Star Wars – Por que os Padawans têm tranças antes de virarem Jedi

Além de ser uma das mais populares e lucrativas franquias do mundo, Star Wars possui uma rica construção do seu universo, especialmente focada nos Jedi, com inúmeros detalhes sobre as suas origens e tradições sendo explorados tanto no universo canônico como pelas histórias do selo Legends.

Assim, existem diversos aspectos da Ordem Jedi que até mesmo os fãs mais aficionados podem não entender muito bem, e um deles é sobre as famosas tranças usadas pelos Padawans durante o seu período de treinamento.

Utilizada por Obi-Wan em A Ameaça Fantasma, e posteriormente por Anakin em Ataque dos Clones, essa única trança longa geralmente aparece atrás da orelha direita do Padawan, embora alguns pequenos erros de continuidade nos filmes às vezes a coloquem do lado oposto.

De qualquer forma, essa trança possui como principal objetivo indicar justamente a posição de alguém dentro da Ordem Jedi. Assim, quando um Padawan finaliza o seu treinamento, a trança é cortada com o seu sabre de luz, indicando oficialmente que ele ou ela se tornou um Cavaleiro Jedi.

No caso de espécies que não possuem pelos na cabeça, como é o caso dos Togrutas, espécie de Ahsoka Tano, eles utilizam cotas decorativas que podem ficar enroladas no seu pulso, penduradas na orelha ou em algum outro lugar da cabeça. Outro detalhe importante é que se o Padawan abandonar o treinamento sem se tornar um Jedi a sua trança é arrancada, assim como aconteceu com Tano após ela ser acusada de traição, embora posteriormente ela tenha recebido a trança de volta.

Recentemente, tivemos o lançamento do trailer da segunda temporada de The Mandalorian, série exclusiva do Disney+ que retorna no dia 30 de outubro. Já o filme mais recente da franquia é Star Wars: A Ascensão Skywalker, que finalizou a nova trilogia e você pode conferir a nossa crítica aqui.

Confira também:

João Victor Albuquerque

Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e séries, mas sempre atrasado com todos eles.

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade