Um dos novos personagens introduzidos no arco dos Prisioneiros da Patrulha Galática no mangá de Dragon Ball Super, Merus se mostrou incrivelmente misterioso e dono de uma das maiores forças disponíveis não apenas na Patrulha, mas em todo o Universo 7.
Desde que Merus se mostrou forte o bastante para segurar Goku na porrada, assim como seu surpreendente conhecimento sobre a técnica do Instinto Superior, se especula sobre a verdadeira origem ou identidade do patrulheiro.
ATENÇÃO: SPOILERS DO CAPÍTULO 55 DO MANGÁ DE DRAGON BALL SUPER
Com o capítulo 54 terminando com Whis e o Supremo Sacerdote conversando sobre as ações desse personagem, o grande do segredo já começava a ser revelado sobre a relação de Merus com a hierarquia cósmica de Dragon Ball.
O capítulo 55 começa com a explicação de que ele é um Anjo em treinamento, que tem utilizado sem tempo com os mortais para conhecer mais sobre a vida, mas que ele está muito próximo de desenvolver um enviesamento – algo não permitido para Anjos.
O Anjo em treinamento inclusive pretendia batalhar contra Moro – usar suas verdadeiras habilidades como Anjo – o que inclusive acarretaria em sua completa eliminação da existência pelas mãos do Supremo Sacerdote.
Para evitar que isso acontecesse, Whis pede que Merus seja colocado sob sua tutela e que o contato dele com os mortais seja finalmente interrompido. É importante lembrar que a função dos Anjos em Dragon Ball é auxiliar os Deuses da Destruição sem interferir além da manutenção de seus próprios interesses.
Whis treina e ajuda Goku e companhia, por exemplo, mas ele só o faz porque gosta das comidas da Terra e não tem nenhuma preferência sobre quem vive ou morre. Ou é isso que o Supremo Sacerdote acredita e é a razão pelo qual Whis não foi destruído ao utilizar seus poderes angelicais para reverter o tempo durante a ressurreição de Freeza, por exemplo.
A revelação da identidade de Merus explica sua imensa força e conhecimentos de habilidades universais e um pouco mais de como funciona as estruturas sociais cósmicas do mais alto nível.
Outro detalhe importante de se notar é que Whis agiu ativamente para salvar a vida de Merus, o que pode indicar que sua presença será mais desenvolvida no futuro da série.
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Atualmente, a história continua no mangá, além do filme Dragon Ball Super: Broly lançado no começo do ano e também de um novo filme que está em estágio inicial de produção pela Toei.
Nesta nova fase, Goku e Vegeta estão enfrentando um inimigo milenar e poderosíssimo: Moro, o consumidor de planetas, uma ameaça que pode muito bem acabar com o Universo 7 num piscar de olhos.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.
Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.