Afinal, por qual motivo a Liberação de Fogo parece tão fraca em Naruto?

Sendo uma das bases para o sistema de poder da franquia Naruto, a Transformação da Natureza é uma forma avançada de controle de chakra, que permite a um ninja alterar as propriedades do seu chakra com base em cinco elementos: Fogo, Vento, Relâmpago, Terra e Água.

No entanto, por mais que esses elementos formem um círculo seguindo a lógica de “pedra, papel e tesoura”, ou seja, sempre possuem a vantagem contra um elemento e desvantagem contra outro, muitos fãs podem acabar acreditando que o Fogo é o mais fraco entre os cinco, principalmente pela forma que ele é utilizado ao longo da franquia.

Assim, por mais que a Liberação de Fogo tenha uma enorme variedade de técnicas, a maioria delas são apenas habilidades ofensivas, enquanto outros elementos como Terra e Água também são utilizados de forma defensiva ou dando suporte para outras técnicas.

Além disso, como a maioria dos ataques provenientes da Liberação de Fogo possuem uma execução parecida, com o chakra sendo aquecido do estômago e liberado pela boca, é comum que os ninjas consigam desviar dessas técnicas, passando a impressão que elas não são tão fortes assim.

Um bom exemplo disso ocorreu na primeira vez que Sasuke utilizou a Técnica do Grande Dragão de Fogo na luta contra o seu irmão, com Itachi conseguindo evitar grande parte do dano desse jutsu extremamente poderosa simplesmente desviando do ataque. Mesmo assim, as chamas dessa habilidade possuíam uma temperatura tão alta que serviram para movimentar as correntes de ar e criar nuvens de trovão, que na verdade era parte da preparação de Sasuke para executar o Kirin.

Ou seja, além de saber que a Liberação de Fogo não seria o suficiente para derrotar Itachi, Sasuke optou por desenvolver como o seu golpe final uma técnica baseada na Liberação de Relâmpago, que é bem mais difícil de ser evitada, e realmente atingiu o seu irmão.

Posteriormente, através do Amaterasu, Sasuke conseguiu tornar as suas técnicas de Liberação de Fogo ainda mais poderosas com a Liberação de Chama, uma forma avançada da manipulação de fogo que permite controlar chamas capazes de queimar qualquer coisa no seu caminho.

Os animes de Boruto e Naruto podem ser assistidos na íntegra através da Crunchyroll.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Confira também outras notícias de Naruto:

João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e sempre atrasado com as séries.