InícioAnimeChidori - Tudo sobre a técnica de Naruto

Chidori – Tudo sobre a técnica de Naruto

Chidori pode ser considerado o jutsu de assinatura tanto de Kakashi quanto de Sasuke, sendo uma das técnicas mais icônicas da franquia Naruto. Reconhecidos por sua inteligência e versatilidade, Kakashi e Sasuke levaram o Chidori a novos patamares, apresentando variações inventivas que desempenharam papéis fundamentais em confrontos críticos ao longo da série.

Tudo o que você precisa saber sobre o Chidori em Naruto

Concepção

Chidori - Tudo sobre a técnica de Naruto
Kakashi criando o Chidori – Reprodução: Naruto

Originalmente concebido por Kakashi durante sua adolescência, o Chidori surgiu da sua tentativa de infundir o chakra do Estilo Raio no Rasengan, jutsu criado pelo seu mestre, Minato Namikaze. Executado como uma massa de eletricidade sem forma, o Chidori envolve uma alta concentração de energia elétrica ao redor da mão do usuário, que produz um som semelhante ao canto de vários pássaros, motivo pelo qual a técnica recebeu esse nome.

Depois de reunir chakra na mão, o usuário avança em direção ao oponente, desferindo um golpe penetrante. Apesar de sua eficiência letal, a desvantagem do Chidori é a visão de túnel do usuário durante o ataque, deixando-o suscetível a ataques surpresa. No entanto, como essa fraqueza pode ser atenuada pelo Sharingan, a técnica se tornou segura para ser usada por aqueles que possuem o dojutsu.

Por que Naruto ou outros personagens não conseguem usar o Chidori?

O poder de Chidori superou a detecção a olho nu, concedendo a seus usuários a chance de assassinatos rápidos. Um dos casos infames de Chidori foi a morte de Rin nas mãos de Kakashi . Requer que seu portador ganhe grande velocidade para ser letal, e proezas visuais excepcionais para poder fazer isso.

No entanto, a falta de qualquer habilidade visual de Naruto não foi a única razão para ele não dominar essa habilidade especial. Sua técnica de assinatura, o Rasengan, era baseada em uma sensação física, ao contrário do Chidori, que era mais adequado para o Sharingan. No início, Naruto tinha uma melhor compreensão sobre o elemento vento, mas Chidori exigia relâmpagos.

O protagonista da série ganhou um domínio perfeito sobre a maioria dos tipos de Chakra natural depois de ganhar o Six Path Senjutsu. Mas a questão permanece se ele poderia ter dominado Chidori durante sua adolescência. Então, a resposta é não.

Como mencionado anteriormente, o Chidori requer proezas visuais, como o Sharingan, para detectar a velocidade enquanto usa totalmente a habilidade. Quanto mais velocidade alguém tiver ao usar o Chidori, mais eficaz e letal seria a facada. No entanto, se esse usuário não tiver nenhum Jutsu visual, suas chances de perder o controle enquanto corre para matar são altas.

Um excelente exemplo disso foi Kakashi, que inventou o Chidori por causa de sua incapacidade de aproveitar o Rasengan do elemento vento. Embora ele não pudesse controlá-lo devido à sua falta de habilidade visual, Kakashi o dominou depois de obter o Sharingan. Esta também foi a razão pela qual Kakashi escolheu Sasuke para treinar.

Outra razão pela qual os espectadores ainda não viram Naruto usar Chidori é provavelmente que o autor decidiu manter Rasengan e Chidori como assinaturas separadas de Naruto e Sasuke. Ambos os poderes são icônicos e merecem ter seus próprios lugares entre os personagens principais

A diferença entre o Chidori de Kakashi e de Sasuke

Existe uma grande divergência sobre a possível diferença entre o Chidori (técnica que Kakashi ensinou para Sasuke) e o Raikiri (técnica que Kakashi usa). Segundo o mangá (o topo da hierarquia canônica que seguimos), as duas técnicas são a mesma, apenas com nomes diferentes, de acordo com Might Guy.

Já os Databook (na segunda posição da hierarquia canônica) afirmam que são técnica levemente diferentes. Eles sugerem que o Raikiri é uma técnica refinada do Chidori, sendo um jutsu de classe S que exige três selos de mão.

Já o Chidori é um jutsu de classe A que requer até 9 selos de mão, apesar de Sasuke conseguir eventualmente diminuir esses selos também. Segundo os databooks, o Raikiri aparenta ter um nível melhor de manipulação de forma de chakra.

O próprio Kakashi colocou as duas técnicas como diferentes durante o treinamento de Sasuke, ao afirma que ele usaria todo o seu chakra se utilizasse “Chidori ou Raikiri” quatro vezes no mesmo dia.

Chidori - Tudo sobre a técnica de Naruto

Outra boa indicação da diferença entre as técnicas é que o Oodama Rasengan é um jutsu tecnicamente separado do Rasengan e a única diferença entre eles é literalmente o tamanho da esfera formada.

Se realmente houver diferença entre as técnicas, os indícios acima apontam em Raikiri ser uma técnica mais avançada e poderosa do Chidori, o que também explicaria ao fato de Kakashi ter ensinado a versão mais simples para Sasuke.

Todos os tipos de Chidori exibidos em Naruto

Chidori Original

A primeira versão do Chidori foi criada por Kakashi ainda durante a 3ª Grande Guerra Ninja. O que ele fez foi basicamente canalizar a maior quantidade possível de chakra de trovão em sua mão, até que ela tomasse forma e se tornasse visível.

O som emitido pela técnica lembra a de várias aves chilreando, e por isso o nome dado à ela acabou sendo “Chidori”, ou “1000 aves”, em tradução literal.

Corrente de Chidori

Chidori - Tudo sobre a técnica de Naruto

Esta técnica foi desenvolvida por Sasuke durante seu treinamento com Orochimaru, e permite que ele libere o Chidori ao longo de todo o seu corpo. É útil tanto para atacar vários inimigos de uma vez, quanto para proporcionar uma defesa rápida.

Espada de Kusanagi: Lâmina dos Mil Pássaros

Também foi criada por Sasuke e permite que ele consiga revestir sua espada com uma “camada” de Chidori.

Isso permite que os seus golpes tornem-se muitos mais difíceis de defender, tornando a sua espada ainda mais letal. No caso de conseguir acertar o alvo, o local torna-se imediatamente dormente devido a alta corrente elétrica.

Quando lutou contra Killer B, Sasuke descobriu que a Espada Kusanagi poderia ser bloqueada caso o oponente também possuísse uma lâmina imbuída com energia do tipo Natureza Relâmpago.

Lança Afiada de Chidori

Chidori - Tudo sobre a técnica de Naruto

Nesta variação do Chidori, Sasuke modifica a forma da técnica original para transforma-lo em uma lança de corrente elétrica que pode ter tamanho e alcance variados.

Foi útil para Sasuke durante o processo de eliminação de Orochimaru, uma vez que ele não precisou se aproximar do alvo e correr maiores riscos.

Agulhas dos Mil Pássaros

Da mesma forma que na versão mencionada acima, Sasuke transforma o Chidori original em inúmeras agulhas e as dispara contra o oponente.

Kirin

Chidori - Tudo sobre a técnica de Naruto

Usada apenas uma vez ao longo de toda série, esta pode ser considerada a modificação mais poderosa do Chidori, criada por Sasuke.

Ao utilizar um raio atraído diretamente de nuvens carregadas, Sasuke aumenta o seu poder de ataque ao controlar a força da natureza a partir do seu próprio chkara. Segundo Zetsu, está técnica pode atingir o solo em até 1/1000 milésimo de segundo.

É quase impossível de se esquivar, mas caso aconteça, Sasuke não poderá utiliza-la novamente em um bom tempo, uma vez que todas as nuvens se dissiparão.

