PUBLICIDADE
InícioArtigosOs 25 melhores jogos de Neo Geo

Os 25 melhores jogos de Neo Geo

Apesar de não ter sido um console popular no Brasil, o Neo Geo foi muito importante nos fliperamas do nosso país, mas quais são os melhores jogos dessa plataforma?

PUBLICIDADE

No post de hoje, nós trazemos os 25 melhores jogos de Neo Geo, escolhidos por mim com a ajuda de vocês no Twitter.

Muitos desses jogos estão disponíveis no PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e Nintendo Switch nas versões ACA Neo Geo, aliás.

PUBLICIDADE

Confira a lista abaixo, e contra também nossa lista de melhores jogos de outros consoles: PS1, PS2, PS3, PS4, PSP, PS Vita, Xbox 360, Xbox One, Mega Drive, Dreamcast, Super NintendoGame Boy ColorGame Boy AdvanceGamecubeWiiNintendo SwitchNintendo DS e Nintendo 3DS.

Confira os 25 melhores jogos de Neo Geo

King of Fighters 97

  • Desenvolvedora: SNK
  • Ano de lançamento: 1997

Impossível começar uma lista de melhores jogos de Neo Geo sem começar falando sobre The King of Fighters, e o capítulo de 1997 é provavelmente o melhor jogo da franquia.

PUBLICIDADE

A conclusão da saga Orochi conta com um excelente gameplay, times clássicos, golpes incríveis e possibilidades de equipes que ainda hoje são eternas.

King of Fighers 97 marcou gerações no fliperama, e por isso é o primeiro jogo da nossa lista.

King of Fighters 98

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: SNK
  • Ano de lançamento: 1998

Como fazer uma sequência de um dos melhores jogos de luta de todos os tempos até aquele momento? Bom, a SNK tinha uma missão e tanto nas mãos, e a solução para isso foi fazendo um pacotão com tudo o que havia sido lançado até aqui.

King of Fighters 98 conta com todos os personagens da franquia até aqui, incluindo chefes e versões especiais, ou seja, o retorno triunfal de Rugal, a apelação em pessoa. Um ótimo jogo de luta ainda hoje.

PUBLICIDADE

Metal Slug 3

  • Desenvolvedora: SNK
  • Ano de lançamento: 2000

Além de King of Fighters, outra franquia que é sinônimo de Neo Geo certamente é Metal Slug, e Metal Slug 3 é o melhor capítulo dessa série. O jogo é facilmente um dos melhores run and gun de todos os tempos, colocando você novamente contra os alienígenas.

PUBLICIDADE

Metal Slug 3 é uma versão maior e melhor dos seus antecessores, com novos inimigos, novos veículos, armas e também a possibilidade de você escolher caminhos alternativos durante as fases, aumentando ainda mais o fator replay desse excelente jogo.

The Super Spy

  • Desenvolvedora: SNK
  • Ano de lançamento: 1990
PUBLICIDADE

The Super Spy é a prova de que o Neo Geo não era só um console de se jogar Metal Slug e King of Fighters. Esse era um jogo de tiro 2d onde você usava uma Light Gun para sentar a bala em quem aparecesse na tela.

Além de atirar em quem ousar aparecer na sua frente, você ainda tem que coletar power ups, salvar reféns e tudo mais o que um jogo do gênero oferece. Um jogo muito divertido.

Magical Drop III

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: Data East
  • Ano de lançamento: 1996

Magical Drop III é aquele tipo de jogo de puzzle que é simples e viciante ao mesmo tempo. Você escolhe o seu personagem, atira a bolinha colorida na tela e o seu objetivo é juntar 3 bolinhas da mesma cor para eliminá-las do mapa e fazer mais bolinhas aparecerem na tela do inimigo, ganhando quem fizer o adversário ficar com a tela cheia primeiro. Um ótimo jogo para distrações rápidas.

The King of Fighters 2002

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: SNK
  • Ano de lançamento: 2002

King of Fighters 2002 é mais um Dream Match, ou seja, um jogo daqueles que reúne quase todos os personagens lançados nas últimas edições. Além disso, o jogo ainda conta com o retorno das lutas de 3 contra 3, que haviam desaparecido da franquia depois do King of Fighters 98, o que certamente vai agradar os saudosistas da franquia.

