Com energia amaldiçoada e feiticeiros que a manipulam, o mundo inteiro de Jujutsu Kaisen gira em torno do uso dessa energia amaldiçoada. A Energia Amaldiçoada é a principal fonte de poder para os feiticeiros, permitindo que eles realizem Técnicas Amaldiçoadas e combatam maldições de forma eficaz.
Os feiticeiros devem aprender a dominar e manipular sua própria Energia Amaldiçoada para criar vários efeitos, conhecidos como Técnicas Amaldiçoadas. As Técnicas Amaldiçoadas em Jujutsu Kaisen são ativadas por meio da infusão de energia amaldiçoada, utilizando os processos de Lapso ou Reversão.
O Lapso envolve a circulação da energia amaldiçoada em uma direção, enquanto a Reversão gera energia positiva multiplicando a energia negativa. A eficácia das Técnicas Amaldiçoadas é influenciada pela habilidade do feiticeiro em minimizar os componentes de ativação, como gestos manuais e palavras fortalecidas, com inclusões intencionais melhorando sua eficácia.
Embora essas técnicas variem de acordo com o usuário, todas as técnicas são inatas ou não inatas, e as técnicas inatas podem ser subdivididas ainda mais, já que algumas são herdadas.
Qualquer um Pode Aprender Técnicas Não Inatas
Técnicas Não Inatas em Jujutsu Kaisen são habilidades que qualquer pessoa com energia amaldiçoada suficiente pode aprender por meio de treinamento intenso. Uma das Técnicas Não Inatas inclui Técnicas de Barreira. As Técnicas de Barreira são usadas para aprisionar entidades em um espaço específico; isso pode incluir feiticeiros, não feiticeiros e maldições.
Barreiras simples, como cortinas, podem até ser usadas por aqueles sem uma técnica inata, como Ijichi Kiyotaka, o diretor assistente da Tokyo Jujutsu High.
Outra Técnica Não Inata é o Jutsu Shikigami. O Jutsu Shikigami envolve a invocação de shikigamis – criaturas monstruosas que se assemelham a espíritos amaldiçoados. Yoshino Junpei, um estudante do ensino médio transformado em usuário de maldições manipulado por Mahito, foi capaz de invocar shikigamis com veneno. Essa técnica, chamada Moon Dregs, é um shikigami que se assemelha a uma criatura de água-viva e tem a capacidade de paralisar alvos com um veneno que queima a pele da vítima.
Maldições também podem usar shikigamis, como Dagon fez durante o Incidente Shibuya ao lutar contra Kento Nanami, Zenin Maki, Zenin Naobito e Fushiguro Megumi. Usando Death Swarm, Dagon conseguiu invocar uma quantidade aparentemente infinita de shikigamis de peixes devoradores de homens.
Usuários de Maldições Nascem com Técnicas Amaldiçoadas Inatas
Técnicas Inatas em Jujutsu Kaisen são habilidades únicas inerentes a um feiticeiro, gravadas no córtex pré-frontal direito. Essas habilidades, que surgem por volta dos cinco ou seis anos de idade, são exclusivas e representam oitenta por cento das habilidades de um feiticeiro, tornando-as difíceis de replicar. Embora a maioria das pessoas tenha uma única técnica inata, casos raros, como a habilidade de trocar de corpo de Kenjaku, podem acessar técnicas adicionais, embora o limite seja de três a quatro técnicas inatas para evitar sobrecarregar o cérebro do usuário.
A Técnica do Boneco de Palha de Nobara Kugisaki é um exemplo de Técnica Amaldiçoada Inata. Ao imbuir sua energia amaldiçoada em seu equipamento, Nobara é capaz de manipular seu martelo, pregos e boneco de palha. Ela também pode realizar ataques de longo alcance lançando pregos e detonando-os ou usando seu boneco de palha como uma efígie.
A Técnica Amaldiçoada Inata de Kokichi Muta – Manipulação de Marionetes – permite que ele controle numerosas marionetes de cadáveres amaldiçoados remotamente, como suas marionetes Ultimate Mechamaru e Mini-Mechamaru. A Técnica Boogie Woogie de Todo Aoi, que permite que ele troque de lugar com alguém que ele tenha tocado, e até a força sobre-humana de Itadori Yuji são ambas Técnicas Amaldiçoadas Inatas.
