As Sagas de One Piece são a junção de arcos da obra que englobam alguma parte em específico da aventura, e você provavelmente vai querer ler um resumo com o que acontece em cada uma delas.
Acompanhar a grandiosa obra de Eiichiro Oda é um verdadeiro desafio e você certamente gastará um bom tempo para acompanhar tudo, nós sabemos, e exatamente por isso pensamos num post com um grande resumão desta obra.
Abaixo, você confere uma lista completa de sagas do anime e quais arcos compõem cada uma delas, além de um breve resumo de cada uma delas.
Além disso, a lista ainda conta com quais arcos são filler e quais arcos são canônicos, ou seja, fiéis aos eventos que acontecem no mangá de One Piece.
Resumo das Sagas e Arcos de One Piece
Saga East Blue (episódios canônicos 1-53)
Esta é a porta de entrada para o mundo de One Piece. Começamos a acompanhar a jornada de Luffy em busca de sua tripulação pirata, começando pelo recrutamento de Zoro, Usopp, Sanji e por fim, Nami (que já viajava com o grupo mas ainda não havia aceitado fazer parte da tripulação).
Após o recrutamento de cada membro, os Piratas do Chapéus de Palha se preparam para entrar na Grand Line.
Arco Romance Dawn (episódios 1-4)
O começo da história de One Piece. É legal ver como Zoro junta-se ao grupo (que até então era de só uma pessoa) de Luffy, e como Nami segue eles, mas a parte com Coby é bem qualquer coisa. Ainda assim, estamos bem no começo de One Piece e não dá para tirar nenhuma conclusão sobre a história aqui.
Arco Orange Town (episódios 4-8)
Neste arco, temos a luta de Luffy contra Buggy, e esta é a primeira vez que dois usuários de Akuma no Mi se enfrentaram na história. No geral, um arco bem fraco, mas com alguns acontecimentos legais, como a revelação da conexão entre Buggy e Shanks, e a primeira vez que Nami, Luffy e Zoro trabalharam juntos.
Arco Vila Syrup (episódios 9-18)
O pior arco de One Piece não pode ser outro além do arco da Vila Syrup. Apesar de ser um arco com dois acontecimentos importantes: a entrada de Usopp para o bando dos Chapéu de Palha e eles terem adquirido o Going Merry, o arco acaba dando total foco a Usopp, que era um personagem bem chato no começo de One Piece.
Arco Baratie (episódios 19-30)
Neste arco, temos diversos acontecimentos importantes para a história de One Piece. O primeiro deles é a apresentação de Sanji, cozinheiro do Bando dos Chapéu de Palha. Além disso, também temos o passado dele, sobre como ele também foi criado por um pirata que se sacrificou por ele: Zeff.
Para completar, duas lutas muito importantes: Zoro sendo derrotado por Dracule Mihawk, seu grande rival e futuro mestre, e Luffy provando a Don Krieg que ele nunca conseguiria vencê-lo pois Luffy, diferente dele, acredita no próprio sonho e não tem medo de correr atrás dele.
Arco Arlong Park (episódios 31-44)
Este arco conta mais sobre o passado de Nami e porque ela tornou-se uma ladra e acumuladora de dinheiro. Luffy enfrentando Arlong é uma luta realmente épica. Luffy colocando o chapéu de palha na cabeça da Nami e partindo pra luta. Zoro lutando todo arrebentado. Única parte chata é aquela enrolação do Luffy dentro da água que acabou ficando chata.
Arco Bando do Buggy: Após a Batalha! (episódios 46-47)
Arco Loguetown (episódios 45 e 48-53)
A chegada na cidade que divide a Grand Line do resto do mundo, Luffy é pego por Smoker e salvo por Dragon, paralelo entre Luffy e Roger, Zoro ganha uma espada nova e conhece Tashigi.
Arco Dragão Milenar (filler) (episódios 54-61)
Saga Alabasta (episódios canônicos 62-130)
Esse é uma das sagas mais famosas de One Piece, indo desde o momento em que Luffy e seu bando enfim entram na Grand Line até a luta decisiva contra os inimigos mais problemáticos que eles haviam enfrentado até então.
