Apresentados logo no primeiro episódio e capítulo de Jujutsu Kaisen, os Objetos Amaldiçoados desempenharam um papel fundamental na condução da trama da série de fantasia sombria de Gege Akutami. Na verdade, a razão pela qual Yuji Itadori foi lançado no mundo dos Feiticeiros de Jujutsu e Espíritos Amaldiçoados deve-se ao fato de ele ter entrado em contato com um dedo do corpo original de Ryomen Sukuna, um feiticeiro famoso da Era Heian. Desde então, outros Objetos Amaldiçoados, como o Prisão do Reino usado para selar Satoru Gojo, desempenharam um papel de destaque em várias histórias sucessivas de Jujutsu Kaisen.
Temidos pelas histórias sombrias associadas a eles, os Objetos Amaldiçoados têm sido objeto de grande fascinação para os Feiticeiros de Jujutsu, Usuários de Maldições e Espíritos Amaldiçoados. Na maioria das vezes, eles consistem nos restos de indivíduos poderosos ou espíritos da história que podem ser reencarnados quando ingeridos por um recipiente adequado para canalizar seu poder. Isso foi um ponto importante em vários momentos da narrativa, destacando a importância do conceito para a progressão da série.
O Que São Objetos Amaldiçoados?
Na verdade, a maioria dos Objetos Amaldiçoados é classificada de maneira semelhante às Ferramentas Amaldiçoadas, Espíritos Amaldiçoados e Feiticeiros de Jujutsu. Qualquer item que possua Energia Amaldiçoada e não se enquadre na categoria de Ferramentas Amaldiçoadas ou Cadáveres Amaldiçoados pode ser classificado como um Objeto Amaldiçoado. A variedade desses itens distribuídos pelo mundo é bastante vasta, e eles desempenham um papel considerável no crescimento dos Espíritos Amaldiçoados e na disseminação da Energia Amaldiçoada nas áreas ao seu redor.
Certos Objetos Amaldiçoados de Grau Especial selados também podem ser usados para afastar Espíritos Amaldiçoados. Objetos Amaldiçoados desse grau não podem ser destruídos, pois sua sobrevivência é assegurada pelo Juramento de União usado para criá-los. Dessa forma, aqueles que se transformam em Objetos Amaldiçoados deixam de ser seres vivos e são impedidos de prejudicar os outros. É por isso que ninguém jamais conseguiu destruir todos os 20 dedos de Ryomen Sukuna nos séculos após sua morte.
Além de seu uso na revivificação de pessoas, Objetos Amaldiçoados têm poderes sobrenaturais únicos ou podem servir como amuletos para afastar espíritos. Um exemplo disso é o Reino Prisão, um Objeto Amaldiçoado de Grau Especial que se diz consistir nos restos de um Feiticeiro conhecido como Genshin — com base em uma figura histórica real da Era Heian do Japão. Ele contém uma barreira poderosa o suficiente para selar um dos feiticeiros mais fortes do mundo, Satoru Gojo.
Como Podem Ser Criados?
Muito poucos Feiticeiros de Jujutsu possuem conhecimento sobre como transformar o corpo de um indivíduo em um Objeto Amaldiçoado após a morte, e Kenjaku é um dos poucos que conseguiu fazer Juramentos de União com centenas de Feiticeiros com esse propósito ao longo de séculos. Sukuna é a única pessoa na história a ter sucesso em se transformar em um Objeto Amaldiçoado após sua morte, já que a maioria dos outros Feiticeiros de Jujutsu precisava de ajuda externa para tentar fazer isso.
Geralmente, tal ato é cometido com o objetivo de se reviver mais tarde através de um processo conhecido como Encarnação — como também foi o caso com Sukuna — embora as chances de sucesso nem sempre sejam favoráveis. Além disso, os dedos de Sukuna têm o poder adicional de escolher seu recipiente, e sua Energia Amaldiçoada é tão potente que eles atraem rotineiramente Espíritos Amaldiçoados de alto nível para sua localização após ficarem adormecidos e não utilizados por séculos.
O Processo de Encarnação
Quando um indivíduo consome um Objeto Amaldiçoado antigo, eles assumem o papel de recipiente para a Energia Amaldiçoada ligada a esse objeto, facilitando sua Encarnação. Na maioria dos casos, isso envolve o humano dando ao dono dessa Energia Amaldiçoada uma forma física que lhes permite mais uma vez percorrer o mundo dos vivos. Enquanto alguns Objetos Amaldiçoados podem sobrescrever completamente a aparência e a natureza de um recipiente humano, outros podem apenas induzir uma transformação parcial.
Esse processo é essencialmente uma espécie de fusão entre o Objeto Amaldiçoado e a carne humana que constitui o corpo do recipiente, onde a consciência do hospedeiro pode ser parcial ou completamente suprimida. Além disso, o dono da Energia Amaldiçoada associada ao Objeto Amaldiçoado manterá todas as suas Técnicas Amaldiçoadas Inatas originais e habilidades físicas, mas também adquirirá as memórias e o conhecimento de seu recipiente.
Em alguns casos, o recipiente pode ser poderoso o suficiente para conter o poder de um Objeto Amaldiçoado, impedindo que sua Encarnação ocorra completamente. Yuji Itadori é o exemplo mais óbvio dessa anomalia, onde ele é mais uma “jaula” do que um recipiente adequado, ao ponto de poder conter o poder de Sukuna, exceto em momentos selecionados em que perde o controle de seu corpo para a vontade do antigo Feiticeiro. Hana Kurusu é um caso semelhante, embora sua relação com o antigo Feiticeiro Angel seja muito mais simbiótica do que a de Yuji e Sukuna.
Por fim, o Útero Amaldiçoado: Pinturas da Morte, são um tipo especialmente único de Objeto Amaldiçoado, que não contêm a Energia Amaldiçoada de um Feiticeiro falecido. Em vez disso, eles foram criados a partir de uma combinação de um espírito amaldiçoado e um humano. Selados com um Juramento de União por mais de 150 anos, eles permaneceram adormecidos por esse período e todos foram gradualmente adquiridos pela Escola Superior de Jujutsu de Tóquio. Assemelhando-se a fetos humanos, cada uma das Pinturas da Morte do Útero Amaldiçoado produz um híbrido humano-espírito amaldiçoado de Grau Especial capaz de usar Jujutsu, e podem ser vistos por humanos normais ao contrário de outros Espíritos Amaldiçoados.
Confira também:
- Os 15 personagens mais fortes de Jujutsu Kaisen
- O que aconteceu com Yuta após Jujutsu Kaisen 0?
- Jujutsu Kaisen – Todos os arcos do anime e mangá
- Jujutsu Kaisen – Todos os Feiticeiros de Grau Especial
Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.
Os capítulos individuais são compilados em volume tankobon, e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento.
Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen começou a ser lançado agora em 2020 no Japão na Crunchyroll. Ele é de resposabilidade da Mappa, mesma responsável pela temporada final de Shingeki no Kyojin. Já o mangá de Jujutsu Kaisen é publicado no Brasil pela Panini.