InícioAnimeDeuses da Destruição - Tudo sobre estes seres em Dragon Ball Super

Deuses da Destruição – Tudo sobre estes seres em Dragon Ball Super

De todas as mais recentes adições à franquia Dragon Ball, poucas foram tão bem recebidas quanto o conceito dos Deuses da Destruição. O filme Batalha dos Deuses de 2013 introduziu Beerus, um personagem que foi afirmado ser o ser mais poderoso em todo o universo, superando em muito os vilões que os Z-Fighters haviam enfrentado antes, inclusive ameaças de nível galáctico como Majin Buu. Ao acordar de seu sono, Beerus partiu em busca do Super Saiyajin Deus.

PUBLICIDADE

Em sua busca, Beerus encontrou os Z-Fighters e desde então se tornou amigo dos mortais. Além disso, Dragon Ball Super introduziu o multiverso e, ao fazer isso, mostrou todos os outros universos com seus próprios Deuses da Destruição.

Apesar de inicialmente parecer uma função maligna e malevolente para alguém ter em seu universo, a série expandiu ainda mais sobre o verdadeiro propósito desses Deuses e quais são suas responsabilidades dentro da ideia maior do multiverso.

PUBLICIDADE

O que são os Deuses da Destruição

Deuses da Destruição - Tudo sobre estes seres em Dragon Ball Super
Reprodução: Dragon Ball Super

O papel das divindades multiversais na série é criar e promover a vida que melhor promove o equilíbrio e a sustentabilidade em seu universo. Ao fazer isso, eles acabam elevando o ‘nível mortal’ de seu universo, o que mostra quão importantes são os papéis dos Deuses da Destruição e dos Kaiohs, tanto que costumava haver um total de 18 universos, mas 6 foram apagados em algum momento do passado por aparentemente não cumprirem seus deveres. Sempre que um limite específico para o nível mortal não é atingido, aquele universo pode ser apagado pelo Grande Zeno.

A principal responsabilidade dos Deuses da Destruição não é simplesmente destruir tudo o que veem. Em vez disso, seu trabalho é manter o equilíbrio no universo eliminando ameaças que impedem seu desenvolvimento geral. Essa ameaça pode ser qualquer coisa, desde planetas descontrolados até civilizações inteiras que estão retardando o universo. Esses Deuses têm um acompanhante Anjo em sua ascensão à divindade, que não apenas serve e aconselha o Deus, mas também o treina.

Os Destruidores trabalham em contraste direto com os Kaiohs Supremos de seu universo, que são encarregados de criar e promover a vida e os planetas em todo o cosmos. Devido a isso, a vida do Kaioh Supremo e do Deus da Destruição de um determinado universo está inextricavelmente ligada, o que significa que se um deles morrer por qualquer motivo, a vida do outro terminará ao mesmo tempo, na tentativa de manter o equilíbrio no universo.

Reprodução: Dragon Ball Super

Outra coisa importante a se observar é o fato de que, ao contrário de seus acompanhantes Anjos e dos Kaiohs Supremos, os Deuses da Destruição não nascem divinos. Isso significa que, apesar de sua natureza divina atual, os Deuses da Destruição não têm raça fixa, em vez disso, nascem como mortais normais que se elevaram a um nível de poder que os levaria à ascensão à divindade. Esse aspecto levou a uma variedade de Deuses muito diferentes de cada universo, sendo Beerus e Champa os únicos dois da mesma espécie.

PUBLICIDADE

Devido ao seu papel no desenvolvimento de um universo, os Deuses da Destruição também devem servir como conselheiros dos Kaiohs Supremos, supervisionando sua função. Como os Kaiohs Supremos são encarregados de criar nova vida, os Deuses da Destruição são encarregados de eliminar a estagnação, um papel que não apenas desenvolve o universo, mas também aprofunda seu ciclo de vida através da destruição e criação contínuas para manter o equilíbrio.

No entanto, a participação ativa no ciclo do universo é bastante rara de se ver, porque quando o Torneio do Poder aconteceu, apenas 4 dos 12 universos foram isentos dele devido a terem um nível mínimo de mortal apropriado, mostrando que a maioria dos Deuses tende a relaxar.

