InícioAnimeSuguru Geto - Tudo sobre o personagem de Jujutsu Kaisen

Suguru Geto – Tudo sobre o personagem de Jujutsu Kaisen

PUBLICIDADE

De todos os personagens de Jujutsu Kaisen, Suguru Geto é certamente um dos mais intrigantes e com um passado muito interessante, além de ter uma habilidade muito forte.

PUBLICIDADE

Confira tudo sobre Suguru Geto de Jujutsu Kaisen

Durante o arco do Inventário Oculto, que foi mostrado nos primeiros cinco episódios da segunda temporada de Jujutsu Kaisen, os fãs viram como o mundo do Jujutsu era há 10 anos, antes da configuração da trama principal.

Aqui, os fãs foram apresentados a Satoru Gojo e Suguru Geto em sua adolescência, como dois jovens e aspirantes a melhores amigos que sempre se aventuravam em missões perigosas juntos, nunca temendo porque tinham um ao outro ao lado.

PUBLICIDADE

No entanto, à medida que o arco avançava, começou a mostrar uma mudança na forma como suas visões sobre o mundo mudavam. Foi quando os fãs eventualmente viram Geto começar seu caminho como um vilão, sacrificando nada para alcançar seus objetivos e constantemente entrando em conflito com Gojo, pois ambos queriam coisas diferentes. Portanto, vamos dar uma olhada na queda de Geto para o mal e explicar por que isso aconteceu, em um dos arcos de desenvolvimento de personagem mais incríveis já criados!

O arco do Inventário Oculto foi quando os fãs foram apresentados a Suguru Geto adequadamente e viram por que ele significava tanto para Gojo. Em sua adolescência, o período em que este arco se passa, tanto Geto quanto Gojo eram feiticeiros que estudavam na Escola de Jujutsu de Tóquio e eram melhores amigos por muitas razões.

O fato de ambos estarem originalmente em pé de igualdade quando se tratava de força foi um dos maiores aspectos de por que eles se davam tão bem em primeiro lugar, pois eram os únicos que podiam se entender devido às suas semelhanças.

Suguru Geto - Tudo sobre o personagem de Jujutsu Kaisen
Reprodução: Jujutsu Kaisen

O Limitless de Gojo não estava completamente realizado na época, motivo pelo qual a Manipulação de Espíritos Amaldiçoados de Suguru  Geto era poderosa o suficiente para mantê-los em uma escala relativa.

Devido à sua força estar em um nível muito acima de todos os outros, ambos foram designados como Feiticeiros de Grau Especial, um título que era mantido apenas por eles e por Yuki Tsukumo. Isso significava que a missão mais perigosa e difícil seria atribuída a ambos quando os superiores sentissem que apenas os feiticeiros mais fortes poderiam lidar com ela.

PUBLICIDADE

É aqui que a Associação do Vaso do Tempo entra em jogo. Em resumo, o Mestre Tengen é um líder feiticeiro imortal que precisa evoluir transferindo-se para um novo recipiente de tempos em tempos, caso contrário, poderia transcender a humanidade e se tornar um Espírito Amaldiçoado muito poderoso.

Assim, um novo recipiente é escolhido na forma de Riko Amanai, uma estudante que Suguru  Geto e Gojo são encarregados de transportar e proteger da organização, já que a Associação do Vaso do Tempo adora o Mestre Tengen e vê sua fusão com um humano como impura.

Portanto, esta Associação contrata o infame Assassino de Feiticeiros, Toji Fushiguro, a única pessoa qualificada para assassinar Riko e passar por cima de seus dois guarda-costas de Grau Especial. Toji acaba tendo sucesso em sua missão, matando Riko e derrotando ambos os feiticeiros de Jujutsu mais fortes devido ao seu planejamento estratégico e habilidades, e, ao fazer isso, desencadeia uma série de eventos que mudaram o curso do mundo de Jujutsu.

PUBLICIDADE

Uma Mudança em Ideais

Suguru Geto - Tudo sobre o personagem de Jujutsu Kaisen
Reprodução: Jujutsu Kaisen

Quando o arco começou, tanto Gojo quanto Suguru  Geto eram personagens que, apesar de serem melhores amigos, tinham visões muito diferentes do mundo e de seus papéis nele. Como eram os mais fortes e conheciam a força pura melhor do que qualquer outra pessoa, Gojo argumentava que o papel dos fortes era alcançar a força e se isolar efetivamente dos fracos, já que ninguém mais poderia entendê-los.

