Depois de ter tido problemas com o Templo Satânico pelo uso indevido da estátua do Baphomet, a Netflix agora está sendo processada novamente, dessa vez pelo uso de uma frase em Bandersnatch.
A empresa responsável pelo processo é a editora americana Chooseco, que processa a gigante do streaming pelo uso não autorizado da frase “Choose Your Own Adventure” (Escolha Sua Própria Aventura).
Segundo o documento do processo, a Netflix estava negociando com a Chooseco a licença dessa frase desde 2016, mas a editora afirma que a ela nunca obteve a permissão para usá-la.
Após a liberação do episódio interativo Bandersnatch no final do ano passado, a Chooseco abriu uma queixa judicial onde pede a quantia de US$ 25 milhões em indenização pelo uso indevido da frase que originalmente é associada aos livros infantis da Chooseco.
De acordo com o processo, “A Chooseco e a Netflix se envolveram em extensas negociações que estavam em andamento há vários anos, mas a Netflix não recebeu uma licença. Pelo menos uma vez antes do lançamento de Bandersnatch, a Chooseco enviou uma solicitação por escrito para a Netflix pedindo a interrupção do uso da marca CHOOSE YOUR OWN ADVENTURE em conexão com o marketing do episódio”.
A reclamação da Chooseco ainda aponta especificamente para uma cena do episódio, onde Stefan Butler, personagem interpretado por Fionn Whitehead, explica para o seu pai que o jogo que ele vai lançar é como um livro de “Escolha Sua Própria Aventura”.
A Netflix ainda não se pronunciou oficialmente mas caso não haja um acordo como aconteceu no caso do Templo Satânico, provavelmente a Netflix irá alegar “fair us” (uso aceitável), já que mesmo na divulgação de Bandersnatch o uso da frase “Choose Your Own Adventure” foi bastante evitado. Além de que na fala do personagem no episódio, a frase se encontra em um contexto e não tentando fazer referência a uma marca.
Bandersnatch e as outras quatro temporadas de Black Mirror estão disponíveis exclusivamente na Netflix.