Grande parte do apelo da fase clássica de Naruto diz respeito ao fato de que ele, um jovem ninja com baixa motivação e chances de alcançar algo relevante na vida, torna-se um genin com desempenho relativamente modesto em apenas seis meses.
Na verdade, é impressionante imaginar que Naruto em apenas seis meses, foi capaz de igualar seu poder ao de Sasuke na época, o que demonstra que, diferentemente do que muitos imaginam, ele não era um idiota completo e possuía uma grande capacidade de aprender novas técnicas.
Mais tarde, somos apresentados à ideia do time skip, que basicamente foi criado para justificar o afastamento de Naruto em Jiraiya, para que eles fossem capazes de treinar em paz, longe de Konoha e em segurança. Porém, quando Naruto enfim retorna à Konoha, percebemos que apesar de tudo, seu ganho de experiência foi realmente muito baixo.
O episódio que mostra Naruto e Sakura roubando os sinos de Kakashi pode passar a impressão de que Naruto e Sakura tiveram uma evolução equivalente nos três anos que se passaram, mas isso não é verdade. Considerando o potencial de Naruto, ele poderia ter aprendido muito mais, e avaliando os resultados práticos nas lutas posteriores, vemos que de fato, sua evolução foi muito baixa.
Isso aconteceu devido à uma grande inconsistência de Masashi Kishimoto, que fica ainda mais evidente quando ele enfim apresenta a maior vantagem dos Clones da Sombra, que era o compartilhamento das experiências. Se a ameaça da Akatsuki era tão grande naquele momento, por que Jiraiya não se aproveitou do domínio de Naruto dos clones da sombra para melhorar seu treinamento tático? Além disso, como é que Naruto jamais percebeu algo do tipo?
Enfim, esta é uma das maiores inconsistências da série, já que o treinamento “coletivo” de Naruto teria potencial para torna-lo um ninja de nível Kage instantaneamente.
Confira também:
- Entenda porque Jiraiya abandonou Nagato em Naruto Shippuden
- Este é o motivo pelo qual Naruto era um ninja tão ruim no começo do anime
- Como Hashirama era imune aos Genjutsus oculares de Madara em Naruto Shippuden
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime conta com 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.
Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.