Suguru Geto, no entanto, pensava exatamente o oposto. Ele afirmava que os fortes existem apenas para proteger aqueles que não podem se proteger. Ele dizia que aqueles nascidos com habilidades como as deles tinham o dever solene de dar voz e poder aos fracos e, ao fazer isso, também elevar o poder e a força daqueles aparentemente abaixo deles. Essas opiniões frequentemente os colocavam em desacordo, mas nunca realmente atrapalharam sua amizade até mais tarde.

PUBLICIDADE

Durante o tempo com Riko e Kuroi, os Graus Especiais acabaram se apegando muito a eles. No entanto, apesar de se aproximarem e quererem protegê-los, eles ainda são mortos por Toji no final do arco. Isso foi um evento que causou uma mudança nas visões de Gojo e Geto, pois Gojo agora acreditava no que Geto havia dito no início do arco, ao simpatizar com os fracos.

Gojo finalmente percebeu que os fracos também têm um papel neste mundo e que suas vidas são tão importantes, mesmo que não possam se defender. Ele mudou seu pensamento e descobriu que deveria servir e proteger os fracos onde eles mesmos não podiam, depois de se aproximar de Riko e Kuroi e descobrir que seu melhor amigo Suguru  Geto tinha estado certo o tempo todo.

Suguru Geto - Tudo sobre o personagem de Jujutsu Kaisen
Reprodução: Jujutsu Kaisen
PUBLICIDADE

Ele sabia que ser forte não significava necessariamente ficar isolado, mas também poderia levar ao cultivo de aliados mais fortes e capazes que poderiam então ajudar ainda mais pessoas e mudar a sociedade de Jujutsu para melhor.

Geto, por outro lado, mudou suas opiniões de uma maneira muito mais extrema e fanática. Ele sempre tinha a opinião de que os fortes deveriam proteger os fracos e que era seu dever inerente fazê-lo. Ele também havia se aproximado bastante de Riko e Kuroi, assim como Gojo, devido ao qual deu a Riko a opção de escapar e viver o resto de sua vida como ela quisesse, sem se tornar um Vaso de Plasma Estelar para o Mestre Tengen.

Mas, assim que ela decidiu viver sua vida, Toji a matou nas sombras. Isso foi o início da queda de Suguru Geto, porque agora ele começou a detestar a fraqueza. Ele pensou que se Riko tivesse sido forte o suficiente para se proteger, ele e Gojo não seriam necessários e Riko não teria que morrer, o que por sua vez não o faria se sentir horrível.

PUBLICIDADE

Os eventos do arco do Inventário Oculto também provocaram uma mudança no equilíbrio dos mais fortes, já que Gojo foi capaz de perceber seu potencial máximo ao aprender e se curar de sua Técnica Amaldiçoada Reversa e aperfeiçoar seu Limitless.

Reprodução: Jujutsu Kaisen

Isso acabaria colocando Gojo em um nível mais alto de força do que mesmo Suguru  Geto. Geto sabia que a mudança no poder significava que seu melhor amigo era agora o feiticeiro indiscutivelmente mais forte e ninguém poderia igualá-lo, o que levou Gojo a ser chamado e usado em missões especiais apenas por si mesmo, resultando em ambos passando ainda menos tempo juntos. O impacto da morte de Riko e Kuroi em Geto foi grande e se agravou quando Gojo foi buscar o corpo de Riko na Associação do Vaso do Tempo, onde ambos os Graus Especiais foram recebidos com aplausos ensurdecedores que celebravam a morte da jovem.

PUBLICIDADE

Gojo até disse a Geto que poderia matá-los todos com um único golpe, mas Suguru Geto pediu para ele parar porque, nessa fase, Geto ainda estava tentando se apegar às suas ideias e não queria desistir da pessoa em que sabia que estava se tornando.

Embora Gojo concordasse com o pedido de Geto, ele disse que fazer isso era inútil, ao que Geto respondeu dizendo que isso ainda era dever dos fortes e eles deveriam proteger os fracos e os não-feiticeiros, mesmo que soubesse que esses não-feiticeiros não valiam a pena proteger.

