Afinal, a transformação de Broly e Kale é exatamente a mesma em Dragon Ball Super?

Dragon Ball Super foi responsável pelo renascimento e reafirmação de Broly como um personagem canônico após os desastres que foram os filmes da era Dragon Ball Z. E esse renascimento começou com a personagem Kale.

Sendo uma das Saiyajins do Universo 6 (um universo irmão ao universo que acompanhamos tradicionalmente na história de Dragon Ball), Kale surpreendeu a todos ao demonstrar uma transformação Saiyajin muito semelhante a de Broly durante o Torneio de Poder.

Com direito aos cabelos esverdeados e músculos completamente exagerados, Kale é basicamente a versão feminina de Broly. Mas seriam ambos os personagens os Lendários Super Saiyajins de seus Universos? Essa é a mesma transformação para os dois?

Sim e não.

Para começo de conversa, a transformação em Lendário Super Saiyajin é um termo que foi usado para muito mais coisas do que a transformação de Broly, então é preciso uma desambiguação a respeito dele.

Inicialmente utilizado pela primeira transformação de Goku em Super Saiyajin ao enfrentar Freeza, esse nome foi atribuído a diversas transformações por causa da confusão entre a lenda do Super Saiyajin e a real existência de um Saiyajin diferenciado.

A primeira transformação de Goku era compatível com a lenda. Assim como o grande Oozaru Super Saiyajin de Dragon Ball GT. Broly já foi chamado de legendário Super Saiyajin, assim como Yamoshi, o tal Saiyajin da lenda de 1000 anos antes da transformação de Goku.

Nesse post, como estamos falando apenas da transformação em si, o “Lendário Super Saiyajin” é o nome da transformação em Super Saiyajin quem é diferenciada para certos mutantes Saiyajins e que geralmente ocorre uma vez a cada mil anos.

Esses Saiyajins mutantes são incrivelmente poderosos e suas transformações são diferentes das transformações que Saiyajins comuns passam, e são apenas a transformação em Super Saiyajins para eles.

Dessa forma, Saiyjins não-mutantes não podem aprender essa transformação, apesar de ter suas próprias evoluções parecidas, como o Super Saiyajin nível 3 que Trunks utilizou para enfrentar Cell.

Esse Saiyajins mutantes tem um estágio não-canônico que apareceu apenas no filme de Broly em Dragon Ball Z e dois estágios canônicos que aparecem em Dragon Ball Super e DBS: Broly.

O primeiro estágio é o Super Saiyajin Tipo A, e é uma transformação controlada, onde o usuário “quase” se transforma em um SSJ, mas é impedido por algum tipo de dispositivo fora de seu controle. Apareceu apenas no filme de Broly em DBZ, quando o guerreiro ainda estava sob efeito do controle mental de Paragus.

O próximo estágio é o Super Saiyajin Tipo C, que é a primeira transformação em SSJ de um Saiyajin mutante, o equivalente a transformação de Goku em seu primeiro combate contra Freeza. Apareceu no filme Broly, no anime e mangá em Dragon Ball Super e no filme DBS: Broly. Nessa forma os cabelos e a aura do usuário podem ou não ter um tom esverdeado ao invés de puramente dourado.

O estágio final é o de Lendário Super Saiyajin. Esse estágio não é uma transformação diferente do Tipo C, e sim sua versão com poder máximo. Não é como a diferença entre SSJ e SSJ2, é mais como a diferença entre um SSJ e um SSJ Nível 3.

Mas ao contrário da transformação em Nível 3, onde o usuário ganha em força mas perde em velocidade, para os mutantes Saiyajin, tanto a força como a velocidade são imensamente aumentadas com a única penalidade sendo a perda inicial de consciência, gerando um estado de descontrole total no saiyajin.

Nesse estado, não apenas há um aumento do volume dos músculos, mas até mesmo a altura do saiyajin muda, com Broly chegando a alcançar até 3 metros após chegar nesse nível.

Essas transformações são essencialmente as mesmas para Broly e Kale, mas devido as diferenças entre os universos, essa transformação é conhecida como o Lendário Sayaijin no Universo 6 e é tratada como a vinda de um demônio Saiyajin devido ao seu intenso desejo de destruição.

Alguns detalhes são diferentes (Kale é capaz de recobrar a consciência nesse estado e tem fagulhas elétricas em sua aura, semelhantes as do Super Saiyajin 2), mas os dois saiyajins são as respectivas versões de Lendários Super Saiyajins em seus universos.

Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.

Atualmente, a história continua no mangá, além do filme Dragon Ball Super: Broly lançado no começo do ano e também de um novo filme que está em estágio inicial de produção pela Toei.

Nesta nova fase, Goku e Vegeta estão enfrentando um inimigo milenar e poderosíssimo: Moro, o consumidor de planetas, uma ameaça que pode muito bem acabar com o Universo 7 num piscar de olhos.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.