Listado como um dos genjutsus mais poderosos da franquia Naruto, o Tsukuyomi é uma técnica exclusiva de Itachi Uchiha executada através do seu Mangekyo Sharingan. Apresentada ainda na primeira parte do anime, essa habilidade é capaz de criar uma ilusão sem precedentes ao ponto de quebrar a mente do seu alvo.
Assim, ao ser lançado por Itachi apenas com o contato visual, a técnica faz com que meros segundos sejam dias de tortura física e psicológica para as suas vítimas, incapacitando até ninjas experientes como Kakashi, que mesmo tendo sobrevivido à ilusão, precisou que Tsunade curasse os danos psicológicos causados pelo jutsu.
No entanto, a força do Tsukuyomi também vem acompanhada de algumas consequências, já que além de necessitar de uma grande quantidade de chakra, a técnica sobrecarrega os olhos de Itachi e o deixa exausto, com ele evitando lutar após utilizá-la.
Sobre as suas fraquezas, embora a ilusão não possa ser quebrada por métodos tradicionais, pelo fato de ser lançado com Mangekyo Sharingan, uma forma de se proteger é evitando o contato visual com Itachi. No caso de Sasuke, ele foi capaz de resistir ao Tsukuyomi por conta do seu nível de habilidade no domínio do Sharingan.
Criado por Masashi Kishimoto e publicado na Weekly Shonen Jump desde 1999, o mangá original de Naruto foi finalizado em 2014, com a sua adaptação em anime sendo encerrada em 2017. Atualmente, a franquia continua através de Boruto, sequência direta da história que acompanha uma nova geração de ninjas.
Confira também outras notícias de Naruto e Boruto:
- Fãs japoneses de Naruto escolhem quais são as melhores aberturas do anime
- O que teria acontecido se Hidan e Kakuzu fossem capturar Naruto em vez de Itachi e Kisame?
- Artista criou um crossover perfeito entre o quarteto de Naruto e Jujutsu Kaisen
- Cosplayer fã de Naruto recriou de forma impecável o visual de Hinata no filme The Last
- Zion Williamson vai para jogo da NBA com visual inspirado em Naruto e One Piece
- Artista imaginou um adorável crossover entre Hinata de Naruto e Hinata de Haikyu