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Monetização de Artifact é desleal e simplesmente não faz sentido

Recentemente foi liberado o beta fechado de Artifact, o novo card game da Valve inspirado no universo de Dota 2.

Desde o seu anúncio, muitas expectativas estavam sendo criadas encima do game, principalmente por ser vendido como um card game mais complexo, que contou até mesmo com a colaboração de Richard Garfield, o criador de Magic: The Gathering. No entanto, o modelo de monetização que a Valve está implementando no jogo pode fazê-lo ser um fracasso antes mesmo de sair oficialmente.

Primeiramente, para jogar Artifact você precisa comprar o jogo, que custa US$ 20, só que diferente da maioria dos games que tem o seu preço adaptado para mercados de outras regiões, a conversão do valor de Artifact é direta, ou seja, se você é brasileiro e quiser começar a jogar o game, precisará desembolsar logo de cara R$ 77,99.

Mas o que você ganha comprando o jogo?

Ao comprar Artifact você receberá 10 pacotes de cartas, 5 ingressos de evento e 2 decks iniciais. Os dois decks iniciais são Briga (Verde/Vermelho) e Controle (Azul/Preto). Só que após abrir os seus pacotes e tentar começar a montar os seus primeiros decks, entramos no segundo problema do jogo. A monetização de Artifact não é sustentável, ou seja, você não consegue permanecer jogando e atualizando o seu deck sem gastar mais dinheiro.

Diferente de Hearthstone, por exemplo, onde é possível comprar pacotes de cartas apenas com gold que você consegue ao vencer partidas ou completar missões, em Artifact você só consegue novos pacotes comprando-os por US$ 2 ou adquirindo os ingressos de evento que são vendidos em pacotes de cinco por US$ 4,95.

E se isso não fosse problemático o suficiente, o sistema de aleatoriedade dos pacotes do jogo também não faz sentido, já que é possível tirar nos pacotes cartas do deck inicial, sendo que elas não serviram nem mesmo para serem trocadas no mercado do Steam, já que todos os jogadores que compraram o jogo terão acesso a elas.

Os modos gratuitos de Artifact são Convocação de Guerra e Construção Casual, o primeiro permite que você escolha entre seis decks pré-definidos e jogue contra um adversário nessas mesmas condições, já o segundo é basicamente um treinamento contra bots. Nenhum desses modos oferece qualquer recompensa na forma de pacotes ou ingressos.

A monetização extremamente predatória da Valve obviamente não gerou uma boa repercussão na comunidade, diversos jogadores profissionais e streamers como Swimstrim, Kripparian e Disguised Toast, mostram bastante descontentamento com essa modelo.

Com tantas reclamações, a Valve recentemente informou que lançará uma atualização para tentar corrigir alguns desses problemas, os dois principais pontos que serão alterados na próxima versão do beta de Artifact é uma função para os jogadores treinarem os modos de escolha sem precisar pagar ingressos e um sistema que permitirá reciclar cartas repetidas em troca de ingressos de evento.

Artifact será lançado dia 28 de novembro.

João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes e sempre atrasado com as séries. O segundo Blizzardboy do Critical Hits.

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