Anime

Estas são as referências à cultura japonesa da espada Totsuka de Naruto

Naruto Shippuden é uma das série que possui a maior quantidade de referências explícitas à cultura japonesa sendo mostradas em seu enredo. Hoje por exemplo, vamos te mostrar como a Espada Totsuka tem relação com o folclore japonês, e com outros tantos elementos mostrados em Naruto.

A Espada Totsuka

A Espada Totsuka – também chamada de “Lâmina Sakegari” ou “Espada Longa Cortado da Saquê” – é uma lâmina espiritual utilizada por Itachi Uchiha, e mostrada pela primeira vez durante a batalha contra Sasuke.

O principal poder da Espada Totsuka é selar qualquer coisa que toca, dentro de um jarro de saquê. Durante Naruto Shippuden, Itachi a utilizou para selar alguns oponentes como Orochimaru e Nagato. Itachi também possuía o poderoso Espelho Yata, o que tornava seu Susanoo praticamente invencível.

A Espada Totsuka de Itachi foi influenciada principalmente pelo conto “Tostuka-no-Tsurugi”, que significa literalmente “Espada de Dez Respiros de Mão”. Na cultura japonêsa, um dos principais usuários da “Tostuka-no-Tsurugi” foi a deidade Izanagi, que a utilizou para matar seu próprio filho, Kagutsuchi.

Isso porque Kagutsuchi, o Deus do Fogo, incinerou sua próprioa mãe, Izanami, durante o seu parto. Ao matar o próprio filho e corta-lo em oito pedaços, Izanagi criou oito novos Deuses Shinto.

Mas as relação não param por ai. Outra lega relacionada à espada Totsuka é o Susanoo, o “Deus Espírito” da cultura japonesa. Susanoo também era irmão da Deusa do Sol, Amaterasu, que baniu o irmão do céu após este assassinar um de seus assistentes.

Susanoo então buscou refúgio na Província de Izumo, onde conheceu um ancião que lhe implorou para salvar sua filha, Kushunada-hime. Suas demais filhas foram consumidas pela grande cobra “Yamata no Orochi”, ou “Serpente de Oito Cabeças”, que pretendia consumir a última filha do ancião para então conseguir despertar sua oitava cabeça.

Susanoo preparou uma armadilha com saquê a fim de intoxicar a Grande Cobra, e enquanto lutava contra ela, uma das cabeças da serpente manifestou a “Lâmina Kusanagi” – que é a mesma lâmina que vemos Orochimaru utilizando em Naruto e Naruto Shippuden.

Ou seja, a batalha de Itachi e Orochimaru durante o encontro com Sasuke esta repleta de referências à cultura japonesa, mesmo que tenha sido resolvida em poucos instantes.

Confira também:

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.

Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acesse o site por este link e então ganhe 14 dias de premium gratuitos em uma nova conta.

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade