Lost Canvas – Conheça os 12 Cavaleiros de Ouro

Desconhecido por alguns mas amado por muitos, Saint Seiya: The Lost Canvas é um spin-off da obra original criada por Masami Kurumada, de autoria de Shiori Teshirogi que também conta com sua geração de Cavaleiros de Ouro.

O enredo da série aborda eventos que teriam se passado anteriormente à Saint Seiya, durante a Guerra Galática entre Athena e Hades no século XVIII. Contudo, vale lembrar que The Lost Canvas não pode ser considerada canônica, já que Masami Kurumada tem abordado este período em Saint Seiya: Next Dimensions.

Apesar disso, o enredo criado por Shiori Teshirogi é realmente interessante e vale a pena ser acompanhado. Por isso, hoje vamos te apresentar os 12 Cavaleiros de Ouro do Século XVIII, de Saint Seiya: The Lost Canvas.

Os 12 cavaleiros de ouro de Lost Canvas

Shion de Áries

Apesar de ser bastante menconado na série original, Shion viveu sua juventude durante o século XVIII, ao lado de seu eterno rival, Dohko de Libra.

Nesta fase, ele se apresenta apenas como Cavaleiro de Áries e discípulo de Hakurei, que até então era o Mestre do Santuário. Apesar disso, seu imenso poder se destaca, já que Shion é mestre em telecinesia, telepatia e teleporte.

Vale lembrar que Shion nasceu no Tibete, e que quase tornou-se um espectro de Hades graças à Lune de Balron. Suas principais técnicas são a Muralha de Cristal e a Revolução Estrelar.

Hasgard de Touro

Pouca gente sabe, mas todo Cavaleiro de Touro é conhecido pela alcunha de Aldebaran, e sendo assim, não poderia ser diferente com Hasgard. Conhecido pela sua sabedoria, Hasgard possuia três discípulos que lhe admiravam imensamente pela sua astúcia e bondade.

Hasgard também mantinha admiração pelo antigo Cavaleiro de Leão, Ilías, que dedicava sua vida a usar seu poder como Cavaleiro para proteger os mais fracos. Hasgard então adotou essa filosofia para sua vida, e a repassou para seus discípulos.

Suas principais técnicas são a Supernova Titânica, Destruição Titânica e a tradicional Grande Chifre.

Aspros e Defteros de Gêmeos

Se todo Cavaleiro de Touro possui a mesma alcunha, todo Cavaleiro de Gêmos esta fadado a possuir um irmão gêmeo – e aparentemente, a possuir cabelos azuis. Foi o que aconteceu com Aspros, que assumiu a Armadura de Gêmeos.

Ao perceber que não fora nomeado para ser o Grande Mestre do Santuário, Aspros resolve então por em prática seu plano maligno e assassinar Sage utilizando seu irmão, Defteros, que vivia sob o controle de seu Satã Imperial.

Porém, Defteros consegue se libertar do controle de Aspros e assassina o próprio irmão, impedido o assassinato o Mestre do Santuário Sage. Por fim, Defteros assume a armadura de gêmeos e decide se retirar à Ilha de Kanon para se aperfeiçoar.

Mais tarde, os dois irmãos acabam tornando-se uma só pessoa e detendo um Deus. Suas principais técnicas são Outra Dimensão e Explosão Galática.

Manigold de Câncer

Diferente do que você possa imaginar, Manigold foi um excelente e bondoso Cavaleiro de Câncer – bem diferente de Máscara da Morte. Sua bondade foi herdada de seu mestre Sage, Antigo Cavaleiro de Câncer que acabou alçado à Mestre do Santuário.

A principal característica de Manigold é seu jeitão debochado. Mas não se engane, ele ainda é um cara legal.

Manigold teve grande influência em Lost Canvas, ao lado de seu mestre. Suas principais técnicas são Acubens, Ondas do Inferno, Chamas Demoníacas e Hecatombe dos Espíritos.

Regulus de Leão

Regulus de Leão era filho do lendário Ilías, que foi morto pelo próprio Radamanthys. Apesar de ter a mesma idade dos protagonistas na série, Regulus já exerce um brilhante papel como Cavaleiro de Ouro e faz jus ao legado do pai.

Talvez seu ato de maior destaque tenha sido utilizar seus olhos de Leão para aprender todas as técnicas dos 12 Cavaleiros de Ouro, além de ser capaz de executar o Athena Exclamation sozinho! Sendo assim, suas principais técnicas podem ser definidas como praticamente a que ele quiser.

Asmita de Virgem

Diferente de Shaka que mantinha os olhos fechados, Asmita não possuia visão e a privação deste sentido fazia com que ele fosse capaz de alcançar o sétimo sentido muito mais rapidamente.

Asmita foi o Cavaleiro de Ouro responsável por criar o lendário Rosário que aprisiona os espectros de Hades, e os impede de continuar renascendo no submundo. Sua influência portanto, excede sua própria existência.

Suas principais técnicas são os mantras Ohm e Kahn, Rendição Divina, Tesouro do Céu e o Selo Conquistador do Mal

Dohko de Libra

O lendário Mestre Ancião de Shiryu era o mais conhecido Cavaleiro de Ouro na época de sua juventude. Treinado por um antigo Dragão Ancestral, mantém um leve grau de parentesco com a Athena da geração anterior à Sasha.

Foi um dos únicos sobrevivente da Guerra Santa, e só consegui manter-se vivo graças a técnicas Misopheta Menos, que diminui drasticamente a quantidade de batidas de seu coração. Dohko voltou a sua forma original do somente no arco de Hades de Saint Seiya, em uma das cenas mais emocionantes do anime.

Suas principais técnicas são a Cólera do Dragão e a Cólera dos Cem Dragões.

Kardia de Escorpião

A principal característica de Kardia é sua personalidade violenta, que o faz sentir imenso prazer em abater suas presas. O Cavaleiro de Ouro muitas parece encarnar o espírito da Armadura de Escorpião, e desejar o confronto a todo custo.

Porém, seu corpo conta com uma condição bastante específica que o faz sentir intensas febres constantemente. Para controla-las, Kardia necessita da ajuda de Degel, o Cavaleiro de Aquario. Contudo, é capaz de executar um tipo diferente de Agulha Escarlate, que danifica e queima o coração do oponente de maneira permanente.

Suas principais técnicas são a Agulha Escarlate, Agulha Incandescente, Agulha Antares e Antares Incandescente.

Sisifos de Sagitário

Assim como na série original, Sisifos é irmão do Antigo Cavaleiro de Leão Ilías, e portanto, Tio de Regulus. Também desempenha o papel de guardião de Sasha – a reencarnação de Athena, já que foi o responsável por encontra-la abandonada em um orfanato.

É leal ao Santuário e desempenha um papel de líder quase tão importante quando o do Mestre do Santuário. Suas principais técnicas são o Impulso da Luz de Quíron e a Tempestade de Quíron.

El Cid de Capricórnio

El Cid tem a típica personalidade assassina. Completamente sério e compenetrado, seu principal objetivo é aperfeiçoar sua espada sagrada, até que enfim possa chama-la de Excalibur.

Fato interessante é que El Cid só alcança seu objetivo após ter seu braço cortado, e acaba fazendo alegoria com o fato, afirmando que sua espada esta enfim sem bainha.

Particularmente, acredito que El Cid seja um dos personagens mais interessantes de Lost Canvas. Sua principal técnica portanto, passa a ser a Excalibur.

Dégel de Aquário

Dégel é considerado tão sábio quando Hasgard de Touro, mas é também muito culto e centrado.

Foi discípulo do lendário Cavaleiro de Aquário Krest, e também conseguiu tornar-se um verdadeiro mestre no controle do frio. O poder de Dégel é tão potente, que foi capaz de impedir o renascimento do Deus dos Mares Poseidon, sozinho.

Suas principais técnicas são o Pó de Diamante, Pó de Diamante Zero, Círculo de Gelo, Grande Círculo de Gelo e Execução Aurora.

Albafica de Peixes

Albafica sabe apreciar a beleza da vida, mas ao mesmo tempo é extremamente só e sorumbático. Seu sangue é venenoso, e por isso acaba tendo muito cuidado ao se relacionar com qualquer outra pessoa.

Também é dono de um poder impressionante, tendo sido capaz de enfrentar um dos juízes de Hades sozinho durante a Guerra Galática.

Agora que você conhece todos os Cavaleiros de Ouro de Lost Canvas, qual o seu favorito?

Confira também:

Saint Seiya ou Os Cavaleiros do Zodíaco é uma série japonesa de mangá e anime escrito e ilustrada por Masami Kurumada.

A obra foi publicada originalmente na revista Weekly Shonen Jump de dezembro de 1985 e janeiro de 1990, e o anime foi adaptado pela Toei Animation entre 1986 e 1989.

No Brasil, Os Cavaleiros do Zodíaco fizeram um estrondoso sucesso ao serem exibidos na TV Manchete, e foram responsáveis pela popularização dos animes no país.

Atualmente, Os Cavaleiros do Zodíaco podem ser assistidos na íntegra na Netflix.

João Víctor Sartor

João Víctor Balestrin Sartor é colaborador e sex-symbol do Critical Hits. Admirador das boas histórias, almeja de verdade escrever um livro algum dia. Divide seu tempo entre à leitura, jogatina, trabalho, engenharia e quando sobra tempo, vive.