O sistema de poderes de Jujutsu Kaisen, centrado em técnicas amaldiçoadas e suas diversas interpretações, é inegavelmente um dos mais únicos a surgir nos últimos anos. Embora Yuji, o protagonista principal, seja o único personagem sem uma técnica altamente sofisticada e multilayered, sua expertise em combate corpo a corpo e a capacidade de desencadear voluntariamente os Black Flashes o tornam um dos combatentes mais fortes da série.
No final da série, Yuji passou por múltiplos despertares e adquiriu um conjunto de habilidades semelhante ao de Sukuna, embora com algumas diferenças visuais e de desempenho. Enquanto muitos fãs receberam esses power-ups positivamente, a Manipulação de Sangue, que se tornou a habilidade primária de Yuji após o arco do Incidente de Shibuya, foi esquecida.
Embora Yuji adquirir as técnicas de Sukuna esteja alinhado com a narrativa estabelecida nos primeiros capítulos, sua dependência do combate corpo a corpo, combinada com a versatilidade e profundidade estratégica da Manipulação de Sangue, destaca que esta técnica teria se adequado mais efetivamente ao seu estilo de luta.
Jujutsu Kaisen: Gege deveria ter focado na Manipulação de Sangue como a habilidade principal de Yuji
Yuji Itadori foi apresentado na série já no primeiro capítulo, exibindo suas capacidades físicas anormais, que lhe permitiam quebrar recordes mundiais com facilidade. Embora essa demonstração tenha sido seguida dele ingerindo um dedo de Sukuna e se tornando um hospedeiro, seu estilo de luta principal permaneceu centrado no combate corpo a corpo, aproveitando ao máximo sua força anormal mesmo sem energia amaldiçoada.
Ao longo da série, Yuji utilizou várias ferramentas, mas eventualmente se fixou no uso do “punho divergente“, que era um subproduto de sua velocidade naturalmente alta criando um intervalo de tempo entre sua técnica amaldiçoada e seu impacto.
A maior parte da série o mostrou manobrando ao redor dos oponentes e desferindo uma enxurrada de golpes com as mãos nuas. Sua primeira luta contra Choso, possivelmente o usuário mais proficiente de Manipulação de Sangue, terminou na derrota de Yuji, mas também destacou a versatilidade que a Manipulação de Sangue proporciona.
Embora Yuji tenha posteriormente adquirido a Manipulação de Sangue após consumir os úteros amaldiçoados 4-9, seu uso da técnica foi principalmente limitado ao “Sangue Perfurante”, que precisava da assistência de Choso. O estilo de luta de Yuji eventualmente evoluiu para o de um brigão, imbuindo o “Desmantelar” de Sukuna em seus socos.
No entanto, a Manipulação de Sangue, com a capacidade de levar o corpo do usuário além de seus limites e essencialmente agir como um mecanismo de doping, poderia tê-lo transformado em um lutador mais interessante. Yuji, já talentoso no combate corpo a corpo, poderia ter usado a Manipulação de Sangue para manipular seu próprio corpo de forma mais eficaz.
Como o estilo de luta de Yuji mais tarde na série se concentrou principalmente nos Black Flashes e em seu “Santuário”, a Manipulação de Sangue tornou-se redundante, embora pudesse ter proporcionado um espetáculo visual maior e aberto sequências de combate mais inovadoras.
A Expansão de Domínio de Yuji, revelada nos últimos capítulos, serviu apenas como um dispositivo de enredo superficial que nem mesmo recebeu atributos adequados, apesar de todas as Expansões de Domínio na série terem sido bem elaboradas.
Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.
Jujutsu Kaisen conta a história de Yuji Itadori, um jovem gênio do atletismo que acaba juntando-se a um clube de ocultismo e então descobrindo ser o receptáculo perfeito para Ryomen Sukuna, a maldição mais poderosa de todos os tempos.
Jujutsu Kaisen tem um anime desenvolvido pelo Studio Mappa (o mesmo de Attack on Titan) com duas temporadas disponíveis no Crunchyroll.