Anime

Por qual motivo animes como Dragon Ball e Naruto fizeram tanto sucesso no Ocidente?

Embora existam diferenças demográficas na popularização de determinados animes no Ocidente, como é o caso do amor dos fãs brasileiros por Cavaleiros do Zodíaco, alguns séries conseguiram ser um sucesso em praticamente todos os países, e talvez os dois melhores exemplos sejam Dragon Ball e Naruto.

Hoje, ambas as séries já são consagradas, mas no final dos anos 90 e início dos anos 2000 esses dois animes eram completamente dominantes, sendo difícil encontrar uma criança que nunca tivesse ouvido falar em Goku ou Naruto. O motivo para o sucesso de forma quase unânime no Ocidente desses dois nomes está relacionado principalmente aos aspectos da sua distribuição.

Usando One Piece como exemplo, embora a obra de Eiichiro Oda seja atualmente o mangá mais vendido de todos os tempos e explodido de popularidade nos últimos anos, a primeira distribuição do anime no Ocidente que ocorreu em 2006 pela 4Kids foi bem complicada. Além de fazer diversas alterações no conteúdo original na tentativa de alcançar um público mais infantil, ainda reduziram os primeiros 143 episódios em apenas 104 e eliminaram alguns elementos considerados não apropriados para crianças.

Assim, mesmo que a Funimation tenha licenciado a série posteriormente em 2007, essa primeira impressão nada boa acabou criando uma barreira para aqueles que até tinham um interesse inicial de acompanhar essa história.

Já no caso de Dragon Ball, os seus 13 primeiros episódios estrearam nos Estados Unidos em 1995, mas foi apenas em 2001 que o anime recebeu uma dublagem completa. No Brasil, a série chegou em 1996, e mesmo sofrendo algumas mudanças de horários e várias repetições, o anime raramente deixou de ser transmitido. O mesmo é válido para Dragon Ball Z, que foi inicialmente licenciado em 1999 pela Band e posteriormente também exibido na Globo a partir de 2001

Naruto tem uma história similar, com a sua primeira parte sendo licenciada pela Viz Media e exibida totalmente completa entre 2005 e 2009 nos Estados Unidos, e entre 2007 e 2011 no Brasil pelo Cartoon e SBT.

Dessa forma, como várias gerações de crianças norte-americanas e sul-americanas cresceram acompanhando principalmente esses dois animes, é natural que hoje em dia eles sejam bem mais populares do que outros exibidos na mesma época. Vale destacar ainda que esses mesmos nomes também são muito gigantescos no Japão.

Tanto Naruto como Dragon Ball Super podem ser assistidos oficialmente no Brasil e com legendas em português através da Crunchyroll.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade