InícioAnimeEsta é a prova de que Jujutsu Kaisen precisava de outro nível...

Esta é a prova de que Jujutsu Kaisen precisava de outro nível para classificar feiticeiros

Após a conclusão do mangá de Jujutsu Kaisen em 2024, o sistema de classificação dos feiticeiros foi um dos pontos que recebeu críticas, embora não seja um dos tópicos mais discutidos. Atualmente, o sistema classifica feiticeiros do Grau 4 ao Grau 1, sendo este último o mais forte entre os “normais”, com os raríssimos Grau Especial acima deles, como Satoru Gojo, Yuta Okkotsu, Suguru Geto e Yuki Tsukumo.

PUBLICIDADE

Entretanto, muitos fãs argumentam que a classificação Grau 1 abrange uma gama muito ampla de habilidades, tornando-a inconsistente. Feiticeiros como Kinji Hakari e Hajime Kashimo são poderosos demais para serem apenas Grau 1, mas talvez não sejam adequados ao Grau Especial. Isso torna evidente a necessidade de um nível intermediário no sistema de classificação.

Hakari destaca a necessidade de uma nova classificação em Jujutsu Kaisen

Esta é a prova de que Jujutsu Kaisen precisava de outro nível para classificar feiticeiros

PUBLICIDADE

A qualificação para o Grau Especial parece ser reservada apenas aos mais fortes da série, como Satoru Gojo e Yuta Okkotsu. No entanto, a etiqueta de Grau 1 parece ser esticada além do razoável. Personagens como Kinji Hakari claramente superaram o nível de Grau 1, mas não alcançam o Grau Especial, evidenciando uma lacuna no sistema.

Isso ficou ainda mais claro durante o arco dos Jogos da Matança, onde muitos personagens introduzidos superam claramente aqueles classificados como Grau 1, mas não são considerados Grau Especial. Além de Hakari, personagens como Hajime Kashimo e Ryu Ishigori estão acima do nível de alguém como Nanami Kento, que também é classificado como Grau 1.

Alguns fãs argumentam que o título de Grau Especial é atribuído a habilidades específicas, como a capacidade de Suguru Geto de consumir Maldições e usá-las à vontade. Porém, Masamichi Yaga, que possui a técnica de criar vida através de maldições, como no caso de Panda, não é considerado Grau Especial, o que torna o sistema ainda mais questionável.

Outros exemplos que reforçam a necessidade de uma nova classificação

Personagens como Kashimo, Hakari e Hiromi Higuruma são claros exemplos de feiticeiros que ultrapassam o Grau 1, mas não se enquadram como Grau Especial. Isso levanta a questão de que talvez o autor, Gege Akutami, não tenha planejado bem o sistema de classificação desde o início.

Vale lembrar que o sistema de classificação foi praticamente abandonado após o arco do Incidente de Shibuya, um detalhe que também atrai críticas. O conceito foi introduzido como um reflexo da hierarquia e política dos líderes superiores, mas essas figuras também foram deixadas de lado na narrativa.

Confira também:

PUBLICIDADE

Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.

Jujutsu Kaisen conta a história de Yuji Itadori, um jovem gênio do atletismo que acaba juntando-se a um clube de ocultismo e então descobrindo ser o receptáculo perfeito para Ryomen Sukuna, a maldição mais poderosa de todos os tempos.

Jujutsu Kaisen tem um anime desenvolvido pelo Studio Mappa (o mesmo de Attack on Titan) com duas temporadas disponíveis no Crunchyroll.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.