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O maior pecado do final de Jujutsu Kaisen é não mostrar o verdadeiro potencial de Sukuna

O final de Jujutsu Kaisen foi alvo de diversas críticas, mas uma das mais contundentes é o fato de que Ryomen Sukuna, o Rei das Maldições, nunca teve seu verdadeiro potencial exibido. Isso foi destacado por Uraume durante uma conversa com Kinji Hakari, onde ele afirma que Sukuna nunca foi tão poderoso quanto era na Era Heian, especialmente ao enfrentar o elenco principal da série.

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Essa declaração faz sentido ao considerar como Sukuna foi enfraquecido durante a batalha final, em grande parte devido aos esforços de Yuji Itadori, o protagonista de Jujutsu Kaisen. Yuji demonstrou a habilidade de separar a alma do receptáculo, que no caso era Megumi Fushiguro, algo que desempenhou um papel crucial no confronto final. Isso, no entanto, também diminui um pouco o impacto da batalha, reforçando a ideia de que Sukuna nunca esteve em sua forma máxima.

Por que Uraume estava certo ao afirmar que Sukuna não estava no auge no final de Jujutsu Kaisen

Logo após a derrota de Sukuna pelas mãos de Yuji Itadori, no final do arco Shinjuku Showdown, Uraume diz a Hakari que a vitória do grupo só foi possível porque o Rei das Maldições não estava em sua melhor forma. Apesar de Sukuna ter recuperado seu corpo original, ele ainda estava limitado por ter usado Megumi Fushiguro como receptáculo, o que acabou sendo uma desvantagem.

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O maior pecado do final de Jujutsu Kaisen é não mostrar o verdadeiro potencial de Sukuna

Como objeto amaldiçoado, Sukuna dependia de um hospedeiro para manifestar seu poder. No entanto, os golpes de Yuji, capazes de ferir almas, causaram danos significativos, diminuindo a energia amaldiçoada de Sukuna e abrindo uma oportunidade para os demais personagens derrotá-lo. Esse momento foi ainda mais crítico quando Megumi conseguiu retomar o controle de seu corpo, separando-se de Sukuna e deixando o vilão completamente vulnerável. Esse detalhe enfatiza como a escolha narrativa de Gege Akutami nunca permitiu que o público visse o verdadeiro potencial do antagonista principal.

Sukuna em sua forma da Era Heian: o que poderia ter sido diferente?

Outro fator importante a ser considerado é que, caso Sukuna estivesse em sua forma da Era Heian, a história de Jujutsu Kaisen poderia ter um desfecho muito mais rápido. Durante sua batalha com Satoru Gojo, Sukuna foi capaz de “reiniciar” seu corpo devido ao uso do receptáculo de Megumi, algo que não seria possível em sua forma original.

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Reprodução: Jujutsu Kaisen

Se Sukuna estivesse em sua forma real, Satoru Gojo teria sido capaz de enfraquecê-lo significativamente, permitindo que os outros personagens o derrotassem mais facilmente. Além disso, muitos fãs argumentam que Sukuna só venceu Gojo devido ao uso de Mahoraga, o que também enfraquece a alegação de Uraume sobre o poder absoluto do vilão.

Uma oportunidade perdida

O fato de Gege Akutami nunca ter mostrado Sukuna no auge de seu poder na série é uma escolha que deixou muitos fãs insatisfeitos. Embora as limitações narrativas tenham criado momentos tensos e emocionantes, o público foi privado de presenciar o que o Rei das Maldições realmente poderia ter feito em sua forma máxima. Isso levanta a questão: o que Jujutsu Kaisen poderia ter sido se o vilão tivesse a chance de brilhar completamente?

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Confira também:

Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.

Jujutsu Kaisen conta a história de Yuji Itadori, um jovem gênio do atletismo que acaba juntando-se a um clube de ocultismo e então descobrindo ser o receptáculo perfeito para Ryomen Sukuna, a maldição mais poderosa de todos os tempos.

Jujutsu Kaisen tem um anime desenvolvido pelo Studio Mappa (o mesmo de Attack on Titan) com duas temporadas disponíveis no Crunchyroll.

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Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.