve enfrentar inimigos como Raditz, Vegeta, Nappa, Freeza e assim por diante, em batalhas que raramente seguem os eventos da história de Akira Toriyama.
Facilmente um dos melhores jogos de JRPG do PS3.
Eternal Sonata
- Publisher: Bandai Namco
- Ano de lançamento: 2007
Eternal Sonata é um jogo inspirado na obra de Frederic Chopin, um dos pianistas mais importantes da história. O jogo traz um mundo fictício sonhado por Chopin em suas últimas horas de vida, que é influenciado pela vida e música do compositor.
Como é de se imaginar, música é um ponto central do jogo, incluindo o sistema de combate dele, além da sombra e da luz.
Valkyria Chronicles
- Publisher: SEGA
- Ano de lançamento: 2008
Valkyria Chronicles é um RPG tático desenvolvido pela SEGA onde você deve impedir que o seu país seja invadido por um país vizinho em busca de um recurso natural chamado Ragnite.
O combate do jogo envolve armas de fogo, granadas, bombas e robôs gigantes, e é bem desafiador. Se você gostou de jogos como Xcom e procura algo com uma abordagem oriental, esse jogo certamente é para você.
Odin Sphere: Leifthrasir
- Publisher: Atlus
- Ano de lançamento: 2016
Odin Sphere: Leifthrasir é um remake de Odin Sphere, um jogo que mistura elementos de beat them up e RPG lançado originalmente no PlayStation 2.
O jogo conta a história do mundo de Eiron, e você deve impedir que esse mundo seja destruído, controlando 5 personagens que trazem perspectivas diferentes da história.
Dragon’s Dogma: Dark Arisen
- Publisher: Capcom
- Ano de lançamento: 2013
Dragon’s Dogma é um excelente jogo de RPG e ação, apesar de não poder ser considerado um dos maiores sucessos da Capcom.
Com um sistema de classes bem definido e mecânica de combate que lembra bastante Monster Hunter, Dragon’s Dogma impressionava pela quantidade absurda de coisas para fazer, além das dungeons e todas as reviravoltas na história que um jogo da Capcom sempre tem.
Talvez a melhor característica do jogo seja a mecânica simplew de combate, que torna a tarefa de enfrentar inimigos fácil de aprender, mas difícil de dominar.
DeathSpank
- Publisher: Hothead Games
- Ano de lançamento: 2010
DeathSpank é um jogo de ação e RPG focado no humor onde você controla o personagem chamado DeathSpank, que está em busca de um artefato chamado “The Artifact”.
O jogo conta com um estilo de gameplay que vai agradar quem é fã de Diablo, e combina gráficos 3d e 2d para criar a sua ambientação, além de escolhas que podem fazer a história do jogo assumir direções diferentes, além de diversas sidequests que fazem a duração do game aumentar um pouco das 8 a 12 horas que ele leva para ser completado. Um RPG com uma abordagem diferente e por isso merece estar na nossa lista dos melhores do PS3.
Fallout 3
- Publisher: Bethesda
- Lançamento: 2008
Fallout foi imensamente popular nos anos 90, mas foi só com Fallout 3 que a série entrou de vez no gosto de todo mundo.
Pela primeira vez, Fallout apresentava uma experiência em primeira pessoa, dando a impressão de que todo o contexto de aventura pelas terras devastadas pela radiação tinham se tornado ainda mais imersivo.
Pontos como enredo, desenvolvimento de personagem e quests secundárias foram amplamente elogiados pela crítica e pelo público. Porém, apesar disso, Fallout 3 não envelheceu tão bem já que as mecânicas de combate – principalmente envolvendo armas de fogo, não funcionam da mesma forma que em outros FPS do mercado.
Dragon Age: Inquisition
- Publisher: Electronic Arts
- Ano de lançamento: 2014
Dragon Age: Inquisition é um Action RPG com um mundo absurdamente vasto e uma história nem tão cativante assim, muito menos para quem não conhece a série.
Com gráficos estonteantes e uma jogabilidade bem divertida e/ou desafiadora para quem se aventurar em dificuldades maiores que o normal, tem tudo para ser o melhor jogo da franquia e certamente merece uma visita por todos os jogadores que gostem de ficar horas e mais horas num mundo aberto e vivo.
Com certeza um dos melhores jogos de RPG ocidentais já lançados e indispensável na lista do PS3.
Final Fantasy XIII
- Publisher: Square Enix
- Ano de lançamento: 2009
É bem difícil falar de uma lista de melhores jogos de RPG de qualquer console sem incluir pelo menos um Final Fantasy na lista, e apesar dos três capítulos lançados no PS3 não serem os melhores da série, pelo menos um deles precisa aparecer por aqui.
Final Fantasy XIII tem uma história um tanto confusa e personagens que ou os fãs amam ou odeiam, mas o sistema de combate do jogo é divertido assim que o jogo deixa você tomar total controle dele.
Além disso, o jogo conta com algumas das mais belas cenas de computação gráfica feitas na época do PS3.
Nier
- Publisher: Square Enix
- Ano de lançamento: 2010
Primeiro jogo de uma das franquias mais queridas nos dias de hoje, Nier conta a história de um pai que tenta encontrar a cura de uma doença para uma filha.
Nier conta com um sistema de combate bem divertido e uma história incrível que certamente vai pegar você de surpresa quando você menos esperar.
Dungeon Hunter: Alliance
- Publisher: Blizzard
- Ano de lançamento: 2014
Dungeon Hunter: Alliance é um jogo para quem gosta de Diablo 3 mas cansou de jogar as mesmas campanhas sempre. Fortemente inspirado no jogo da Blizzard, esse game da Gameloft foi lançado originalmente para Android e iOS, e depois de fazer um bom sucesso por lá, onde não havia concorrência de jogos como Diablo 3, ele foi portado para consoles e portáteis, dentre eles o PS3 e por isso entra na lista dos melhores jogos de rpg do console.