Afinal, Goku conseguiria utilizar o Instinto Superior e o Kaioken ao mesmo tempo em Dragon Ball Super?

Dentre os vários elementos introduzidos em Dragon Ball Super, o Instinto Superior é de longe um dos mais interessantes e ainda bastante comentando dentro do fandom na franquia.

Sendo uma técnica difícil de ser dominada até mesmo pelos Deuses da Destruição, o Instinto Superior basicamente permite que um lutador se mova de forma instintiva, com cada parte do seu corpo agindo sem a necessidade dos comandos do cérebro, provocando um drástico aumento dos seus reflexos e velocidade.

No entanto, após ser mostrado que Goku conseguiu utilizar o Kaioken enquanto estava transformado em Super Saiyajin Azul, muitos fãs ainda têm dúvidas se o mesmo poderia ser realizado com o Instinto Superior.

Primeiramente vale lembrar que esse uso conjunto do Super Saiyajin Azul e do Kaioken acabou ultrapassando os limites do corpo de Goku, resultando em dores extremas após a sua utilização e uma dificuldade considerável para controlar o seu Ki. Se toda essa pressão já foi exercida no Super Saiyajin Azul, seria quase inimaginável o corpo de Goku aguentar o Instinto Superior junto com o Kaioken.

Após o final do Torneio do Poder, o próprio Goku admitiu para Vegeta que o seu domínio da forma perfeita do Instinto Superior acabou sendo resultado de todo contexto da última batalha contra Jiren, e que atualmente ele não consegue utilizar essa técnica por vontade própria.

Além disso, diferente das várias formas de Super Saiyajin, que geralmente têm como gatilho a raiva ou algum outro sentimento motivador, o domínio do Instinto Superior em Dragon Ball Super é justamente o oposto disso, com a mente de Goku tendo que ficar completamente livre e calma para que ele consiga utilizar essa técnica.

O anime Dragon Ball Super atualmente se encontra em hiato desde março de 2018, quando finalizou o arco do Torneio do Poder. No mangá, a história continua sendo contada normalmente em um novo arco que ocorre após os eventos do filme Dragon Ball Super: Broly.

O anime pode ser assistido na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e sempre atrasado com as séries.