Netflix está sendo processada pelo uso de uma frase em Bandersnatch

Depois de ter tido problemas com o Templo Satânico pelo uso indevido da estátua do Baphomet, a Netflix agora está sendo processada novamente, dessa vez pelo uso de uma frase em Bandersnatch.

A empresa responsável pelo processo é a editora americana Chooseco, que processa a gigante do streaming pelo uso não autorizado da frase “Choose Your Own Adventure” (Escolha Sua Própria Aventura).

Segundo o documento do processo, a Netflix estava negociando com a Chooseco a licença dessa frase desde 2016, mas a editora afirma que a ela nunca obteve a permissão para usá-la.

Após a liberação do episódio interativo Bandersnatch no final do ano passado, a Chooseco abriu uma queixa judicial onde pede a quantia de US$ 25 milhões em indenização pelo uso indevido da frase que originalmente é associada aos livros infantis da Chooseco.

De acordo com o processo, “A Chooseco e a Netflix se envolveram em extensas negociações que estavam em andamento há vários anos, mas a Netflix não recebeu uma licença. Pelo menos uma vez antes do lançamento de Bandersnatch, a Chooseco enviou uma solicitação por escrito para a Netflix pedindo a interrupção do uso da marca CHOOSE YOUR OWN ADVENTURE em conexão com o marketing do episódio”.

A reclamação da Chooseco ainda aponta especificamente para uma cena do episódio, onde Stefan Butler, personagem interpretado por Fionn Whitehead, explica para o seu pai que o jogo que ele vai lançar é como um livro de “Escolha Sua Própria Aventura”.

A Netflix ainda não se pronunciou oficialmente mas caso não haja um acordo como aconteceu no caso do Templo Satânico, provavelmente a Netflix irá alegar “fair us” (uso aceitável), já que mesmo na divulgação de Bandersnatch o uso da frase “Choose Your Own Adventure” foi bastante evitado. Além de que na fala do personagem no episódio, a frase se encontra em um contexto e não tentando fazer referência a uma marca.

Bandersnatch e as outras quatro temporadas de Black Mirror estão disponíveis exclusivamente na Netflix.

João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e sempre atrasado com as séries.

Este website utiliza cookies