Como o último quadro de Attack on Titan pode se encaixar no atual momento do mangá?

Com o mangá de Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) estando na reta final da sua história, o fandom da franquia tem ficado cada vez mais movimentado com diversas teorias tentando prever como será o desfecho da obra de Hajime Isayama. Muitas dessas teorias se baseiam principalmente em um material que foi divulgado ainda no final de 2018, quando o autor mostrou o esboço de como seria o último painel do seu mangá.

O TEXTO ABAIXO POSSUI SPOILERS ATÉ O CAPÍTULO 131 DE ATTACK ON TITAN!

Caso você não esteja familiarizado, esse painel traz uma pessoa de costas com a aparência física de um homem e segurando um bebê, além de um balão com os dizeres “você está livre”. Confira a imagem abaixo:

Logo quando essa imagem foi divulgada, a teoria que mais se popularizou no fandom foi que a pessoa segurando o bebê seria justamente Eren, especialmente por toda a sua construção ter como base a liberdade e pelo fato do próprio Titã de Ataque ter lutado por liberdade ao longo das gerações dos seus portadores.

No entanto, no ponto atual em que estamos na história, com Eren já tendo liberado todos os Titãs Colossais e iniciado a sua destruição do mundo, parece um pouco sem lógica ele simplesmente retornar para Paradis e segurar no colo o seu filho que talvez também seja da Historia, lembrando que ainda não tivemos essa confirmação no mangá.

Dessa forma, outra teoria que parece se encaixar cada vez mais na representação desse último quadro e nos conceitos de paradoxo temporal que o mangá já apresentou, seria se o homem segurando o bebê fosse Grisha Yeager e o bebê fosse o próprio Eren.

Mas como isso aconteceria?

Voltando um pouco no mangá para a conversa entre Eren Kruger e Grisha, uma das falas mais debatidas entre os fãs é quando Kruger menciona que Grisha deve seguir o seu plano e amar todos da Muralha se quiser salvar Mikasa e Armir, ou a mesma história seria repetida.

Assim, supondo que a trama de Shingeki aconteça em um loop temporal que sempre acaba com o mundo sendo destruído por Eren, talvez a única forma de quebrar esse ciclo seria através de alguma ação diferente tomada pelo próprio Eren. No entanto, como Kruger menciona especificamente Mikasa e Armir, podemos presumir que talvez esse momento decisivo acontecerá da escolha de Eren de matar ou não os seus dois melhores amigos quando eles eventualmente se encontrarem.

Logo, imaginando que o mangá não terá um final inteiramente trágico e que no último momento Mikasa e Armin conseguirão convencer Eren a parar, esse ciclo seria quebrado e Grisha acabaria recebendo essa memória no passado, por isso a sua fala para o bebê Eren de “você está livre”. Se formos mais além, é possível ainda que essa memória seja passada para os outros Eldianos do passado, o que talvez pudesse impedir todo o conflito entre Paradis e Marley e consequentemente a construção da Muralha.

Recentemente, foi lançado o primeiro trailer para a aguardada quarta e última temporada do anime de Attack on Titan, que bateu recordes de visualizações no YouTube e tem movimentado bastante o fandom da franquia. Confira AQUI o que podemos esperar para essa temporada final.

As três temporadas do anime de Attack on Titan estão disponíveis estão disponíveis na Crunchyroll.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e sempre atrasado com as séries.

Este website utiliza cookies