O PS2 foi um dos primeiros jogos onde o gênero de mundo aberto se popularizou, mas quais são os melhores deles?
No post de hoje, trazemos uma lista com os melhores jogos de mundo aberto do PS2 para você passar horas e mais horas jogando.
Confira a lista abaixo, e contra também nossa lista de melhores jogos de outros consoles: PS1, PS2, PS3, PS4, PSP, PS Vita, Xbox Clássico, Xbox 360, Xbox One, Mega Drive, Dreamcast, Super Nintendo, Game Boy Color, Game Boy Advance, Gamecube, Wii, Nintendo Switch, Nintendo DS e Nintendo 3DS.
Os 30 melhores jogos de mundo aberto do PS2
GTA 3, San Andreas e Vice City
- Publisher: Rockstar
- Ano de lançamento: 2001, 2002, 2004
Não tem como começar uma lista de melhores jogos de mundo aberto do PS2 sem a trilogia GTA. GTA 3, San Andreas e Vice City são excelentes jogos ainda hoje, e se duvidar a versão de PS2 deles é melhor do que a coleção definitiva que a Rockstar lançou no ano passado.
Contando ótimas histórias individuais e aliando elas a um gameplay divertido ainda hoje, aqui você encontra centenas de horas para jogar e se divertir.
Jak and Daxter, Jak 2 e Jak 3
- Publisher: Sony
- Ano de lançamento: 2002, 2003, 2004
Depois de Crash Bandicoot, a Naughty Dog foi comprada pela Sony e tinha uma missão importante: criar um jogo para os fãs de PlayStation que cresceram um pouco e agora procuravam novas aventuras no PS2.
Com isso nasceu a franquia Jak and Daxter, contando com uma jogabilidade que vai ser familiar para quem jogou Crash mas não exatamente uma cópia, novos e carismáticos personagens e muita aventura.
Apesar do jogo não ser composto de apenas um mapa aberto e sim de vários, dá pra colocar os três games tranquilamente nessa nossa lista de melhores jogos de mundo aberto do PS2.
Spider-Man 2
- Publisher: Activision
- Ano de lançamento: 2004
Spider-Man 2 por muito tempo foi considerado o melhor jogo do cabeça de teia, e tem motivo pra isso.
O jogo é muito divertido e conta não só com a possibilidade de você controlar o Homem Aranha, mas também o Duende Verde, caso você termine o jogo.
No mais, a Treyarch, sim, ela mesmo, fez um excelente trabalho em criar uma verão melhorada do primeiro jogo, com missões interessantes e bastante coisa pra fazer, aproveitando-se do poder do PS2.
Bully
- Publisher: Rockstar
- Ano de lançamento: 2006
Bully é aquele jogo que todo mundo que cresceu jogando PS2 queria uma continuação, afinal de contas, o jogo era basicamente um GTA na escola onde você podia matar aula, roubar lanche dos colegas, pregar peças nos professores, etc.
O jogo é bem divertido ainda hoje, e se você quiser um mundo aberto da Rockstar no seu PS2 que não seja GTA, esse é o jogo a se escolher.
Driver: Parallel Lines
- Publisher: Atari
- Ano de lançamento: 2006
Driver: Parallel Lines é o quarto jogo da franquia Driver lançado no PS2. Como era de se esperar, o jogo é semelhante a GTA, afinal todo mundo tentava lançar o seu próprio GTA nessa época.
No jogo, você pode roubar e dirigir carros, além de explorar a cidade de Nova York. Para completar, como estamos falando de Driver, um dos destaques do jogo são as missões de perseguição em altíssima velocidade.
Incredible Hulk: Ultimate Destruction
- Publisher: Radical Entertainment
- Ano de lançamento: 2005
Incredible Hulk: Ultimate Destruction é um jogo de mundo aberto desenvolvido pela Radical Entertainment. Nele, você controla o Hulk e enfrenta inimigos em batalhas memoráveis, além de causar destruição por onde anda, botando até mesmo prédios inteiros abaixo.