É aqui que aprendemos a respeito da existência dos Shichibukais e também sobre o funcionamento da Grand Line, que é um mar totalmente hostil e imprevisível, com somente os melhores navegadores sendo capazes de guiar sua tripulação por entre este local através dos famosos Log Poses.
Arco Reverse Mountain (episódios 62-63)
O arco em que Laboon é apresentada é cheio de emoção e tudo mais, mas o que deveria ser no máximo dois episódios acaba se arrastando por 5.
Arco Whiskey Peak (episódios 64-67)
Neste arco, temos a luta de Zoro contra 100 enviados da Baroke Works, a primeira e única briga entre Zoro e Luffy na história. Vivi revela que é a princesa de Alabasta e Crocodile é apresentado na história. Um arco de transição, não dá pra classificar muito mais alto que isso.
Arco Coby e Helmeppo (episódios 68-69)
Luffy de repente se lembra de Koby e a cena vai para as dificuldades de Helmeppo e Koby. Os fuzileiros navais estão prestes a entregar Morgan ao vice-almirante Garp, mas ele escapa por causa dos dois. Em vez de serem dispensados, Koby e Helmeppo vão com Garp e ele os leva para o Quartel General da Marinha na Grand Line.
Arco Little Garden (episódios 70-77)
Neste arco, temos a primeira vez que Gigantes aparecem em One Piece, além da luta de Luffy contra Bon Clay, que honestamente foi bem ruim, apesar de Bon ser um personagem muito engraçado. O final do arco é bem legal, mas ele em si é meio chato.
Arco Ilha Drum (episódios 78-91)
Neste arco, temos a entrada de Chopper ao grupo e diversos momentos emocionantes como o flashback dele e a luta dele. No geral, um bom arco, que poderia ser um pouco mais rápido, pois parece que ainda hoje eu lembro do Luffy quase congelando enquanto procura uma médica pelo que pareceu serem muitos episódios.
Arco Alabasta (episódios 92-130)
O arco que fez One Piece realmente clicar e parecer um anime acima dos outros pra mim. Todas as lutas deste arco são excelentes, exceto a do Usopp. História da Vivi e de Alabasta em si são um destaque e Crocodile é um vilão que desperta muita raiva. Além disso, somos apresentados a Ace.
Arco Pós-Alabasta (filler) (episódios 131-135)
O Arco Pós Arabasta inclui cinco episódios independentes com foco nas histórias e objetivos da tripulação dos Piratas do Chapéu de Palha. Luffy e Robin são os únicos que não recebem um episódio. Eles seguem após o Arco Arabasta. Este é o segundo arco de Filler.
Saga Skypiea (episódios canônicos 144-195)
Este é um arco amado por uns e odiado por outros, mas completamente importante para a história.
Nele, Luffy e seu bando viajam até a lendária ilha nas nuvens que até então era considerada um mito e motivo de piada entre outros piratas. Depois de derrotarem o auto-proclamado Deus da ilha, o bando descobre que ninguém mais ninguém menos que o próprio Rei dos Piratas já esteve na ilha.
E mais! Ele havia encontrado o lendário sino de ouro de Shandora, uma cidade perdida que havia sumido há 400 anos, e deixou uma mensagem gravada com uma língua extinta durante o Século Perdido, cuja qual somente Robin sabe ler e decifrar.
Arco Ilha dos Carneiros (filler) (episódios 136-138)
Depois de escapar de vários navios da Marinha, os Piratas do Chapéu de Palha param em uma ilha desconhecida e encontram um velho chamado Zenny. Chopper descobre que, por causa de seu coração ruim, Zenny provavelmente só tem três dias de vida.
Arco Névoa Arco-Íris (filler) (episódios 139-143)
Em Ruluka, alguns dos Piratas do Chapéu de Palha fazem inimigos do Prefeito e seus homens, que colocaram altos impostos em tudo. Robin, Usopp e Luffy conhecem o Professor Henzo, que está pesquisando sobre a Névoa do Arco-Íris da ilha. Quando um pouco da névoa aparece, Henzo pega emprestado o Going Merry para explorá-la.
Arco Jaya (episódios 144-152)
Arco importante pra expandir o mundo de One Piece, com os piratas Barba Negra e Barba Branca sendo apresentados, e Luffy e Zoro levando um couro dos piratas do Bellamy e depois ele desmonta a cara dele com um soco só.
Arco Skypiea (episódios episódios 153-195)
Arco que fica retroativamente bom depois de muitos anos de One Piece, mas o ritmo dele é tão ruim e a luta do Luffy contra o Enel demora tanto pra acontecer que acaba cansando. Muita gente desistiu de One Piece aqui exatamente porque Skypiea não é um arco bem conduzido.
Arco G-8 (filler) (196-206)
Esse arco fillers é considerado um dos melhores pela base de fãs de One Piece, o arco se concentra nos chapéu de palha ficando completamente perdidos dentro de uma base da marinha.
Saga Water 7 / Enies Lobby (episódios canônicos 207-325)
Esse é uma das sagas mais amadas e mais importantes de One Piece e do nosso resumo, mostrando a viagem de Luffy e seu bando desde o retorno da Ilha do Céu até a cidade marítima de Water Seven em busca de reparos para o Going Merry que estava só o pó da rabiola.
Nesse meio tempo, Robin é forçada a se render ao Governo Mundial e é levada para a ilha de Enies Lobby, uma espécie de Quartel General do Governo e que nenhum pirata jamais ousou invadir. Luffy persegue Robin e toca o terror na ilha, o tornando um dos piratas mais infames da atualidade e recebendo uma recompensa altíssima por sua captura.
Também é nesse momento em que damos adeus ao Going Merry e conhecemos o novo navio do bando, o Thousand Sunny.
Arco Davy Back Fight (episódios 207-219)
O arco em que ocorre a Davy Back Fight é bem engraçado, mas se arrasta um pouco. Além disso, aqui One Piece mostra como é um Shonen diferente dos clichês, já que Aokiji aparece e mete o verdadeiro apavoro no grupo de Luffy, que só não morreu mesmo porque Aokiji não quis.
Arco Sonho do Oceano (filler) (episódios 220-224)
O Ocean’s Dream Arc é o sexto arco filler do anime One Piece. A história é baseada em um videogame de One Piece, Ocean’s Dream, para o PlayStation.
Arco Retorno de Foxy (filler) (episódios 225-226)
Ocorre algum tempo depois do Arco Sonho do Oceano, e mostra os piratas do Chapéu de Palha reencontrando Foxy, Porche e Hamburg. Esse encontro leva a uma briga e também leva ao encontro com Aokiji.
Arco Water 7 (episódios 227-265)
Water 7 é um dos arcos mais incríveis de One Piece, pois apesar de não ser a conclusão de nada, tem grandes momentos como a briga de Luffy e Usopp, o momento em que Franky entra para o grupo, Robin deixando o grupo e a CP9 sendo apresentada.
Arco Enies Lobby (episódios 226-312)
Apesar do ritmo sofrer um pouco até as lutas começarem, Enies Lobby é talvez o melhor arco de One Piece já apresentado até hoje. De Sogeking a Luffy declarando guerra ao Governo Mundial, e Robin chorando dizendo que quer viver, só temos momentos épicos aqui. Além disso, ainda temos a luta entre Luffy e Rob Luci, que é facilmente uma das melhores até hoje.
Arco Pós-Enies Lobby (episódios 313-325)
O Arco Pós-Enies Lobby é o arco da décima sétima história da série e o quarto e último da saga Water 7 do mangá e anime. Durante sua estadia em Water 7, depois de escapar com sucesso de Enies Lobby, os Chapéus de Palha são visitados por fuzileiros navais. Alguns dias antes, Ace finalmente alcança e luta com Barba Negra na Ilha Banaro. Este arco também é quando Franky se junta aos Chapéus de Palha e se torna seu carpinteiro.
Saga Thriller Bark (episódios canônicos 337-381)
Essa é uma saga bastante curta se comparada às demais sagas de One Piece. Nela vemos os Chapéus de Palha em seu novo navio e com um novo tripulante à bordo que, por puro azar, se metem em uma densa neblina e avistam um navio fantasma e um esqueleto falante.
Para encurtar a história, essa saga é focada numa atmosfera mais aterrorizante e com estilo de Dia das Bruxas, com direito a morcegos, zumbis e até mesmo uma caveira falante. Aqui os Chapéus de Palha derrotam mais um Shichibukai e por pouco não são derrotados por outro.
Arco Adorável Terra (filler) (episódios 326-336)
Ele narra a jornada dos Piratas do Chapéu de Palha de Water 7, no Triângulo Floriano, chegando perto de uma ilha de inverno.
Arco Thriller Bark (episódios 337-381)
Um dos arcos mais engraçados da história, ele começa muito engraçado, mas eu honestamente achei que a luta do Luffy contra o Moria se arrasta demais. Tem alguns momentos bem legais, como a luta do Zoro com o samurai de Wano pra ficar com a Shusui.
A história de Brook também é apresentada aqui. Além disso, esse arco tem Zoro aceitando a dor de Luffy, de longe um dos momentos mais épicos de One Piece.
Arco Ilha Spa (filler) (episódios 382-384)
Spa Island era um navio resort não-canônico onde os Chapéus de Palha foram fazer uma pausa assim que deixaram o Triângulo Floriano. Doran era o dono do navio.
Saga Guerra de Marineford (episódios canônicos 385-516)
Enquanto Thriller Bark é uma das menores sagas de One Piece, Marineford é uma das maiores do nosso resumo.
Tudo começa no Arquipélago de Sabaody onde conhecemos os 11 Supernova, um grupo de piratas novatos com recompensa maior de 100 milhões de beries e também conhecemos Kizaru, mais um dos três maiores poderes da Marinha e que dá uma bela surra em todos os piratas sem a menor dificuldade.
Após serem derrotados, o grupo é separado e Luffy vai parar na Ilha das Mulheres e no desenrolar da história, descobre que seu irmão Ace está prestes a ser executado publicamente e parte em direção da maior prisão do mundo para tentar resgatá-lo.
Luffy invade a prisão mas descobre que Ace já havia sido movido em direção à Marineford para sua execução. Luffy então zarpa mais uma vez atrás de Ace e mais tarde se vê em meio de uma imensa guerra entre a Marinha e a tripulação de Barba Branca, um dos Imperadores do Mar e conhecido como o homem mais forte do mundo.
Infelizmente Ace morre nos braços de Luffy e o pirata é retirado às pressas do local pois quase havia morrido graças à um golpe de Akainu, um dos Almirantes. É aqui que aprendemos mais sobre o passado de Luffy e Ace e também sobre seu outro irmão, Sabo, que morreu em um ataque de um Tenryuubito.
Arco Arquipélago Sabaody (episódios 385-407)
Nesse arco, tudo dá errado para os Chapéu de Palha. Além disso, somos apresentados a Rayleigh, Luffy esmurra a cara de um Dragão Celestial, Kizaru é apresentado e os Chapéu de Palha são vencidos pelos Pacifista e por Kizaru, além de Law e dos outros Supernova aparecerem pela primeira vez.
Arco Amazon Lily (episódios 408-421)
Luffy cai em Amazon Lily após ser derrotado em Sabaody. Aqui, aprendemos mais sobre o Haki, e a gente conhece a Boa e Luffy descobre que Ace vai ser executado. A luta de Luffy para sobreviver no arco é bem sem graça, sinceramente.
Arco Impel Down (episódios 422-425)
Fuga da prisão! A única coisa que eu não gostei desse arco mesmo foi o fato de Luffy estar claramente despreparado pra ele e pro que está por vir, mas a sensação de urgência dele é impressionante. Nele, o bando pirata é apresentado a Jinbe, Luffy forma uma aliança com Cocodile, Bon Clay e Invankov e consegue fugir da prisão Impel Down, algo que ninguém havia conseguido fazer até aqui.
Arco Pequeno-oriente Azul (filler) (episódios 426-429)
Little East Blue é uma pequena cidade situada numa ilha remota na Grand Line. Essa comunidade é composta por habitantes que, curiosamente, fugiram do East Blue e atracaram nela.
Arco Impel Down (continuação) (episódios 430-456)
Continuação do arco de Impel Down após o arco filler no meio.
Arco Marineford (episódios 457-489)
A Guerra dos Maiores é um dos melhores arcos de One Piece com toda certeza. Nesse arco, nós vemos algumas das lutas mais épicas da história, além do desespero de Luffy para salvar Ace e o momento em que o Maior Pirata daquela era acaba morrendo e o Barba Negra tomando a Akuma no Mi dele. Uma cena mais épica que a outra. Minha única crítica (ou talvez lamento) sobre esse arco é que os Chapéu de Palha não estão nele, e que Luffy é bizarramente fraco pra tudo o que acontece aqui.
Arco Pós-Marineford (episódios 490-516)
O mundo cambaleia com a morte de Barba Branca, causando um pandemônio em escala global. A mente e o corpo de Luffy estão em estado crítico, não apenas tendo sofrido infiltração e escapando de Impel Down e lutando contra os fuzileiros navais e senhores da guerra do mar em Marineford, mas tendo todo o seu trabalho dado em nada devido à morte de Ace.
Saga Ilha dos Tritões (episódios canônicos 517-574)
Esta é a saga que marca o retorno dos Chapéus de Palha 2 anos após os acontecimentos do Arquipélago de Sabaody e a Guerra de Marineford, onde cada membro da tripulação foi separado e passou por um árduo treinamento para poder suportar os perigos do Novo Mundo.
Essa saga, na minha opinião, é uma das mais chatinhas de todas porém muito importante, então não deixe de assistir pois aqui acontecem vários eventos e informações cruciais para o desenvolvimento da história.
Arco Retorno a Sabaody (episódios 517-522)
O arco de retorno dos Chapéu de Palha após o treinamento deles é muito mais curto do que eu esperava. Foi legal ver o Luffy, Zoro e Sanji terraplanando os Pacifistas, mas seria legal se Luffy tivesse enfrentado Sentomaru.
Aqui, também vemos um falso bando do Chapéu de Palha tentando se passar por eles, num momento cômico pós-timeskip.
Arco Ilha dos Tritões (episódios 523-574)
Arco bem paradão e onde o anime começa a desacelerar fortemente. A luta do Luffy contra o Hody Jones é bem mais ou menos.
Saga Aliança Pirata (episódios 579-779)
Essa aqui é louca!
Essa saga marca o inesperado reencontro de Luffy com Trafalgar Law em Punk Hazard e a partir deste momento passam a unir forças para derrotar Doflamingo e, posteriormente, Kaido, um dos Imperadores do Mar.
Essa saga é bem longa, indo de Punk Hazard, passando por Dressrosa onde derrubam Doflamingo e conseguindo ainda mais aliados e finalmente terminando em Zou, onde descobrem sobre a existência dos Road Poneglyph, um conjunto de quatro pedras especiais que marcam a localização da última ilha da Grand Line.
Arco Ambição de Z (filler) (episódios 575-578)
Os Piratas do Chapéu de Palha chegam ao Mar Maubeugemour, um sub -mar do Novo Mundo, onde entram em conflito com os Neo Marinheiros.
Arco Punk Hazard (episódios 579-625)
Nenhuma grande luta, mas um bom arco para estabelecer o que os chapéu de palha vão fazer em sequência, além da aliança de Law e Luffy.
Além disso, somos apresentados também a Kin’en’mon e Smoker e Tashigi voltam a aparecer na história.
Arco Recuperando César (filler) (episódios 626-628)
Neste arco, uma pessoa misteriosa consegue entrar no Thousand Sunny e sequestrar o já sequestrado Caesar Clown dos Piratas do Chapéu de Palha, que estão a caminho de Dressrosa. No entanto, a recém-formada aliança Heart-Hat precisará recuperar Caesar, a fim de manter o plano de derrubar Donquixote Doflamingo e Kaidou. Mas parece que resgatar o cientista não será tão fácil, pois a pessoa tem habilidades anormais.
Arco Dressrosa (episódios 629-746)
Arco extremamente arrastado e que acaba se alongando muito mais do que ele deveria. Tem muitos momentos importantes, como o Gear 4h aparecendo pela primeira vez, Doflamingo explicando como uma Akuma no Mi pode ser despertada, Luffy se reencontrando com Sabo e o passado de Law e Corazon, o problema é o ritmo dele mesmo.
