De acordo com dados do Steam Charts e do SteamDB, Artifact, o mais novo card-game da Valve, perdeu mais de 80% da sua base de jogadores em apenas duas semana após o seu lançamento.
Segundo os gráficos de ambos os serviços, como era de se esperar o pico de jogadores de Artifact aconteceu logo depois o seu lançamento quando o game chegou a ter mais de 60 mil jogadores simultâneos. No entanto, depois desse bom começo os números começam a cair consideravelmente.
No dia 5 de dezembro quando o jogo completava uma semana, a média de jogadores já estava em 19 mil, e agora nesta terça-feira (12), completando a sua segundo semana de lançamento o game tem pouco mais de 11 mil jogadores.
Confira os gráficos abaixo:
Grande parte desse desanimo com o jogo parte da estratégia quase desleal da Valve de monetização, que se comparado a outros card-games é simplesmente fora da média. Além de custar R$ 77,99 o valor de algumas cartas no mercado também não é barato, com alguns dos heróis mais raros sendo vendidos há 20, 30 ou até 40 reais. E isso sem falar no preço dos packs e dos ingressos para os eventos.
Dessa forma, mesmo que Artifact seja genuinamente um bom jogo e um card-game bem mais complexo que os atuais do mercado, se a Valve quiser que o game volte a crecer precisará repensar esse sistema de monetização.