Poderes de um Deus da Destruição

Deuses da Destruição - Tudo sobre estes seres em Dragon Ball Super
Reprodução: Dragon Ball Super
PUBLICIDADE

Como o requisito mais básico para ser um Destruidor é a capacidade de destruir planetas e civilizações inteiras com facilidade, eles devem ser incrivelmente fortes. Portanto, o candidato à posição de Destruidor deve ser imensamente poderoso, algo que foi perfeitamente demonstrado por Beerus no início de Dragon Ball Z: Batalha dos Deuses, quando ele destruiu metade de um planeta inteiro com um único toque de seu dedo.

Além do simples poder destrutivo, os Deuses da Destruição também têm o Ki Divino. Este é um conceito completamente estranho de controle de Ki para a maioria dos seres mortais, pois permite que os Deuses acessem reservas de poder incríveis que aumentam muito sua força física e velocidade.

Isso foi visto em Dragon Ball Super, na primeira temporada, episódio 96, “O Momento Chegou! Para o Mundo do Vazio Onde o Destino dos Universos Será Decidido!”, Quando 3 Deuses da Destruição se enfrentam, aumentando seu Ki Divino e auras destrutivas.

PUBLICIDADE

O poder característico de um Destruidor é o Poder da Destruição, ou, como é mais comumente conhecido, Hakai. Este poder é essencialmente a capacidade de destruir ou apagar qualquer coisa da existência com muito pouco esforço, como visto quando Beerus aniquilou Zamasu sem deixar vestígios.

No entanto, esta não é a única maneira de usar essa habilidade. Também existe a Energia da Destruição, que foi amplamente usada por Ultra Ego Vegeta no arco de Granolah, onde ele usou o Poder da Destruição como rajadas de Ki para ataques de longo alcance e extremamente poderosos.

Beerus também afirmou para Vegeta no início do arco que Hakai também pode ser usado para realizar totalmente a saída destrutiva de qualquer objeto inanimado. Ele demonstrou isso lançando uma pequena pedra em Vegeta, que explodiu com Hakai, resultando em uma explosão de tanta força que jogou Vegeta para longe. É com Hakai que os Deuses da Destruição mostram seu poder aterrorizante, já que galáxias inteiras podem ser apagadas com muito pouco esforço.

PUBLICIDADE

As Regras para um Deus da Destruição

Reprodução: Dragon Ball Super

Como ser um Deus da Destruição depende quase que completamente da força e habilidade de alguém, qualquer pessoa pode ocupar a posição, desde que seja suficientemente forte. Beerus até elogiou a força de Vegeta, dizendo que ele seria um bom candidato a Destruidor em qualquer outro universo. Além disso, um Destruidor também pode eventualmente renunciar à sua posição, como visto com Belmod querendo se aposentar e indicando Toppo como seu substituto.

No entanto, uma pessoa não precisa ser a mais forte em seu universo para se tornar um Deus da Destruição, pois Jiren foi oferecido pela primeira vez a posição, mas a recusou, levando Toppo a se tornar o candidato.

PUBLICIDADE

Além disso, os Deuses da Destruição têm a responsabilidade de supervisionar e promover o desenvolvimento de seu universo por meio do processo de destruição. Se eles se desviarem dessa responsabilidade e o nível mortal de seus universos cair abaixo do requisito mínimo, eles podem enfrentar o apagamento do Grande Zeno.

Os Deuses da Destruição são os seguintes:

  • Iwan – Deus do Universo 1
  • Heles – Deus do Universo 2
  • Mosco/Mule – Deus do Universo 3
  • Quitela – Deus do Universo 4
  • Arak – Deus do Universo 5
  • Champa – Deus do Universo 6
  • Beerus – Deus do Universo 7
  • Liquiir – Deus do Universo 8
  • Sidra – Deus do Universo 9
  • Rumshi – Deus do Universo 10
  • Belmod – Deus do Universo 11
  • Giin – Deus do Universo 12
Reprodução: Dragon Ball Super
PUBLICIDADE

Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.

Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.

Atualmente, o mangá de Dragon Ball Super está adaptando o filme Dragon Ball Super: Super Hero, onde Gohan e Piccolo assumem o protagonismo e deixam Goku e Vegeta treinando após estes terem sido derrotados por Black Freeza.

PUBLICIDADE

Você pode acompanhar o anime de Dragon Ball Super na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.

Já o mangá de Dragon Ball Super é publicado pela Panini no Brasil, e você pode comprá-lo aqui.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.