Este é o motivo pelo qual Goku não usou o Kaioken contra Broly em Dragon Ball Super: Broly

Sendo apresentado ainda bem no começo de Dragon Ball Z, o Kaioken é uma técnica especial criada pelo Senhor Kaioh e que foi aprendida unicamente por Goku, o permitindo aumentar drasticamente a sua força e velocidade, além de multipolar em até 20 vezes o seu poder de luta.

No entanto, uma dúvida que alguns fãs ainda possuem é em relação ao uso dessa técnica combinada com a transformação em Super Saiyajin Azul, que foi mostrada por Goku na luta contra Hit, mas que não foi utilizada no seu épico combate contra Broly no mais recente filme da franquia.

Embora o filme não deixe essa explicação muito clara, existem dois principais motivos para Goku ter evitar usar essa combinação.

O primeiro deles é a consequência do uso do Kaioken com o Super Saiyajin Azul, que mesmo o tornando extremamente poderoso, acaba cobrando um preço muito caro após a sua utilização. Como também foi mostrado no anime, essa combinação rompe os limites do corpo de Goku e resultada em uma dor extrema que se estende por vários dias, além de prejudicar consideravelmente o seu controle de Ki.

Assim, sabendo que a junção dessas duas habilidades ainda não seria o suficiente para vencer Broly, Goku preferiu conservar um pouco da sua energia justamente para realizar a fusão pela Dança Metamoru com Vegeta, já que ele sabia que o nível de poder que Gogeta poderia alcançar era a única forma de se equiparar com o Lendário Super Saiyajin.

Outro motivo que também podemos considerar é o fato da combinação do Kaioken com o Super Saiyajin Azul ter aparecido somente no anime de Dragon Ball Super, o que teoricamente não o tornaria totalmente canônico. Assim, sabendo que o próprio Akira Toriyama esteve envolvido na produção do longa, provavelmente foi optado por não explorar esse aspecto.

O anime Dragon Ball Super atualmente se encontra em hiato desde março de 2018, quando finalizou o arco do Torneio do Poder. No mangá, a história continua sendo contada normalmente em um novo arco que ocorre após os eventos do filme Dragon Ball Super: Broly.

O anime pode ser assistido na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e sempre atrasado com as séries.