Categorias: Anime

Afinal, o Plantão da Globo do 11 de setembro interrompeu Dragon Ball Z?

Neste dia 11 de setembro completa 19 anos de um dos eventos mais trágicos da história recente da humanidade, o atentado terrorista as torres gêmeas do World Trade Center, nos Estados Unidos.

No entanto, além de ser um data lembrada anualmente em todo o mundo, aqui no Brasil surgiu à ideia de que o Plantão da Rede Globo que cobriu o atentado teria interrompido a exibição do anime Dragon Ball Z, com muitos fãs jurando que isso aconteceu exatamente quando Goku iria atingir a transformação em Super Saiyajin 3.

Com o passar do tempo, cada vez mais pessoas passaram a acreditar que foi exatamente isso que ocorreu, evidenciando que se tratava de um grande caso do “Efeito Mandela”, nome atribuído para as memórias falsas, que por conta do senso comum fazem pessoas lembrarem incorretamente de alguns fatos.

Mas afinal, o que estava passando na Rede Globo no dia 11 de setembro de 2001?

O primeiro plantão da Globo para informar o atentado ocorreu por volta 9h45, durando cerca de cinco minutos. Posteriormente, já às 10h do mesmo dia, quando o segundo avião atingiu a torre do World Trade Center, a programação da rede foi cancelada para se focar inteiramente na cobertura dessa tragédia.

Assim, como apontado no Twitter pelo jornalista Diogo Cavalcante, do Diário de Pernambuco, no momento em que houve o primeiro Plantão estava passando o desenho Garrafinha, que era transmitido no programa infantil Bambuluá, apresentado na época por Angélica. Além disso, a exibição de Dragon Ball Z ocorria um pouco mais tarde, por volta das 11h30, seguido de Digimon.

De qualquer forma, mesmo que o anime fosse transmitido normalmente, o episódio daquele dia era o 237, intitulado “Vegeta Luta por Seus Entes Queridos”, com a transformação em Super Saiyajin 3 de Goku ocorrendo apenas no 245. Vale lembrar também que como na época a Globo não abria concessões regionais e ainda não existia a Rede Fuso, a transmissão em todos os estados do Brasil foi a mesma.

Você pode assistir oficialmente todos os episódios lançados do anime de Dragon Ball Super com legendas em português através da Crunchyroll.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Este website utiliza cookies