Por que George Lucas começou Star Wars pelo Episódio 4?

Star Wars tornou-se um fenômeno mundial desde o primeiro dia em que começou a passar nos cinemas. Mas uma pergunta permanece não respondida desde então: por que diabos George Lucas resolveu começar a franquia pelo episódio 4?

Existem várias teorias sobre o assunto. Algumas delas dizem que o famoso diretor gaba-se de ter todos os atos prontos antes de vender a ideia, mas que na verdade os produtores não gostaram daquilo que viram e só toparam tocar o projeto se ele abandonasse metade do que já tinha escrito. Mas hoje nós vamos abordar outra teoria, veja só.

George Lucas sempre soube que Darth Vader era um personagem central na sua história, e já tinha preparado uma série de outros filmes que focariam em contar a história do vilão. Contudo, segundo o que se diz, ele também sabia que comercialmente falando, a história de Star Wars só seria rentável para os padrões atuais daquela época – lembre-se que estamos falando dos anos 70! – caso abordasse a saga de Luke Skywalker, que é mais condizente com o que conhecemos hoje como “A Jornada do Herói”.

Sendo assim, Lucas precisou por a sua ideia pra teste: se o filme fizesse sucesso, terminaria de contar o final da história primeiro, para depois então voltar e contar o prelúdio de tudo que tinha acontecido. Mas nem ele esperava que esse retorno da franquia fosse demorar tanto, uma vez tivemos um intervalo de quase 20 anos entre o lançamento do Episódio VI: O Retorno do Jedi, e o Episódio I: A Ameaça Fantasma.

Resumindo, o motivo é esse. Mas a história completa é cheia de reviravoltas e curiosidades interessantes. Lucas resolveu reescrever alguns personagens quase que do zero, e Han Solo por exemplo seria totalmente diferente no roteiro original.

Confira também:

João Víctor Sartor

João Víctor Sartor é colaborador e sex-symbol do Critical Hits. Admirador das boas histórias, almeja de verdade escrever um livro algum dia. Divide seu tempo entre à leitura, jogatina, trabalho, engenharia e quando sobra tempo, vive.

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade