Entenda por que Qui-Gon e Obi-Wan não foram páreos para Darth Maul no Episódio I de Star Wars

O Episódio I de Star Wars é tido por muitos fãs da série como sendo o mais enfadonho e enrolão de todos, justamente por apresentar algumas cenas que aparentemente, não fazem muito sentido. Uma das cenas que sempre incomodou parte do fandom de Star Wars é a da batalha final entre Qui-Gon Jin, Obi-Wan Kenobi e Darth Maul, onde o Sith sozinho consegue dar conta de um Mestre Jedi e de um Padawan, sem maiores problemas.

Critical Hits
Entre nos canais oficiais do Critical Hits e acompanhe as últimas notícias, guias e novidades sobre games, animes e cultura pop

A diferença de poder entre o Sith e os Jedi em si não era um problema, mas a falta de uma justificativa para esta aparente diferença, sim. O fato incomodou o fandom por tanto tempo, que parte dos fãs defendia a teoria de que a proeza com sabre de luz de Darth Maul só era maior, pois George Lucas precisava de uma boa cena de ação no final do filme.

Critical Hits
Entre nos grupos de promoções do Critical Hits e receba as melhores ofertas de games, tecnologia e cultura geek

Se a teoria é verdadeira ou não, nunca saberemos. Contudo, eis que finalmente temos uma boa explicação que justifica a diferença nas habilidades dos Jedi e de Darth Maul em Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma.

PUBLICIDADE

Esta justificativa foi apresentada no livro Star Wars: Into The Dark, de autoria de Claudia Gray e que foi lançado recentemente – sem tradução por enquanto. O enredo se passa cerca de 200 anos antes do Episódio I, e mostra a próspera e convicta Alta República, onde os Jedi dominavam a Galáxia e as forças Sith minguavam cada dia mais.

Como eram poucos os Jedis que acabavam cedendo à tentação do Lado Negro, e além disso, como existiam poucos registros de novos Lordes Siths aparecendo através da Galáxia, é dito no livro que o Conselho Jedi passou a determinar que o treino e o aprimoramento com o sabre de luz não deveria mais ser uma prioridade para os Jedi, uma vez que a batalha contra Siths não seria mais tão recorrente.

Desta forma, cada Jedi passou a aprender “o básico” do combate com sabre de luz, e passou a dedicar mais tempo no domínio da força. O resultado foi visto 200 anos mais tarde, quando vimos um Mestre Jedi experiente como Qui-Gon Jin não sendo páreo para as habilidades de Darth Maul.

Confira também:

João Víctor Sartor
João Víctor Sartorhttp://criticalhits.com.br
João Víctor Sartor é colaborador e sex-symbol do Critical Hits. Admirador das boas histórias, almeja de verdade escrever um livro algum dia. Divide seu tempo entre à leitura, jogatina, trabalho, engenharia e quando sobra tempo, vive.