Afinal, é realmente necessário assistir Dragon Ball Z antes de Dragon Ball Super?

Embora o anime de Dragon Ball Super atualmente esteja em hiato, a produção foi uma das grandes responsáveis por mais uma crescente na popularização da obra de Akira Toriyama, trazendo de volta fãs de longa data e apresentando esse rico universo para uma nova geração.

No entanto, como sabemos que diversos fãs mais novos começaram na franquia já em Dragon Ball Super, uma pergunta tem se tornado cada vez mais frequente no fandom: É realmente necessário assistir Dragon Ball Z?

Bem, se o seu objetivo é entender a totalidade do universo canônico da franquia, o recomentado é que você realmente assista o Dragon Ball original, Dragon Ball Z e Dragon Ball Super, ou leia os seus respectivos mangás. No caso de Dragon Ball Z, boa parte das relações entre os personagens que vimos serem desenvolvidas no Super foram inicialmente construídas e solidificadas nas icônicas sagas de Dragon Ball Z.

Além disso, mesmo sendo um anime de mais de 30 anos, a qualidade da sua animação envelheceu muito bem, assim como a sua dublagem, que não fica devendo em nada comparado aos animes mais recentes. Caso você deseje pular alguns episódios, uma ótima opção é assistir Dragon Ball Z Kai, que é basicamente uma rematerização em HD da obra que corta diversos fillers, se focando principalmente nos quatro grandes arcos do anime: a Saga dos Saiyajins, a Saga de Freeza, a Saga de Cell e a Saga de Majin Boo.

Assistindo essas quatro sagas você já terá mais do que o necessário para entender tudo de Dragon Ball Super. Outra opção interessante é jogar o recente Dragon Ball Z: Kakarot, que passa por todos os eventos do anime e ainda adiciona algumas informações inéditas.

Como bônus, caso você queira adentrar ao universo não canônico da franquia, Dragon Ball GT ainda é uma pedida.

O anime Dragon Ball Super atualmente se encontra em hiato desde março de 2018, quando finalizou o arco do Torneio do Poder. No mangá, a história continua sendo contada normalmente em um novo arco que ocorre após os eventos do filme Dragon Ball Super: Broly.

O anime pode ser assistido na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e sempre atrasado com as séries.