As lutas entre Naruto e Sasuke são provavelmente as mais icônicas e memoráveis de toda a franquia Naruto.
A primeira luta entre os dois protagonistas no Vale do Fim marcou o fim de Naruto Clássico, e a segunda luta dos dois no mesmo local marcou o fim de Naruto Shippuden.
Na primeira luta no Vale do Fim, Sasuke acaba saindo vitorioso ao conseguir desmaiar Naruto após o Rasengan e o Chidori dos dois ninjas se chocarem. Sasuke poderia ter acabado com a vida de Naruto ali, mas decidiu deixar Naruto vivo na esperança de que ele parasse de tentar trazer Sasuke de volta à Konoha.
Já durante a segunda luta dos dois no Vale do Fim, na parte final de Naruto Shippuden, as coisas acabaram se invertendo. Desta vez, foi Naruto quem acordou primeiro, tendo recobrado a consciência alguns minutos antes de Sasuke.
Se Naruto quisesse, ele poderia ter matado Sasuke tranquilamente enquanto este estava desacordado, para fazê-lo pagar por todos os crimes que cometeu em sua vida. Mas é óbvio que Naruto nunca faria isto.
Não só Naruto não gosta de matar seus inimigos, como Sasuke – seu melhor amigo – havia finalmente retornado de vez para Konoha, algo que Naruto estava tentando fazer acontecer há muitos anos.
Ainda assim, é interessante ver como os papéis se inverteram na segunda luta, que mostrou definitivamente que Naruto havia superado Sasuke em termos de poder.