Reprodução: Jujutsu Kaisen
PUBLICIDADE

Suguru Geto também foi provocado por sua derrota para Toji porque um ‘macaco’ autoproclamado sem energia amaldiçoada foi capaz de derrotá-lo e a Gojo, mas, ao contrário de Gojo, ele não podia ficar mais forte para se vingar.

Quando as coisas estavam parecendo o mais sombrias possível para Geto, ele encontrou o terceiro feiticeiro de Grau Especial, Yuki Tsukumo, que lhe contou sobre seu mundo ideal, um que não tinha Espíritos Amaldiçoados. Vendo como esses espíritos eram feitos de emoções negativas de não-feiticeiros, isso despertou um novo plano e ódio por não-feiticeiros dentro de Geto.

A partir daí, Suguru Geto começaria a trabalhar em seu plano de criar um mundo sem não-feiticeiros. Como ele os culpava como se fossem a razão pela qual maldições e infortúnios existiam, eliminá-los seria cortar o problema pela raiz. Seu ódio o cegou a ponto de nem mesmo seus próprios pais estarem seguros desse plano, culminando em seu confronto final com Gojo no final de Jujutsu Kaisen 0.

PUBLICIDADE

A técnica amaldiçoada de Suguru Geto em Jujutsu Kaisen

Reprodução: Jujutsu Kaisen

A Técnica Amaldiçoada de Suguru Geto é a Manipulação de Espírito Amaldiçoado, uma habilidade incrivelmente rara que lhe permite invocar e manipular espíritos amaldiçoados genuínos tão livremente quanto outros feiticeiros fazem com os shikigami. Como outras técnicas amaldiçoadas, a Manipulação de Espíritos tem algumas regras específicas anexadas.

Suguru Geto só tem acesso a espíritos amaldiçoados que ele absorveu anteriormente depois de derrotá-los em batalha, mas ele pode instantaneamente assumir o controle de espíritos amaldiçoados mais fracos em sua vizinhança. Uma vez que Geto absorve uma maldição, sua energia amaldiçoada é adicionada à sua, efetivamente tornando-o mais forte após cada exorcismo bem-sucedido.

PUBLICIDADE

Depois de derrotar ou enfraquecer uma maldição, Geto começa o processo de absorvê-los criando uma massa esférica de energia amaldiçoada em suas palmas e sugando a maldição nela. Uma vez que a maldição está totalmente integrada na bola, Geto completa a absorção engolindo a bola. Quando o vilão engole uma maldição, seu controle sobre ela é absoluto.

Reprodução: Jujutsu Kaisen

Não importa o quão enfraquecido ele esteja, ou sua distância da maldição, ela sempre agirá de acordo com seus desejos quando for liberada. As únicas maldições imunes a este processo são aquelas com energia amaldiçoada extraordinariamente alta ou aquelas com qualquer relacionamento pré-existente com outros feiticeiros vivos.

PUBLICIDADE

Geto pode liberar cada uma de suas maldições individualmente para causar estragos por conta própria, ou combinar todos os espíritos que possui com sua técnica máxima chamada Uzumaki.

Até agora, Uzumaki foi apresentado em duas formas: um ataque que transforma todos os espíritos de Geto em pura energia amaldiçoada que ele então dispara em seus oponentes, e uma forma mais passiva que Kenjaku reconheceu como o verdadeiro valor da técnica. Quando Espíritos Amaldiçoados com um nível superior ao Grau 1 são incorporados em Uzumaki, Geto pode extrair suas próprias técnicas amaldiçoadas e usá-las como se fossem suas.

Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.

PUBLICIDADE

Os capítulos individuais são compilados em volume tankobon, e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento, e você pode comprar o mangá de Jujutsu Kaisen aqui.

Jujutsu Kaisen conta a história de Yuji Itadori, um jovem gênio do atletismo que acaba juntando-se a um clube de ocultismo e então descobrindo ser o receptáculo perfeito para Ryomen Sukuna, a maldição mais poderosa de todos os tempos.

Os personagens de Jujutsu Kaisen são um dos grandes pontos altos deste mangá, que atualmente é um dos mais populares do Japão.

PUBLICIDADE

Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen teve sua primeira temporada exibida em 2020 no Japão na Crunchyroll, com uma segunda temporada em exibição agora em 2023.

Ele é de resposabilidade da Mappa, mesma responsável pela temporada final de Shingeki no Kyojin. Já o mangá de Jujutsu Kaisen é publicado no Brasil pela Panini.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.