InícioAnimeTsukuyomi - Tudo sobre o genjutsu de Itachi em Naruto

Tsukuyomi – Tudo sobre o genjutsu de Itachi em Naruto

Classificado como um dos genjutsus mais formidáveis da franquia Naruto, o Tsukuyomi é uma habilidade exclusiva de Itachi Uchiha, realizada por meio de seu Mangekyou Sharingan. Introduzida ainda na primeira parte da história, essa técnica possui o poder de criar uma ilusão tão intensa que é capaz de despedaçar a mente do seu alvo.

Uso do Tsukuyomi

Tsukuyomi - Tudo sobre o genjutsu de Itachi em Naruto
Reprodução: Naruto

Ao ser ativado por Itachi através de um simples contato visual, o Tsukuyomi transforma meros segundos em dias de tortura física e psicológica para suas vítimas. Mesmo ninjas experientes como Kakashi, que sobreviveu à ilusão, precisou dos cuidados médicos de Tsunade para curar os danos psicológicos causados por esse jutsu.

Entretanto, a força do Tsukuyomi também vem acompanhada de algumas limitações, já que além de demandar uma quantidade significativa de chakra, a técnica sobrecarrega os olhos do usuário, com Itachi ficando exausto após utilizá-la.

Vulnerabilidades do Tsukuyomi

Reprodução: Naruto

Quanto às suas vulnerabilidades, embora a ilusão seja praticamente inquebrável por métodos convencionais, a necessidade do uso do Mangekyou Sharingan torna possível se proteger evitando o contato visual direto com Itachi. No caso de Sasuke, sua habilidade avançada no domínio do Sharingan o permitiu resistir ao Tsukuyomi com sucesso.

Curiosidades

Tsukuyomi - Tudo sobre o genjutsu de Itachi em Naruto
Reprodução: Naruto

Na mitologia japonesa, Tsukuyomi, por vezes tratado como o Deus da Lua, é irmão de Amaterasu e Susanoo, que é justamente o nome das duas outras técnicas exclusivas do Mangekyou Sharingan de Itachi. Na lenda, Tsukuyomi nasceu quando Izanagi estava lavando o seu olho direito após escapar do mundo subterrâneo.

Confira também

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e é a segunda fase do anime.

Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Enquanto isso, a Akatsuki começa sua busca pelas Bijuus e o mundo ninja está prestes a enfrentar a maior crise que já viu em sua história.

Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.

Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta. Já o mangá de Naruto é publicado no Brasil pela Panini e você pode comprá-lo aqui.

João Victor Albuquerque
João Victor Albuquerque
Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e séries, mas sempre atrasado com todos eles.