O grau de liberdade de destruição é bem legal para um jogo de PS2, afinal, dá pra cometer atrocidades como até atirar uma vaca em seus inimigos.
Need for Speed: Most Wanted
- Publisher: Electronic Arts
- Ano de lançamento: 2005
Need for Speed: Most Wanted é facilmente um dos melhores jogos de corrida de PS2, e como ele é em mundo aberto, ele vem parar na nossa lista também.
No jogo, você tem que correr pela cidade, ganhar dinheiro, tunar seu carro ou comprar carros novos e derrotar os chefes de uma lista negra que você recebe no começo do jogo para ir progredindo na história.
Um jogasso.
Test Drive Unlimited
- Publisher: Atari
- Ano de lançamento: 2006
Assim como Need for Speed: Most Wanted, Test Drive Unlimited é mais um jogo de corrida em mundo aberto onde você deve correr em pistas adaptadas do cenário, ganhar dinheiro, comprar carros novos pra correr mais rápido e repetir esse processo.
Ao todo, o jogo conta com mais de 125 carros e motocicletas licenciados, e um detalhe curioso é que ele se passa no Havaí, um cenário que raramente é usado para jogos.
Yakuza e Yakuza 2
- Publisher: Sega
- Ano de lançamento: 2005, 2006
Yakuza e Yakuza 2 são dois excelentes jogos de mundo aberto da SEGA. Apesar de não terem envelhecido tão bem assim, ambos os jogos contam com uma história excelente e personagens extremamente carismáticos, e depois que o jogo engrena, você não consegue desgrudar de nenhum deles. Hoje em dia a franquia Yakuza finalmente está ganhando o reconhecimento que merece, e foi aqui onde ela deu seus primeiros passos.
Midnight Club 3
- Publisher: Rockstar
- Ano de lançamento: 2005
Midnight Club 3 é um jogo de corrida em mundo aberto desenvolvido pela Rockstar Games. O jogo segue mais ou menos o template dos outros jogos de corrida do gênero, ou seja, correr pela cidade, pegar novas corridas, ganhar dinheiro, tunar carros e comprar novos carros.
Scarface: The World is Yours
- Publisher: Radical Entertainment
- Ano de lançamento: 2006
Scarface: The World is Yours é um daqueles jogos de uma época em que todo mundo resolveu copiar GTA, e considerando que Vice City meio que copia Scarface, seria esse uma cópia de uma cópia?
Enfim, no jogo você controla Tony Montana, e tenta recuperar o comércio ilegal de drogas de Miami, acabando com gangues rivais e reconstruindo a sua reputação no mundo do crime.
O jogo é divertido, ainda que não seja nenhum GTA.
Just Cause
- Publisher: Avalanche Studios
- Ano de lançamento: 2006
O primeiro Just Cause tem toda a base do que faria Just Cause 2 ser um grande hit, ou seja, um mundo aberto pronto para você causar todo o caos possível nele.
Obviamente esse caos é bem mais contido do que o que viria ser possível no Xbox 360 e no PS3, mas o jogo ainda diverte bastante e é uma ótima alternativa a quem não tem acesso a consoles mais modernos.
True Crime: Streets of LA e True Crime New York City
- Publisher: Activision
- Ano de lançamento: 2003, 2005
A série True Crime foi a tentativa de Activision de bater de frente com GTA, e o resultado ainda que obviamente não tenha superado a franquia da Rockstar, é muito bom.
Os jogos são mais focados em combate desarmado e combate com tiros usando o efeito de bullet time de Max Payne, além de contarem com uma boa história.
O único ponto negativo desses jogos são as partes em que você dirige, que são bem ruinzinhas. Aliás, essa série era para ter ganho um terceiro jogo, que acabou virando Sleeping Dogs.
Destroy All Humans e Destroy All Humans 2
- Publisher: THQ
- Ano de lançamento: 2005, 2006
A franquia Destroy All Humans é uma das mais queridas de quem cresceu com um PS2, afinal, esse era o tipo de jogo perfeito para você pegar o controle, causar destruição e caos, rir a beça e fazer outra coisa.