Técnicas Amaldiçoadas Herdadas se Tratam de Família
Essas são técnicas transmitidas de uma pessoa para outra, muitas vezes dentro de uma família ou linhagem específica. Vistas principalmente nos Três Grandes Clãs, o Clã Zenin, o Clã Gojo e o Clã Kamo, as técnicas herdadas podem ser transmitidas por diversos meios, como relações sanguíneas, adoção ou transferência intencional. Apesar de não ter nenhuma Energia Amaldiçoada, Zenin Maki herda a Técnica Amaldiçoada de sua família, que está associada à criação e ao uso de Ferramentas Amaldiçoadas poderosas.
A Família Kamo é conhecida por sua Técnica Amaldiçoada de Manipulação de Sangue. Essa técnica permite que o feiticeiro controle e molde seu próprio sangue, inclusive transformando-o em armas. O sangue do usuário da Manipulação de Sangue é venenoso.
Até agora, no anime, a Técnica Amaldiçoada de Manipulação de Sangue foi herdada tanto por Noritoshi quanto por Choso. Fushiguro Megumi, cujo pai, Toji, é membro do Clã Zenin, herdou a Técnica das Dez Sombras. Isso permite que ele invoque criaturas Shikigami, como os Cães Divinos, um par de lobos gêmeos que atacam maldições com suas presas antes de consumi-las. Satoru Gojo herdou a Técnica do Ilimitado do Clã Gojo.
Essa técnica permite ao usuário manipular e distorcer o espaço à vontade. Qualquer membro do Clã Gojo pode herdar a Técnica do Ilimitado; no entanto, apenas aqueles que herdaram os Seis Olhos podem dominá-la.
Como o primeiro feiticeiro a nascer com tanto o Ilimitado quanto os Seis Olhos nos últimos quatrocentos anos, Gojo é considerado um dos feiticeiros mais fortes que já existiu. Os Seis Olhos lhe proporcionam uma percepção aprimorada da Energia Amaldiçoada, permitindo que ele veja e reaja a ataques com incrível precisão, além de perceber e entender o fluxo do tempo.
As Técnicas Herdadas não se Limitam Apenas aos Três Grandes Clãs
Toge, da Família Inumaki, herdou a Técnica da Fala Amaldiçoada. Essa técnica impregna as palavras do usuário com energia amaldiçoada. Para usar a técnica, o usuário deve ter marcações chamadas Olhos de Cobra e Presas. Toge Inumaki tem marcas de selo em suas bochechas e língua. Como a Técnica da Fala Amaldiçoada usa palavras, Toge fala apenas o nome de ingredientes de sushi em sua vida cotidiana para evitar ativar inadvertidamente sua técnica.
Com o Arco do Jogo de Extermínio se aproximando no futuro e a revelação de Itadori como irmão de Choso, um membro do Clã Kamo, as Técnicas Amaldiçoadas Inatas e Herdadas certamente desempenharão um papel fundamental na 3ª temporada de JJK. O conflito iminente, impulsionado pelo jogo misterioso e perigoso, explorará mais profundamente as complexidades da feitiçaria e o impacto profundo da linhagem de alguém em suas habilidades sobrenaturais.
Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.
Os capítulos individuais são compilados em volume tankobon, e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento, e você pode comprar o mangá de Jujutsu Kaisen aqui.
Jujutsu Kaisen conta a história de Yuji Itadori, um jovem gênio do atletismo que acaba juntando-se a um clube de ocultismo e então descobrindo ser o receptáculo perfeito para Ryomen Sukuna, a maldição mais poderosa de todos os tempos.
Os personagens de Jujutsu Kaisen são um dos grandes pontos altos deste mangá, que atualmente é um dos mais populares do Japão.
Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen teve sua primeira temporada exibida em 2020 no Japão na Crunchyroll, com uma segunda temporada em exibição agora em 2023.
Ele é de resposabilidade da Mappa, mesma responsável pela temporada final de Shingeki no Kyojin. Já o mangá de Jujutsu Kaisen é publicado no Brasil pela Panini.