Por que George Lucas começou Star Wars pelo Episódio 4?

Star Wars tornou-se um fenômeno mundial desde o primeiro dia em que começou a passar nos cinemas. Mas uma pergunta permanece não respondida desde então: por que diabos George Lucas resolveu começar a franquia pelo episódio 4?

Critical Hits
Entre nos canais oficiais do Critical Hits e acompanhe as últimas notícias, guias e novidades sobre games, animes e cultura pop

Existem várias teorias sobre o assunto. Algumas delas dizem que o famoso diretor gaba-se de ter todos os atos prontos antes de vender a ideia, mas que na verdade os produtores não gostaram daquilo que viram e só toparam tocar o projeto se ele abandonasse metade do que já tinha escrito. Mas hoje nós vamos abordar outra teoria, veja só.

Critical Hits
Entre nos grupos de promoções do Critical Hits e receba as melhores ofertas de games, tecnologia e cultura geek

PUBLICIDADE

George Lucas sempre soube que Darth Vader era um personagem central na sua história, e já tinha preparado uma série de outros filmes que focariam em contar a história do vilão. Contudo, segundo o que se diz, ele também sabia que comercialmente falando, a história de Star Wars só seria rentável para os padrões atuais daquela época – lembre-se que estamos falando dos anos 70! – caso abordasse a saga de Luke Skywalker, que é mais condizente com o que conhecemos hoje como “A Jornada do Herói”.

Sendo assim, Lucas precisou por a sua ideia pra teste: se o filme fizesse sucesso, terminaria de contar o final da história primeiro, para depois então voltar e contar o prelúdio de tudo que tinha acontecido. Mas nem ele esperava que esse retorno da franquia fosse demorar tanto, uma vez tivemos um intervalo de quase 20 anos entre o lançamento do Episódio VI: O Retorno do Jedi, e o Episódio I: A Ameaça Fantasma.

Resumindo, o motivo é esse. Mas a história completa é cheia de reviravoltas e curiosidades interessantes. Lucas resolveu reescrever alguns personagens quase que do zero, e Han Solo por exemplo seria totalmente diferente no roteiro original.

Confira também:

João Víctor Sartor
João Víctor Sartorhttp://criticalhits.com.br
João Víctor Sartor é colaborador e sex-symbol do Critical Hits. Admirador das boas histórias, almeja de verdade escrever um livro algum dia. Divide seu tempo entre à leitura, jogatina, trabalho, engenharia e quando sobra tempo, vive.