Além de ação aos montes, os jogos ainda contam com cutscenes muito divertidas, e são bons jogos ainda hoje.
Aliás, caso tenha batido a saudade, vale lembrar que ambos foram remasterizados para a geração atual de consoles.
The Simpsons Hit and Run
- Publisher: Vivendi Universal
- Ano de lançamento: 2003
The Simpsons Hit and Run é um jogo de mundo aberto que se passa em Springfield. No jogo, a família Simpson e Apu tentam salvar a cidade após o novo sabor do refrigerante Buzz Cola deixar todo mundo maluco e agora você deve resolver essa confusão toda.
Mercenaries: Playground of Destruction, Mercenaries 2: World in Flames
- Publisher: LucasArts
- Ano de lançamento: 2005, 2008
A série Mercenaries foi mais uma daquelas que tentou abocanhar um pedaço do boom de jogos de mundo aberto que tentavam copiar a fórmula de GTA, e apesar de não ter conseguido, acabou rendendo dois bons jogos.
Neles, você é incentivado a causar o máximo de destruição e caos possível, a exemplo do que viria fazer muito sucesso em Just Cause também.
Mafia
- Publisher: Gathering of Developers
- Ano de lançamento: 2002
Eu estou começando a me repetir demais, mas Mafia é mais um daqueles jogos que também foi lançado na onda de GTA, e esse segue bem o template criado pela Rockstar. Você vive no jogo a ascensão e queda de um taxista que acaba virando mafioso nos anos 30. Esse jogo acabou ganhando um remake na geração atual, mas se você só tem um PS2, ainda vale jogar.
Ultimate Spider-Man
- Publisher: Activision
- Ano de lançamento: 2005
Ultimate Spider-Man é um outro excelente jogo do Homem-Aranha para o PS2. Nele, o aranha encontra diversos outros heróis da Marvel, além de poder batalhar contra vilões clássicos das histórias do herói, como o Carnificina, Electro e assim por diante.
O jogo tem um mundo aberto com atividades interessantes para você fazer, ainda que ele não seja tão grande quanto o de Spider-Man 2.
The Getaway
- Publisher: Sony
- Ano de lançamento: 2002
The Getaway foi um jogo de mundo aberto desenvolvido pela Team Soho para o PS2 em 2002.
Apesar do jogo não ter feito o sucesso que merecia, ele ainda assim é bem divertido, e assim como Mafia, é um daqueles jogos de PS2 que merecem ser jogados ainda hoje.
The Godfather: The Game
- Publisher: Eletronic Arts
- Ano de lançamento: 2006
The Godfather: The Game é uma boa recriação do mundo da máfia que envolve os negócios da família Corleone.
No jogo, você controla o personagem Aldo Trapani, um personagem não canônico dos filmes do Poderoso Chefão que vai gradualmente subindo dentro da Família Corleone, enquanto procura por uma oportunidade para matar os assassinos dos pais dele.
O interessante desse jogo é como eles aproveitaram diversos pontos do primeiro filme que não foram explicados para inserir missões do jogo, como a vingança contra os abusadores da filha de Bonassera e contra o assassino de Luca Brasi.
Beyond Good and Evil
- Publisher: Ubisoft
- Ano de lançamento: 2003
Beyond Good and Evil é um daqueles jogos que não receberam tanta atenção quando deveriam no seu lançamento. Em Beyond Good and Evil, você vive a história de Jade, uma fotojornalista que vive num planeta que está sendo atacado por uma raça alienígena que escraviza ou mata quem eles encontram. Depois de ser salva pela resistência, Jade parte numa missão para revelar a verdade sobre o DomZ. Um jogo bastante original e interessante onde você pode viajar pelo espaço em mundo aberto.
Gun
- Publisher: Actvision
- Ano de lançamento: 2005
Gun é um jogo de mundo aberto em terceira pessoa onde você controla um personagem chamado Colton White e busca vingança contra o assassino do pai dele, Thomas Magruder.
