Poucas armas exerceram tanta influência no gênero de fantasia quanto a icônica espada gigante de Guts em Berserk, a Dragonslayer é icônica e aqui está a história por trás dela.
Esta é a origem da Dragonslayer, a espada de Guts em Berserk
A ideia original de Miura ao desenvolver o protótipo de Berserk era equipar seu protagonista com uma espada japonesa e inseri-lo em um cenário europeu medieval. No entanto, isso logo foi descartado em favor da agora icônica Dragonslayer e o canhão embutido no braço esquerdo de Guts. Embora o design da espada tenha mudado entre Berserk: The Prototype e a estreia do arco Black Swordsman no mangá final, muitas semelhanças permaneceram.
Enquanto sua antecessora se expande em direção ao punho, de maneira semelhante à de um guarda-costas, a Dragonslayer, como apresentado no mangá final de Berserk, tem um design muito menos elaborado, consistindo simplesmente de um pomo trapezoidal, punho sem adornos envolto em pano, um semicircular, seguida por uma lâmina de dois gumes bastante reta, de tamanho maciço, que se afunila em direção a uma ponta pontiaguda em sua extremidade.
Guts também o empunha com uma mão em Berserk: The Prototype, ao contrário de seu uso predominantemente com as duas mãos no mangá. Mesmo que não fosse a primeira lâmina de tamanho grande vista no meio, Miura notou que a maioria das representações de tais armas não levava em conta a força real e a fisicalidade necessárias para balançar um objeto tão grande e pesado.
A este respeito, ele procurou corrigir este ponto que ele havia observado através de sua representação da Dragonslayer sendo usada em combate. Isso é evidente no imenso rastro de destruição deixado pela espada toda vez que Guts faz uso dela, cortando oponentes, paredes de pedra, outras espadas e obstruções indiscriminadamente com força alarmante. A estatura e o físico de Guts também foram definidos através dos próprios estudos de Miura sobre qual nível de força e resistência seria necessário para um indivíduo usar uma espada dessa natureza de forma eficaz.
De acordo com o mangá, a Dragonslayer foi forjada por Godot durante sua juventude, tendo sido inicialmente encomendada pelo soberano de uma cidade em que residia na época. O rei havia emitido um decreto para seus vassalos, pedindo uma espada “capaz de matar um dragão”. Ao ouvir a proclamação do rei de seu suserano, o jovem ferreiro excepcionalmente habilidoso – que se cansou de fabricar armas elaboradas para nobres que priorizavam a elegância sobre a funcionalidade – levou a sério o chamado e partiu para cumprir esse objetivo.
No entanto, a apresentação de Godot da arma enorme e quase grosseira diante de seu senhor provocou a ira dele. Enfurecido com a natureza impraticável da espada – a um grau em que praticamente ninguém poderia esperar realmente empunhá-la – o senhor de Godot ameaçou sua vida.
Essa infeliz série de eventos levou o ferreiro a fugir da cidade-castelo que ele chamava de lar e se estabelecer nas minas, onde viveria o resto de seus dias e, eventualmente, cruzaria com Guts. A própria lâmina permaneceria armazenada por anos, gradualmente ganhando tempo até que um encontro fatídico com um apóstolo na oficina de Godot forçasse Guts a empunhá-la pela primeira vez.
Confira também:
- Jogador encontra uma possível referência de Berserk em Zelda: Breath of the Wild
- Artista imagina como seria Griffith de Berserk no estilo do traço de diferentes mangás
- Conheça os principais personagens de Berserk
O anime de Berserk pode ser conferido na Crunchyroll.