Os Seis Olhos de Gojo são uma das técnicas mais poderosas do universo de Jujutsu Kaisen, mas como eles funcionam e o que você precisa saber sobre eles?
No post de hoje, nós respondemos esta e mais perguntas.
Jujutsu Kaisen faz um trabalho muito claro e conciso ao mostrar quem são os personagens mais poderosos logo no início. Isso acaba estabelecendo um framework incrível, bem como uma hierarquia de poder muito fácil de definir no mundo. Desde sua introdução na série, Gojo é notório na sociedade Jujutsu por ser um feiticeiro tão incrivelmente poderoso que ele está em um nível totalmente diferente, mesmo dos feiticeiros mais fortes.
No entanto, a razão para esse nível de poder não se deve apenas às capacidades ofensivas e defensivas de sua técnica sem limites, mas também ao incrível aumento na percepção e controle de sua energia amaldiçoada que lhe é concedido com seus Seis Olhos. Devido a isso, Yuta Okkotsu, outro feiticeiro de Grau Especial, afirmou que, apesar de ele ter a maior quantidade de energia amaldiçoada de todos na série, os Seis Olhos de Gojo lhe concedem um controle magistral de sua energia, fazendo parecer que a energia amaldiçoada de Gojo é efetivamente ilimitada.
História dos Seis Olhos
Os Seis Olhos são um dom herdado que é único para o clã Gojo. Juntamente com a técnica exclusiva do clã chamada Sem Limites, os Seis Olhos são mais um aspecto que é transmitido e herdado por novos membros quando nascem. No entanto, ao contrário de Sem Limites, essa habilidade não é concedida a todos no clã. A combinação de Sem Limites e Seis Olhos em um único usuário é tão rara que Satoru foi o primeiro membro do clã Gojo a nascer com ambos em cerca de 400 anos.
No mundo de Jujutsu Kaisen, os Seis Olhos sempre estiveram ligados ao Recipiente de Plasma Estelar e ao Mestre Tengen pelo destino, o que significa que essa técnica está sempre ligada a eles sempre que se manifesta em um usuário. No passado, enquanto tentava alcançar seus objetivos, Kenjaku foi derrotado por usuários dos Seis Olhos duas vezes em momentos diferentes. Após sofrer sua segunda derrota, Kenjaku iria matar outro portador dos Seis Olhos apenas um mês após seu nascimento.
No entanto, apesar de Kenjaku repetidamente matar o Recipiente de Plasma Estelar, os Seis Olhos sempre pareciam reaparecer ao lado do Recipiente no dia da fusão com o Mestre Tengen. No entanto, no arco do Inventário Oculto, Toji Fushiguro cortaria essa conexão. Isso ocorreu porque ele era uma pessoa que havia se afastado completamente do destino devido à sua falta de energia amaldiçoada, destruindo seus destinos com seu envolvimento e, por fim, levando Gojo a ser selado no Reino Prisional por Kenjaku.
Como funcionam os Seis Olhos?
Ao contrário de Sem Limites, os Seis Olhos não são uma técnica. Em vez disso, é definido como sendo um dom herdado muito raro que é único para o clã Gojo. A maneira como os Seis Olhos funcionam é concedendo ao usuário uma percepção incrível de energia amaldiçoada, bem como um domínio completo sobre a sua própria. Em toda a história registrada, nunca houve dois usuários dos Seis Olhos presentes ao mesmo tempo.
A percepção e a destreza visual geral concedidas ao usuário por esse dom são completamente incomparáveis. No entanto, o aprimoramento visual também pode ser muito desgastante para o usuário dos Seis Olhos, razão pela qual Gojo usa uma venda nos olhos. Isso também permite que o usuário veja a vários quilômetros de distância de sua localização atual e até mesmo distinga entre diferentes pessoas e formas a essa distância.
A maior vantagem de ter esse dom é a maneira como ele funciona em conjunto com a técnica Sem Limites, permitindo ao usuário controlar sua energia amaldiçoada quase que perfeitamente, até o nível atômico. Isso permite que o usuário aproveite ao máximo todas as vantagens de Sem Limites, sem praticamente nenhum desperdício de energia amaldiçoada. Devido a isso, ter os Seis Olhos significa que o usuário terá efetivamente reservas infinitas de energia amaldiçoada.
Além de perceber o poder total da técnica Sem Limites, os Seis Olhos também podem ler o fluxo da energia amaldiçoada dos outros, tornando-o a ferramenta perfeita em situações de combate contra feiticeiros ou espíritos amaldiçoados. Devido a essa característica, o usuário pode ler a técnica amaldiçoada de seus oponentes enquanto ela está sendo usada e rapidamente determinar sua função, permitindo que eles analisem a situação perfeitamente e a contrariem.
Os Seis Olhos também são um traço passivo que parece não exigir energia amaldiçoada para funcionar, mas o uso prolongado pode começar a cansar o usuário. Isso requer que eles usem algum tipo de meio entre os olhos, como uma venda nos olhos ou óculos escuros. No entanto, para usar os Seis Olhos em seu pleno poder, os olhos em si precisam estar desinibidos, e as técnicas mais poderosas de um usuário, como Hollow Purple ou Unlimited Void, só podem ser usadas sem um meio para os Seis Olhos.
No entanto, apesar de todas as suas vantagens, os Seis Olhos não são uma técnica perfeita sem fraquezas. No arco do Inventário Oculto, vimos como Toji Fushiguro conseguiu aproveitar os Seis Olhos ao colocar uma recompensa em Riko com o dinheiro prometido a ele pela Associação do Recipiente Temporal. Por causa disso, Toji basicamente convidou assassinos e usuários amaldiçoados de todo o Japão para eliminar Riko, tornando as ameaças à vida dela ainda mais frequentes.
Para ficar de olho nas ameaças, Gojo mal dormia e sempre ficava de olho na área, procurando pessoas que pudessem tentar agir. Gojo estava extremamente exausto no final da jornada, diminuindo substancialmente a eficácia dos Seis Olhos. Isso foi aproveitado por Toji, que conseguiu derrotar Gojo e concluir o contrato com Riko. A tática foi vista novamente no Incidente Shibuya quando Gojo ativou sua Expansão de Domínio por 0,2 segundos e correu por todas as estações de trem de Shibuya para matar humanos transfigurados, levando-o a ficar extremamente exausto novamente e a ser preso no Reino Prisional.
Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.
Os capítulos individuais são compilados em volume tankobon, e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento, e você pode comprar o mangá de Jujutsu Kaisen aqui.
Jujutsu Kaisen conta a história de Yuji Itadori, um jovem gênio do atletismo que acaba juntando-se a um clube de ocultismo e então descobrindo ser o receptáculo perfeito para Ryomen Sukuna, a maldição mais poderosa de todos os tempos.
Os personagens de Jujutsu Kaisen são um dos grandes pontos altos deste mangá, que atualmente é um dos mais populares do Japão.
Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen teve sua primeira temporada exibida em 2020 no Japão na Crunchyroll, com uma segunda temporada em exibição agora em 2023.
Ele é de resposabilidade da Mappa, mesma responsável pela temporada final de Shingeki no Kyojin. Já o mangá de Jujutsu Kaisen é publicado no Brasil pela Panini.
No post de hoje, trouxemos um guia com tudo o que você precisa saber sobre os Seis Olhos de Satoru Gojo.