Após a conclusão do mangá de Jujutsu Kaisen em 2024, o sistema de classificação dos feiticeiros foi um dos pontos que recebeu críticas, embora não seja um dos tópicos mais discutidos. Atualmente, o sistema classifica feiticeiros do Grau 4 ao Grau 1, sendo este último o mais forte entre os “normais”, com os raríssimos Grau Especial acima deles, como Satoru Gojo, Yuta Okkotsu, Suguru Geto e Yuki Tsukumo.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Entretanto, muitos fãs argumentam que a classificação Grau 1 abrange uma gama muito ampla de habilidades, tornando-a inconsistente. Feiticeiros como Kinji Hakari e Hajime Kashimo são poderosos demais para serem apenas Grau 1, mas talvez não sejam adequados ao Grau Especial. Isso torna evidente a necessidade de um nível intermediário no sistema de classificação.
Hakari destaca a necessidade de uma nova classificação em Jujutsu Kaisen
A qualificação para o Grau Especial parece ser reservada apenas aos mais fortes da série, como Satoru Gojo e Yuta Okkotsu. No entanto, a etiqueta de Grau 1 parece ser esticada além do razoável. Personagens como Kinji Hakari claramente superaram o nível de Grau 1, mas não alcançam o Grau Especial, evidenciando uma lacuna no sistema.
Isso ficou ainda mais claro durante o arco dos Jogos da Matança, onde muitos personagens introduzidos superam claramente aqueles classificados como Grau 1, mas não são considerados Grau Especial. Além de Hakari, personagens como Hajime Kashimo e Ryu Ishigori estão acima do nível de alguém como Nanami Kento, que também é classificado como Grau 1.
Alguns fãs argumentam que o título de Grau Especial é atribuído a habilidades específicas, como a capacidade de Suguru Geto de consumir Maldições e usá-las à vontade. Porém, Masamichi Yaga, que possui a técnica de criar vida através de maldições, como no caso de Panda, não é considerado Grau Especial, o que torna o sistema ainda mais questionável.
Outros exemplos que reforçam a necessidade de uma nova classificação
Personagens como Kashimo, Hakari e Hiromi Higuruma são claros exemplos de feiticeiros que ultrapassam o Grau 1, mas não se enquadram como Grau Especial. Isso levanta a questão de que talvez o autor, Gege Akutami, não tenha planejado bem o sistema de classificação desde o início.
Vale lembrar que o sistema de classificação foi praticamente abandonado após o arco do Incidente de Shibuya, um detalhe que também atrai críticas. O conceito foi introduzido como um reflexo da hierarquia e política dos líderes superiores, mas essas figuras também foram deixadas de lado na narrativa.
Confira também:
- Os 15 personagens mais fortes de Jujutsu Kaisen
- O que aconteceu com Yuta após Jujutsu Kaisen 0?
- Jujutsu Kaisen – Todos os arcos do anime e mangá
- Jujutsu Kaisen – Todos os Feiticeiros de Grau Especial
Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.
Jujutsu Kaisen conta a história de Yuji Itadori, um jovem gênio do atletismo que acaba juntando-se a um clube de ocultismo e então descobrindo ser o receptáculo perfeito para Ryomen Sukuna, a maldição mais poderosa de todos os tempos.
Jujutsu Kaisen tem um anime desenvolvido pelo Studio Mappa (o mesmo de Attack on Titan) com duas temporadas disponíveis no Crunchyroll.