Este é o motivo pelo quala animação de Shippuden parece pior que a de Naruto

A imagem de capa já diz tudo sobre quais episódios de Shippuden eu estou falando. A clássica luta entre Naruto e Pain que faz até a animação de Nanatsu no Taizai sentir um pouco de vergonha. Mas se a série clássica original era tão bem animada, o que aconteceu com Shippuden?

Na verdade é o contrário. Com o aumento de orçamento devido ao sucesso de Naruto, Shippuden conta com uma animação média melhor que a original. É só comparar, por exemplo, as duas batalhas entre Naruto e Sasuke, a do clássico e de Shippuden, para ver a diferença da direção de arte, detalhes da animação e tudo mais.

Mas por que, então, a nossa percepção é justamente o contrário? Há diversos fatores que devem ser considerados para explicar isso.

O primeiro é que a maior parte dos fãs de Naruto cresceu assistindo a série. Ou seja, começaram a assistir Naruto quando crianças – e com um senso crítico/ atenção aos detalhes menos apurado – e terminou de assistir Shippuden enquanto jovem adulto.

Não apenas é mais fácil perceber coisas como “animação malfeita” quando se tem um senso crítico mais desenvolvido, como Shippuden está mais fresco na memória, enquanto nós só lembramos das coisas boas de Naruto com nostalgia.

Outro fator que pode contribuir nessa percepção é que o estilo de combate mudou muito entre a série. Assim como na mudança entre Dragon Ball para Dragon Ball Z, os ninjas ficaram tão poderosos e tão velozes que algumas técnicas de representação foram introduzidas para mostrar esse novo nível e isso significa menos ação simples, como Orochimaru dando uns murro em idoso na série clássica.

E mais movimentos difíceis de se entender e com óbvia distorção para criar o “borrão” de movimento, como podemos ver na luta entre Sasuke e Killer B.

Mas isso não quer dizer que Shippuden é menos fluído, os episódios de grande orçamento e importância nas duas fases é até semelhante, como podemos ver nessa comparação de luta entre Sasuke e alguns clones de Naruto.

Por fim, alguns episódios “mal animados” de Shippuden viralizaram devido a sua bizarrice, como o famoso Pain distorcido da imagem de capa. Mas eu realmente acho que é mais uma escolha artística do que um problema na animação.

E claro, animes não são feitos para serem pausados e muitas vezes o desenho precisa ser distorcido para causar algum efeito que represente velocidade ou impacto – ver apenas frames soltos não faz jus à animação obviamente.

Claro que essas deformações são muito mais claras na luta de Pain – mas, de novo, isso não é um problema de animação e sim escolha artística.

Tanto que Atsushi Wakabayashi, animador deste infame episódio, fez outros episódios incríveis e sem o mesmo hate, como Orochimaru vs Sasuke, Hiruzen vs Irmãos Senju e o adorado Sasuke vs Naruto no Vale do Fim da série clássica.

Dessa forma, podemos concluir que a impressão de que Shippuden tem uma animação melhor que o Naruto clássico não passa disso, uma impressão.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime conta com 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.

Publicado por