Arco Minas de Prata (filler) (episódios 747-750)
Monkey D. Luffy e Bartolomeo são sequestrados pela Silver Pirate Alliance e precisam escapar de uma grande fortaleza em uma gigantesca mina de prata.
Arco Zou (episódios 751-779)
Reunião dos Chapéu de Palha com o grupo de Nami que foi até Zou. Mais um monte de informação importante é revelada, como os Road Ponegliphs, que indicam o caminho até o One Piece.
Saga Yonkou (episódios canônicos 783-atual)
E agora vamos para a mais atual das sagas de One Piece no nosso resumo, a saga dos Yonkous. Tudo começa em Zou quando Sanji é capturado por Capone Gang Bege à mando de Big Mom e Luffy parte em direção ao território da Rainha Pirata em busca de seu companheiro de bando (assim como foi com Robin em Enies Lobby).
Luffy compra briga com Big Mom, toca o terror na ilha e foge com Sanji e uma cópia de um dos Road Poneglyphs e passa a ser considerado como o Quinto Imperador do Mar, tendo um salto absurdo no valor de sua recompensa e ganhando ainda mais notoriedade em todo o mundo.
No anime, a batalha contra Kaidou já começou, já no mangá esse arco foi encerrado recentemente, com uma das lutas mais épicas de One Piece e Luffy finalmente chegando onde todo mundo esperava ao despertar o Gear 5th para derrotá-lo.
Arco: Marinha Supernova (filler)
Depois de ficar sem comida a caminho da Ilha Whole Cake, o Time de Resgate de Sanji entra em uma base da Marinha para roubá-los.
Arco Whole Cake (episódios 783-877)
Luffy enfrenta os filhos da Big Mom. A luta contra Katakuri, que era pra ser épica, acaba sendo muito arrastada no anime. Além disso temos como destaques a morte de Pedro, Sanji e Luffy lutando e Brook peitando a Big Mom.
Reverie (episódios 878-889)
Arco que serve pra acalmar as coisas do mundo de One Piece enquanto o próximo não começa. É um arco ok, só que nada demais acontece nele pelo menos mostrado na tela. Nele descobrimos que Kuma foi transformado num escravo e mais um monte de informações sobre Kaido, Big Mom e os piratas de Rocks.
Arco País de Wano (890-atualmente)
Wano é um arco difícil de classificar porque ele ainda não encerrou, mas pelo que foi apresentado até aqui, ele é facilmente um dos melhores arcos de One Piece, talvez até o melhor. Nele temos tudo, batalhas épicas, importantes construções do mundo de One Piece, Luffy sendo Luffy, um vilão que a gente odeia mas até que entende um pouco e passa pano e assim por diante.
Arco da ilha Egghead (atualmente somente no mangá)
Este é um arco que ainda irá começar no anime, provavelmente por meados de 2023 e vai contar a história da ilha Egghead, a ilha onde Dr. Vegapunk se esconde!
E aí, o que você achou do nosso super resumo de arcos e sagas de One Piece? Qual destas sagas de One Piece é a sua favorita? E qual arco de One Piece é o seu favorito?
Confira também
- 5 vezes em que Luffy foi salvo da morte em One Piece
- Afinal, o que é a “Vontade dos D.” em One Piece e o que está por trás dessa inicial no nome de Luffy
One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem com poderes de borracha cujo sonho é tornar-se o Rei dos Piratas, e da tripulação deles, os Piratas do Chapéu de Palha.
Ao todo, o anime conta com mais de 900 capítulos divididos em diversas sagas, e ainda é exibido no Japão, sendo uma das séries mais populares de todos os tempos.
Atualmente, o anime está desenvolvendo o arco de Wano, um país inspirado no Japão Feudal e dominado pelo Yonkou Kaidou das Cem Feras.
A história de Luffy e seus amigos pode ser acompanhada na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português.
No post de hoje, trouxemos um resumo os arcos e sagas de One Piece
Acesse o site por este link e então ganhe 14 dias de premium gratuitos em uma nova conta.