Cinema e TV

Entenda por que Qui-Gon e Obi-Wan não foram páreos para Darth Maul no Episódio I de Star Wars

O Episódio I de Star Wars é tido por muitos fãs da série como sendo o mais enfadonho e enrolão de todos, justamente por apresentar algumas cenas que aparentemente, não fazem muito sentido. Uma das cenas que sempre incomodou parte do fandom de Star Wars é a da batalha final entre Qui-Gon Jin, Obi-Wan Kenobi e Darth Maul, onde o Sith sozinho consegue dar conta de um Mestre Jedi e de um Padawan, sem maiores problemas.

A diferença de poder entre o Sith e os Jedi em si não era um problema, mas a falta de uma justificativa para esta aparente diferença, sim. O fato incomodou o fandom por tanto tempo, que parte dos fãs defendia a teoria de que a proeza com sabre de luz de Darth Maul só era maior, pois George Lucas precisava de uma boa cena de ação no final do filme.

Se a teoria é verdadeira ou não, nunca saberemos. Contudo, eis que finalmente temos uma boa explicação que justifica a diferença nas habilidades dos Jedi e de Darth Maul em Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma.

Esta justificativa foi apresentada no livro Star Wars: Into The Dark, de autoria de Claudia Gray e que foi lançado recentemente – sem tradução por enquanto. O enredo se passa cerca de 200 anos antes do Episódio I, e mostra a próspera e convicta Alta República, onde os Jedi dominavam a Galáxia e as forças Sith minguavam cada dia mais.

Como eram poucos os Jedis que acabavam cedendo à tentação do Lado Negro, e além disso, como existiam poucos registros de novos Lordes Siths aparecendo através da Galáxia, é dito no livro que o Conselho Jedi passou a determinar que o treino e o aprimoramento com o sabre de luz não deveria mais ser uma prioridade para os Jedi, uma vez que a batalha contra Siths não seria mais tão recorrente.

Desta forma, cada Jedi passou a aprender “o básico” do combate com sabre de luz, e passou a dedicar mais tempo no domínio da força. O resultado foi visto 200 anos mais tarde, quando vimos um Mestre Jedi experiente como Qui-Gon Jin não sendo páreo para as habilidades de Darth Maul.

Confira também:

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade