Afinal, qual a diferença do poder de Vegetto e Gogeta?

Após Gogeta ter sido adicionado oficialmente ao universo canônico da obra de Akira Toriyama com o filme Dragon Ball Super: Broly, o fandom da franquia tem discutido bastante sobre o real poder dessa fusão, principalmente se comparada com Vegetto.

Relembrando um pouco, enquanto Vegetto é a fusão de Goku e Vegeta utilizando os Brincos de Potara, Gogeta é essa mesma fusão só que através da técnica da Dança Metamoru. Como foi mostrado no anime e no filme, essas duas fusões conseguem alcançar a transformação em Super Saiyajin Azul, ou seja, teoricamente elas teriam um poder similar.

Entretanto, destrinchando um pouco mais as minuciais de cada fusão é possível enxergar bem as suas diferenças. Primeiramente, em relação ao tempo de fusão, ambos não passam de 1 hora, mas no caso de Gogeta o seu limite é de exatos 30 minutos, enquanto para Vegetto esse tempo pode aumentar ou diminuir dependendo de quanto poder ele esteja utilizando.

Em uma edição de 1995 da Weekly Shonen Jump as fusões de Gogeta e Vegetto foram comparadas diretamente, e é afirmado que a Dança Metamoru consegue extrair mais poder em comparação aos Brincos de Potara, colocando Gogeta como o mais forte. No entanto, caso a luta dure mais de 30 minutos, Vegetto acabaria vencendo facilmente.

Trazendo a comparação para eventos mais recentes, tanto Gogeta quanto Vegetto foram capazes de derrotar inimigos com um nível de poder similar, como Broly e a fusão de Zamasu respectivamente. No entanto, no caso de Vegetto, sabemos que ao se transformar em Super Saiyajin Azul ele reduziu drasticamente o seu tempo de fusão, mas nem o anime e nem o mangá foi informado se esse tempo era superior ou não aos 30 minutos.

Assim, a conclusão mais justa de ser tomada é colocar Gogeta como uma fusão mais difícil de ser feita e mais forte no poder bruto, e Vegetto como uma fusão mais simples e que possivelmente consegue durar por mais tempo.

O anime de Dragon Ball Super atualmente ainda está em hiato, enquanto o mangá continua avançando normalmente no arco do Prisioneiro da Patrulha Galáctica, que se passa após os eventos do filme Dragon Ball Super: Broly, acompanhando Vegeta e Goku tendo que lidar com o poderoso vilão Moro.

O anime pode ser assistido na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e sempre atrasado com as séries.