No mundo de Jujutsu Kaisen, as ferramentas amaldiçoadas são armas usadas por feiticeiros de jujutsu e por feiticeiros não ligados ao jujutsu. Para não serem confundidas com objetos amaldiçoados, que são itens que contêm energia amaldiçoada, as ferramentas amaldiçoadas são usadas pelos feiticeiros como itens de apoio e podem dar a eles uma vantagem adicional ao lutar contra espíritos amaldiçoados.
As ferramentas amaldiçoadas de Jujutsu Kaisen contêm energia amaldiçoada que permite que armas comuns, como espadas ou facas, sejam usadas como ferramentas amaldiçoadas. Algumas armas também podem se tornar semi-ferramentas amaldiçoadas se forem usadas por um longo período de tempo por um usuário que constantemente usa sua energia amaldiçoada com a arma.
Tipos de Ferramentas Amaldiçoadas
Um fato fascinante sobre as ferramentas amaldiçoadas é que algumas delas valem muito dinheiro. O valor de uma ferramenta amaldiçoada pode variar de quinhentos mil a quinhentos milhões de ienes, tornando-a uma arma extremamente valiosa. Semelhante aos feiticeiros, que têm níveis baseados em sua força, as ferramentas amaldiçoadas também têm níveis que variam de um a quatro, com base em sua potência.
Se um feiticeiro possuísse uma ferramenta amaldiçoada de nível quatro, isso lhe daria uma vantagem competitiva na batalha. Além das ferramentas amaldiçoadas, também existem armas conhecidas como ferramentas amaldiçoadas de nível especial, que são armas que possuem técnicas amaldiçoadas imbuidas nelas.
No entanto, uma ferramenta amaldiçoada de nível especial conhecida como “Nuvem Brincalhona” é conhecida por não ter uma técnica amaldiçoada. A Nuvem Brincalhona é um bastão de três seções que funciona como nunchaku. Esta arma em particular foi usada por diversos feiticeiros e seu uso único depende da força do usuário.
Quanto mais poderoso o usuário, mais forte é o golpe com esta arma, já que a arma aprimora a força do usuário com sua energia amaldiçoada. Esta arma também tornou os feiticeiros que possuíam menos energia amaldiçoada, mas tinham habilidades físicas imensas, mais fortes. A Nuvem Brincalhona foi usada por Toji Fushiguro, Suguru Geto, Maki Zenin e Megumi Fushiguro.
Também foram mostradas na série ferramentas amaldiçoadas mais misteriosas e únicas, incluindo a arma de Miguel conhecida como “Corda Negra”. Uma arma tecida na África por um grupo de feiticeiros, essa ferramenta amaldiçoada era tão poderosa que conseguia cancelar os efeitos das técnicas amaldiçoadas.
Devido à sua força, ela era facilmente comparável a uma ferramenta amaldiçoada de nível especial, pois conseguia anular os ataques de Gojo e até mesmo atingi-lo fisicamente. No entanto, a corda não durou muito tempo e foi destruída. Os Shikigamis também foram capazes de usar ferramentas amaldiçoadas.
Um exemplo disso é a “Espada de Extermínio” de Mahoraga, revestida com energia amaldiçoada reversa (também conhecida como energia positiva). Esta arma foi usada por Mahoraga em sua batalha contra Sukuna e poderia tê-lo matado facilmente se ele fosse um espírito amaldiçoado comum.
Armas… Muitas Armas
A primeira aparição de uma ferramenta amaldiçoada é mostrada quando Gojo entrega a Yuji uma adaga curta e larga conhecida como “Demônio do Massacre”. Como o “Demônio do Massacre” estava imbuido de energia amaldiçoada, Yuji conseguiu exorcizar uma maldição com ele.
A espada curta de Nanami também é um exemplo perfeito de uma ferramenta amaldiçoada, mesmo que a espada estivesse cega e coberta com um pano, Nanami ainda conseguia usá-la para exorcizar maldições quando ela estava imbuida com sua energia amaldiçoada. As ferramentas amaldiçoadas nem sempre precisam ser armas.
Os óculos de Maki Zenin também foram categorizados como ferramentas amaldiçoadas, pois permitiam que ela visse maldições. Yoshinobu Gakuganji, o diretor da Kyoto Jujutsu High, usava uma guitarra elétrica como sua ferramenta amaldiçoada e a combinava com sua energia amaldiçoada, permitindo que ele lançasse energia amaldiçoada na forma de sons de riff de guitarra e usando-se como amplificador. Nanako Hasaba usava seu celular junto com sua técnica, dando-lhe a capacidade de manipular o que quer que capturasse com a câmera do telefone.
Usuários não amaldiçoados também são capazes de usar ferramentas amaldiçoadas, como visto quando Toji Fushiguro usa a “Lança Invertida do Céu”, uma ferramenta amaldiçoada de nível especial que se parece com uma adaga estranha, mas é fortemente imbuida com um tipo especial de energia amaldiçoada estrangeira que evita qualquer técnica com a qual entre em contato.
Essa ferramenta amaldiçoada é tão poderosa que Toji conseguiu contornar a técnica Ilimitada de Gojo e esfaqueá-lo no pescoço com um movimento rápido e ágil. Toji também usa outras armas amaldiçoadas, como a “Katana da Alma Dividida”, que pode ser usada para cortar a alma de qualquer pessoa ou objeto, bem como a “Corrente de Mil Milhas”, que é uma ferramenta amaldiçoada de nível especial que permitia a Toji estender seu comprimento indefinidamente, desde que a parte de trás da corrente não fosse visível.
Toji conseguia guardar essas ferramentas amaldiçoadas em seu espírito amaldiçoado e retirá-las sempre que precisava.
Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.
Os capítulos individuais são compilados em volume tankobon, e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento, e você pode comprar o mangá de Jujutsu Kaisen aqui.
Jujutsu Kaisen conta a história de Yuji Itadori, um jovem gênio do atletismo que acaba juntando-se a um clube de ocultismo e então descobrindo ser o receptáculo perfeito para Ryomen Sukuna, a maldição mais poderosa de todos os tempos.
Os personagens de Jujutsu Kaisen são um dos grandes pontos altos deste mangá, que atualmente é um dos mais populares do Japão.
Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen teve sua primeira temporada exibida em 2020 no Japão na Crunchyroll, com uma segunda temporada em exibição agora em 2023.
Ele é de resposabilidade da Mappa, mesma responsável pela temporada final de Shingeki no Kyojin. Já o mangá de Jujutsu Kaisen é publicado no Brasil pela Panini.
No post de hoje, vimos tudo sobre as ferramentas amaldiçoadas em Jujutsu Kaisen.