Como o próprio nome sugere, o maior atrativo de Gun é o tiroteio do jogo, e se você está procurando um jogo do estilo Western, esse certamente vai lhe agradar.
Roadkill
- Publisher: Midway Games
- Ano de lançamento: 2003
Roadkill é uma espécie de Twisted Metal em mundo aberto, ou seja, um jogo de demolição de carros onde você pode andar por aí e causar o máximo de destruição possível contra os seus adversários. Um jogo bem divertido e descompromissado, sendo representante de um gênero que poderia voltar com tudo, não é mesmo?
Total Overdose: A Gunslinger’s Tale in Mexico
- Publisher: Sci Entertainment
- Ano de lançamento: 2005
Total Overdose: A Gunslinger’s Tale in Mexico é outro jogo de ação e tiroteio em mundo aberto e em terceira pessoa. Nele, você controla o personagem Ernesto Cruz, que faz parte do DEA e está infiltrado num cartel mexicano.
Ele não chega a ser muito original, mas se você já jogou todos os outros jogos da lista e está procurando por mais jogos de mundo aberto no PS2, fica a sugestão.
The Matrix Path of Neo
- Publisher: Atari
- Ano de lançamento: 2005
The Matrix Path of Neo conta a história de Neo dentro de The Matrix, permitindo a você não só participar dos principais momentos da história do protagonista dentro do jogo, mas também explorar a cidade onde a maior parte da ação do jogo se desenrola.
Curiosamente, por ter sido feito primeiro para o PS2 e por usar características únicas do hardware do console em seu desenvolvimento, a versão mais bonita dele acaba sendo a de PS2, mesmo o jogo tendo ganho versões no PC e no Xbox Clássico.
Max Payne 2: The Fall of Max Payne
- Publisher: Rockstar
- Ano de lançamento: 2003
Max Payne 2 por muito tempo foi o capítulo final da franquia Max Payne. No jogo, você controla o policial de mesmo nome, além da personagem Mona Sax, e juntos os dois tentam resolver uma conspiração, enquanto Max luta contra o passado que o assombra.
Apesar das mecânicas de tiroteio do jogo não terem envelhecido tão bem assim, a história de Max Payne 2 mais do que compensa.
Mission: Impossible Operation Surma
- Publisher: Atari
- Ano de lançamento: 2003
Mission: Impossible Operation Surma traz uma aventura de Ethan Hunt em mundo aberto no PS2 entre os capítulos 2 e 3 da série Missão Impossível. Assim como Total Overdose, esse jogo não é dos melhores, mas se você não tem mais nada pra jogar, fica a sugestão.
Enter the Matrix
- Publisher: Atari
- Ano de lançamento: 2003
Enter the Matrix conta a história de dois personagens de The Matrix e suas aventuras durante o segundo filme da franquia, com toda ação desenrolando em paralelo ao que ocorre com Neo, Trinity e Morpheus.
O jogo é bem divertido e consegue incorporar bem os elementos de Matrix ao videogame, além de contar com um mundo aberto interessante.
Shadow of the Colossus
- Publisher: Sony
- Ano de lançamento: 2005
Shadow of the Colossus é um jogo impressionante em diversos sentidos. O primeiro deles é a gente entender a escala dele e perceber como o PS2 consegue entregar gráficos incríveis nas mãos do time certo. O segundo é a história do jogo, onde você deve matar os 16 colossus para salvar a sua amada. E o terceiro certamente são os combates em si, já que cada um dos alvos é uma batalha memorável e épica.
Final Fantasy XII
- Publisher: Square Enix
- Ano de lançamento: 2006
Final Fantasy XII é um dos títulos mais ambiciosos e bonitos do PlayStation 2, e o último trabalho de Yasumi Matsuno antes dele deixar a Square Enix. Combinando elementos da mitologia de Final Fantasy com uma forte inspiração em Star Wars, o jogo entrega uma história bastante madura e complexa, ainda que possua um dos protagonistas mais apagados da série.
O jogo pode ser classificado como um MMORPG para quem não gosta de jogar com outras pessoas, pois o sistema de quests e de combate funcionam basicamente dessa forma.