Categorias: Cinema e TV

Netflix está sendo processada pelo uso de uma frase em Bandersnatch

Depois de ter tido problemas com o Templo Satânico pelo uso indevido da estátua do Baphomet, a Netflix agora está sendo processada novamente, dessa vez pelo uso de uma frase em Bandersnatch.

A empresa responsável pelo processo é a editora americana Chooseco, que processa a gigante do streaming pelo uso não autorizado da frase “Choose Your Own Adventure” (Escolha Sua Própria Aventura).

Segundo o documento do processo, a Netflix estava negociando com a Chooseco a licença dessa frase desde 2016, mas a editora afirma que a ela nunca obteve a permissão para usá-la.

Após a liberação do episódio interativo Bandersnatch no final do ano passado, a Chooseco abriu uma queixa judicial onde pede a quantia de US$ 25 milhões em indenização pelo uso indevido da frase que originalmente é associada aos livros infantis da Chooseco.

De acordo com o processo, “A Chooseco e a Netflix se envolveram em extensas negociações que estavam em andamento há vários anos, mas a Netflix não recebeu uma licença. Pelo menos uma vez antes do lançamento de Bandersnatch, a Chooseco enviou uma solicitação por escrito para a Netflix pedindo a interrupção do uso da marca CHOOSE YOUR OWN ADVENTURE em conexão com o marketing do episódio”.

A reclamação da Chooseco ainda aponta especificamente para uma cena do episódio, onde Stefan Butler, personagem interpretado por Fionn Whitehead, explica para o seu pai que o jogo que ele vai lançar é como um livro de “Escolha Sua Própria Aventura”.

A Netflix ainda não se pronunciou oficialmente mas caso não haja um acordo como aconteceu no caso do Templo Satânico, provavelmente a Netflix irá alegar “fair us” (uso aceitável), já que mesmo na divulgação de Bandersnatch o uso da frase “Choose Your Own Adventure” foi bastante evitado. Além de que na fala do personagem no episódio, a frase se encontra em um contexto e não tentando fazer referência a uma marca.

Bandersnatch e as outras quatro temporadas de Black Mirror estão disponíveis exclusivamente na Netflix.

João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes e sempre atrasado com as séries. O segundo Blizzardboy do Critical Hits.

Posts Recentes

id Software responde às críticas feitas à Interface de Usuário de Doom Eternal

Durante a E3 deste ano tivemos a oportunidade de ver um pouco mais de Doom Eternal em ação. O game…

37 minutos atrás

Hideo Kojima explica porque todos os jogos dele têm “A Hideo Kojima Game” na capa

Por mais que existam grandes diretores no mercado de desenvolvimento de jogos, dificilmente você os verá sendo tratados como grandes…

41 minutos atrás

Este é o motivo pelo qual Sasuke não conseguiu suprimir o chakra da Kurama na luta final deles em Naruto Shippuden

Em um certo momento de Naruto Shippuden, num confronto mais emocional que físico entre Sasuke e Naruto, o Uchiha entrou…

44 minutos atrás

Atriz de Sansa se posiciona sobre polêmica fala sobre abuso em Game of Thrones

Se a série de Game of Thrones chegou ao fim, as controvérsias geradas nas duas últimas temporadas ainda terão vida…

51 minutos atrás

Estas são as alturas dos alunos da Turma 1-A de My Hero Academia

Uma das características mais marcantes de My Hero Academia é a sua incrível variabilidade de personagens, principalmente entre os alunos…

2 horas atrás

Niantic processa desenvolvedores da versão hackeada de Pokémon GO, PokeGo++

A Niantic ficou conhecida após o lançamento estrondoso de Pokémon Go e mais recentemente por Harry Potter: Wizards Unite. Mas…

2 horas atrás

Este website utiliza cookies