SvC: Chaos

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: SNK
  • Ano de lançamento: 2003

A parceria entre SNK e Capcom certamente rendeu grandes jogos de luta, e ainda que a SNK estivesse quase quebrando na época, ela conseguiu produzir SvC: Chaos, um belo jogo com a jogabilidade característica da produtora. Esse aqui, aliás, é o crossover mais bonito dessa época, já que os personagens foram todos redesenhados, e não reaproveitados como a Capcom adorava fazer.

Super Sidekicks 3: The Next Glory

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: SNK
  • Ano de lançamento: 1995

Super Sidekicks 3 é aquele jogo de futebol que todo mundo já viu jogado num canto de um filmerama, e ele é melhor do que muita gente se lembra.

Esqueça o realismo, os Cristianos Ronaldos e Messis e tudo o que você sabe sobre futebol moderno, aqui é pegar a bola, sair correndo feito um louco e isolar pro gol enquanto a IA tenta roubar o máximo de fichas de você.

PUBLICIDADE

Baseball Stars 2

  • Desenvolvedora: SNK
  • Ano de lançamento: 1992

Além de futebol, a SNK também fez uma série de baseball bem interessante em Baseball Stars. O jogo contava com belos gráficos para a época dele, com sprites gigantes na tela e 18 times para você escolher ao todo. Esse jogo acabou sendo lançado no NES também, mas obviamente essa versão não chegava nem perto da versão de Neo Geo.

PUBLICIDADE

World Heroes Perfect

  • Desenvolvedora: ADK
  • Ano de lançamento: 1995

Antes de surgir King of Fighters, a SNK lançou uma série de jogos de luta para bater contra Street Fighter, e World Heroes Perfect foi um deles. A ideia é bem semelhante à da Capcom, onde você viaja pelo mundo enfrentando lutadores de outros países com estilos marciais diferentes.

PUBLICIDADE

A diferença básica aqui é que os personagens são bem mais estereotipados do que os da Capcom, se é que isso é possível. O jogo é bem divertido, ainda mais se você estiver cansado dos Ryus, Kens, Kyos e Ioris.

Last Resort

  • Desenvolvedora: SNK
  • Ano de lançamento: 1992
PUBLICIDADE

Last Resort é um jogo de nave de muita qualidade no Neo Geo. O jogo conta com um bom desafio e um detalhe bem importante que só o Neo Geo conseguia entregar na época: chefes imensos sem a performance do jogo ficar um horror de ruim. Um belo jogo e certamente um dos melhores de Neo Geo.

Sengoku

  • Desenvolvedora: SNK
  • Ano de lançamento: 1991
PUBLICIDADE

Sengoku é um ótimo beat ’em up de NeoGeo onde você pode se transformar durante as fases para obter novas habilidades e ficar mais poderoso, conseguindo assim bater de frente com o que o jogo joga contra você. Esse jogo também foi lançado para o Super Nintendo, então há uma boa chance de você já ter jogado ele por lá.

Windjammers

  • Desenvolvedora: Data East
  • Ano de lançamento: 1994
PUBLICIDADE

Windjammers é um jogo de queimada bem 2d bem interessante que inclusive recentemente ganhou um remake ao qual nós fizemos um review no site. O jogo é bem arcade e totalmente exagerado, com bolas de fogo e assim por diante, lembrando bastante a abordagem que a Acclaim colocou dentro de NBA Jam.

Real Bout Fatal Fury 2: The Newcomers

  • Desenvolvedora: SNK
  • Ano de lançamento: 1998
PUBLICIDADE

Real Bout Fatal Fury 2: The Newcomers é a versão definitiva da série Real Bout Fatal Fury, contando com os gráficos de Real Bout Special e o gameplay de Real Bout original. O jogo conta com quase todos os personagens da franquia Fatal Fury lançados até aqui, incluindo Geese Howard e Wolfgang Krauser. Para quem não gostou da limpa que a SNK fez no elenco de personagens com Garou: Mark of the Wolves, esse é o jogo a se jogar.

Pulstar

  • Desenvolvedora: Aicom
  • Ano de lançamento: 1995
PUBLICIDADE

Pulstar é mais um bom jogo de nave para o NeoGeo. Se você gostou de Last Resort, você provavelmente vai gostar também desse. A diferença aqui é que ele conta com alguns dos gráficos mais bonitos de jogos de nave já lançados até hoje, além de uma ação impressionante. A única parte ruim dele é que ele é bem curto, contando com apenas 30 minutos de jogatina.

Spinmaster

  • Desenvolvedora: Data East
  • Ano de lançamento: 1993
PUBLICIDADE

Spinmaster é um jogo de aventura onde você é um caçador de tesouros daqueles bem clássicos dos anos 90. É ir avançando pelas fases, pulando nas plataformas corretas e atirando em inimigos, que são inspirados em ameaças presentes em filmes do tipo, como Indiana Jones. Um jogo bem divertido.

Magician Lord

  • Desenvolvedora: Alpha Denshi
  • Ano de lançamento: 1990
PUBLICIDADE

Magician Lord é algo que eu nem imaginava que o Neo Geo tinha antes de começar a pesquisar para esse artigo e vídeo: um Metroidvania. O jogo conta com excelentes gráficos, cenários memoráveis e um bom nível de desafio para entreter você. Nesse, jogo, você é um mago que tenta impedir que um dragão destrua o mundo, e para isso você vai ter que moer na porrada quem ousar aparecer no seu caminho.

Waku Waku 7

  • Desenvolvedora: Sunsoft
  • Ano de lançamento: 1996
PUBLICIDADE

Waku Waku 7 é mais um jogo de luta do Neo Geo, mas dessa vez ao invés de controlar samurais, colegiais japoneses ou lobos solitários, você vai controlar melecas, robôs que parecem mais uma chaleira e assim por diante.

O jogo é bem sem pé nem cabeça, e parece até uma versão de Super Gem Fighters da SNK, mas com aquele estilo de arte lindo com pixel art super realista que só a SNK sabia fazer.

Samurai Shodown

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: SNK
  • Ano de lançamento: 1993

Samurai Shodown é outra franquia de sucesso de combate da SNK no Neo Geo. O jogo se passa no Japão feudal, e você deve selecionar entre personagens da era para duelar de espadas contra o seu adversário. Samurai Shodown conta com alguns sistemas de combate bem interessantes, onde você pode ser desarmado, ficar enfurecido e causar mais dano e assim por diante. Um jogo cheio de personalidade e certamente um dos melhores jogos do Neo Geo.

Aero Fighters 2

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: Video System
  • Ano de lançamento: 1994

Aero Fighters 2 é um daqueles jogos de nave na vertical que todo mundo tem que jogar ou talvez já tenha jogado alguma vez na vida em um fliperama com cheiro de cigarro por causa dos cinzeiros que ficavam colados nas máquinas. O jogo é extremamente divertido e bem desafiante, com você tentando evitar as balas dos adversários enquanto abate seus inimigos.

The Last Blade

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: SNK
  • Ano de lançamento: 1997

The Last Blade parece um irmão mais bonito de Samurai Shodown, e é mesmo. O jogo é mais focado na tradição japonesa e não vai tanto pro místico, contando com belos sons e um estilo musical que remete à época. Além disso, ele também tem um gameplay excelente, e é uma franquia da SNK que bem que poderia voltar com tudo nos dias de hoje.

Metal Slug X

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: SNK
  • Ano de lançamento: 1998

Metal Slug X é mais um dos excelentes jogos da franquia Metal Slug. O jogo é uma versão atualizada de Metal Slug 2 e elimina todos os problemas de performance do original, contando com mudanças nos cenários, quantidade de inimigos, chefes e assim por diante. Se você está procurando mais um ótimo Metal Slug para jogar, eu recomendo todos, mas especialmente o X e o 3.

Blazing Star

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: Aicom
  • Ano de lançamento: 1998

Blazing Star é uma sequência espiritual de Pulstar, e tudo o que eu falei sobre aquele jogo vale para esse. É pegar uma nave, sair atirando e se divertir.

Art of Fighting 2

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: SNK
  • Ano de lançamento: 1994

A sequência direta de Art of Fighting trazia esperadas melhorias à franquia. Novos persoangens, ajustes de gameplay e gráficos melhorados tornavam esse um dos melhores jogos de luta do Neo Geo, ainda que a franquia tenha sido completamente esquecida pela SNK.

Garou: Mark Of The Wolves

PUBLICIDADE
  • Desenvolvedora: SNK
  • Ano de lançamento: 1999

Garou: Mark of the Wolves é certamente o jogo de luta mais bonito do Neo Geo, e um dos melhores também. O jogo conta com um novo elenco de personagens, e da velha guarda, apenas Terry Bogard retorna, mas nem por isso o jogo não vai agradar a veteranos, já que o filho de Geese Howard, Rock Howard, agora é um personagem selecionável.

Contando com bons personagens, belos cenários e um ótimo sistema de combate, eu arrisco dizer que esse é o melhor jogo de luta do Neo Geo.

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.