Chidori Batendo Asas

Esta variação do Chidori foi criada por Sasuke para ser utilizada no segundo estágio da Marca da Maldição. Tem como principal característica, a emanação de um brilho com tons escurecidos, e um som grotesco de asas batendo.

Como a Marca da Maldição é praticamente senjutsu, dá pra dizer que este é um “Senjutsu Chidori”.

Chidori Escuro

O Chidori Escuro é bem parecido com o Chidori Batendo Asas mencionado acima, no que diz respeito à aparência. Contudo, a forma de obtenção desta técnica é bem diferente, uma vez que foi preciso que Sasuke obtivesse parte do poder de Hagoromo Otsutsuki para ativa-la.

De qualquer forma, ambas compartilham a característica de que necessitam de um “selo” especial para serem utilizadas. Enquanto a Chidori Batendo Asas dependia do Selo Amaldiçoado, o Chidori Escuro depende do poder do Sábio dos Seis Caminhos.

Sasuke também é capaz de moldar o Chidori escuro no formato de uma espada, algo que vimos acontecer quando ele cortou Madara Uchiha.

Susanoo: Chidori

Esta variação do Chidori não tem muito segredo, já que como o próprio nome diz, é basicamente a modificação da técnica original de forma a permitir que Sasuke possa utiliza-lo enquanto envolvido pelo poder do seu Susanoo.

O poder desta habilidade se mostrou tão alto, que equipara-se a Bola da Besta com Cauda aprimorada com senjutsu de Naruto.

Chidori Kagutsuchi

Uma das modificações mais interessantes do Chidori, acontece quando Sasuke mistura a técnica original criada por Kakashi – conjurada na mão direta, com as chamas do Amaterasu conjuradas na sua mão esquerda.

O resultado produzido é devastador. O Chidori Kagutsuchi é tão forte que ao entrar em contato com o Rasengan de Naruto, foi capaz de destruir as estátuas do Vale do Fim, além de metade do braço de Sasuke.

Corte Relâmpago: Raikiri

Chidori - Tudo sobre a técnica de Naruto

Sasuke não foi o único a realizar melhorias no Chidori. Kakashi também melhorou a própria técnica e criou o Raikiri, que ganhou este nome após o ninja conseguir dividir um relâmpago com ela.

Exige maior destreza na sua utilização, e por isso, Kakashi só poderia utiliza-la 4 vezes num único dia

Liberação de Relâmpago: Rastreamento de Presa da Besta Relâmpago

Chidori - Tudo sobre a técnica de Naruto

Outra variação do Chidori criada por Kakashi, a Liberação de Relâmpago: Rastreamento de Presa da Besta Relâmpago utiliza os conceitos da técnica original, mas molda a sua forma na configuração de um grande lobo de raios, que persegue seus alvos e ataca rapidamente.

Foi utilizada por Kakashi no confronto contra Pain.

Raiden

Chidori - Tudo sobre a técnica de Naruto

Com ajuda de um clone, Kakashi consegue conectar dois Raikiris de uma vez e formar uma espécie de feixe elétrico extremamente poderoso, capaz de cortar até mesmo os braços de uma besta de cauda.

Corte Relâmpago do Kamui

Chidori - Tudo sobre a técnica de Naruto

Kakashi também foi capaz de aprimorar o Raikiri com o poder do Kamui após receber os dois Mangekyos Sharingans de Obito Uchiha.

Basicamente o que ele faz é utilizar a habilidade do Kamui em si mesmo, e somente materializar a sua mão quando próximo o suficiente do oponente. Isso não só permite que ele evite tomar qualquer tipo de ano, como também enviar o local atingido para outra dimensão.

Sobre Naruto

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e é a segunda fase do anime.

Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Enquanto isso, a Akatsuki começa sua busca pelas Bijuus e o mundo ninja está prestes a enfrentar a maior crise que já viu em sua história.

Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.

Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta. Já o mangá de Naruto é publicado no Brasil pela Panini e você pode comprá-lo aqui.

No post de hoje, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o Chidori em Naruto.