Categorias: Artigos

Monetização de Artifact é desleal e simplesmente não faz sentido

Recentemente foi liberado o beta fechado de Artifact, o novo card game da Valve inspirado no universo de Dota 2.

Desde o seu anúncio, muitas expectativas estavam sendo criadas encima do game, principalmente por ser vendido como um card game mais complexo, que contou até mesmo com a colaboração de Richard Garfield, o criador de Magic: The Gathering. No entanto, o modelo de monetização que a Valve está implementando no jogo pode fazê-lo ser um fracasso antes mesmo de sair oficialmente.

Primeiramente, para jogar Artifact você precisa comprar o jogo, que custa US$ 20, só que diferente da maioria dos games que tem o seu preço adaptado para mercados de outras regiões, a conversão do valor de Artifact é direta, ou seja, se você é brasileiro e quiser começar a jogar o game, precisará desembolsar logo de cara R$ 77,99.

Mas o que você ganha comprando o jogo?

Ao comprar Artifact você receberá 10 pacotes de cartas, 5 ingressos de evento e 2 decks iniciais. Os dois decks iniciais são Briga (Verde/Vermelho) e Controle (Azul/Preto). Só que após abrir os seus pacotes e tentar começar a montar os seus primeiros decks, entramos no segundo problema do jogo. A monetização de Artifact não é sustentável, ou seja, você não consegue permanecer jogando e atualizando o seu deck sem gastar mais dinheiro.

Diferente de Hearthstone, por exemplo, onde é possível comprar pacotes de cartas apenas com gold que você consegue ao vencer partidas ou completar missões, em Artifact você só consegue novos pacotes comprando-os por US$ 2 ou adquirindo os ingressos de evento que são vendidos em pacotes de cinco por US$ 4,95.

E se isso não fosse problemático o suficiente, o sistema de aleatoriedade dos pacotes do jogo também não faz sentido, já que é possível tirar nos pacotes cartas do deck inicial, sendo que elas não serviram nem mesmo para serem trocadas no mercado do Steam, já que todos os jogadores que compraram o jogo terão acesso a elas.

Os modos gratuitos de Artifact são Convocação de Guerra e Construção Casual, o primeiro permite que você escolha entre seis decks pré-definidos e jogue contra um adversário nessas mesmas condições, já o segundo é basicamente um treinamento contra bots. Nenhum desses modos oferece qualquer recompensa na forma de pacotes ou ingressos.

A monetização extremamente predatória da Valve obviamente não gerou uma boa repercussão na comunidade, diversos jogadores profissionais e streamers como Swimstrim, Kripparian e Disguised Toast, mostram bastante descontentamento com essa modelo.

Com tantas reclamações, a Valve recentemente informou que lançará uma atualização para tentar corrigir alguns desses problemas, os dois principais pontos que serão alterados na próxima versão do beta de Artifact é uma função para os jogadores treinarem os modos de escolha sem precisar pagar ingressos e um sistema que permitirá reciclar cartas repetidas em troca de ingressos de evento.

Artifact será lançado dia 28 de novembro.

João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes e sempre atrasado com as séries. O segundo Blizzardboy do Critical Hits.

Disqus Comments Loading...

Posts Recentes

Capítulo mais recente de My Hero Academia estabelece uma dolorosa conexão entre Shigaraki e Midoriya

O capítulo 238 do mangá de My Hero Academia foi provavelmente um dos mais importantes da obra, já que finalmente…

20 minutos atrás

Nikolaj Coster-Waldau revela como os atores de Game of Thrones acompanhavam as críticas dos fãs aos episódios

Por mais que Game of Thrones tenha sido uma das séries mais adoradas e aclamadas dos últimos tempos, a sua…

37 minutos atrás

Epic Games Store e Fortnite ajustarão os preços para real

Depois de uma longa espera por parte dos jogadores, a Epic Games finalmente anunciou uma mudança de preço nos jogos…

1 hora atrás

Masashi Kishimoto revela o rank ninja de Sai em Naruto Shippuden, e ele é totalmente diferente do que esperávamos

Quando Boruto: Naruto Next Generations começou, um dos aspectos mais interessante da sequência era observar como estavam os personagens que…

1 hora atrás

Akira Toriyama revela qual personagem de Dragon Ball Super ele não gosta, mas continua a colocá-lo na história

Dragon Ball é um dos animes mais famosos e bem sucedidos de todos os tempos, e boa parte deste sucesso…

2 horas atrás

Mod adiciona modo fácil a Sekiro: Shadows Die Twice

O lançamento de Sekiro: Shadowns Die Twice foi bastante comentado internet a fora. Em partes pela qualidade do jogo, mas…

3 horas atrás

Este website utiliza cookies