Kenjaku é um feiticeiro antigo que está ativo há mais de 1000 anos, durante os quais ele estava colocando seus planos em movimento e preparando o terreno para um evento que ele chama de Jogo do Abate. Após os horrores enfrentados pelos heróis no Incidente de Shibuya, as coisas não se acalmaram, pois Kenjaku continuaria a iniciar o Jogo do Abate de onde o Incidente parou. Portanto, vamos dar uma olhada no que é o Jogo do Abate e no que ele poderia significar para o futuro de Jujutsu Kaisen.
O que é o Jogo do Abate?
Logo após o fim do arco do Incidente de Shibuya, as fases iniciais do Jogo do Abate começaram oficialmente. O jogo em si é essencialmente uma grande Batalha Real que coloca um total de 1000 feiticeiros e usuários de maldições uns contra os outros, a fim de otimizar a energia amaldiçoada de uma forma que permita a Kenjaku eventualmente alcançar seu plano final, do qual falaremos mais adiante.
O jogo é estruturado em 10 colônias em todo o Japão e é feito dessa maneira porque a luta entre os feiticeiros começa a acumular muita energia amaldiçoada, que é o que Kenjaku cobiça. Todas essas colônias estão conectadas com barreiras de ligação de fronteira e se estendem desde a parte mais ocidental do Japão, com Hokkaido sendo a única área não afetada devido à sua relevância como uma terra sagrada.
Há duas maneiras pelas quais os participantes são escolhidos; aqueles que ingeriram relíquias amaldiçoadas, como Hajime Kashimo, e aqueles que simplesmente tiveram sua técnica amaldiçoada despertada, como Hiromi Higuruma. Os primeiros são essencialmente feiticeiros que fizeram um acordo com Kenjaku décadas ou séculos atrás, no qual tinham que entrar em um sono profundo ligado a relíquias amaldiçoadas que Kenjaku alimentaria em vasos inocentes nos dias modernos. Quando o selo na relíquia expira, o feiticeiro acorda no corpo do vaso, mas está totalmente no controle dele. Os últimos são apenas pessoas comuns que tiveram sua técnica amaldiçoada desbloqueada. À medida que lutam entre si, eles continuam liberando cada vez mais energia amaldiçoada.
Ela é então acumulada e se move por todo o país, essencialmente cobrindo todo o Japão com um manto de energia amaldiçoada, e além de Hokkaido, todas as partes do Japão estão incluídas nesse manto. É aqui que entra o objetivo final de Kenjaku. Fazendo isso e cobrindo efetivamente todos os cidadãos do Japão com esse manto, toda a humanidade está agora preparada para ‘evoluir’, como Kenjaku coloca.
Regras do Jogo do Abate
Assim que o Jogo do Abate começou, as 8 regras do jogo foram tornadas públicas para todos os que participavam e todos aqueles que tinham a opção de participar. A forma como as regras foram estruturadas garantia que ninguém, nem mesmo Kenjaku, era o mestre do jogo. O jogo era essencialmente seu próprio mestre, já que Kenjaku o havia projetado através de muitos votos e regras de ligação para garantir que o jogo alcançaria seu propósito de colher energia amaldiçoada, mesmo que ele morresse.
As regras são as seguintes:
- Para os feiticeiros que receberam uma habilidade devido ao uso da habilidade de Transfiguração de Mahito por Kenjaku, esses jogadores devem participar do jogo dentro de 19 dias da ativação de suas técnicas amaldiçoadas em uma barreira de sua escolha.
- Qualquer jogador que quebrar a regra anterior ou não cumprir com ela recusando-se a participar passará por uma remoção forçada da técnica amaldiçoada, que removerá sua técnica amaldiçoada à força. Shoko explica que isso provavelmente causaria a morte do jogador, pois a remoção forçada pode ser muito para seus cérebros.
- Qualquer não-jogador que entrar em uma colônia por qualquer motivo será considerado um jogador ativo no Jogo da Purificação no momento de sua entrada.
- O objetivo do jogo é acumular a maioria dos pontos e a maneira de coletar esses pontos é matando outros jogadores.
- Os pontos indicam o valor da vida de um jogador. Como regra geral no jogo, os feiticeiros valem 5 pontos, enquanto os não-feiticeiros valem apenas 1 ponto.
- Qualquer jogador que acumular 100 pontos no Jogo da Purificação, excluindo o valor de suas vidas, pode adicionar sua própria regra ao jogo.
- De acordo com a regra anterior, o Jogo da Purificação deve aceitar as regras adicionadas pelos jogadores, desde que não tenham um efeito marcado ou de longo prazo no jogo e estejam de acordo com as 8 regras já estabelecidas.
- Se a pontuação de qualquer jogador no Jogo da Purificação permanecer inalterada por um total de 19 dias, eles também estarão sujeitos à remoção da técnica amaldiçoada.
Objetivo de Kenjaku com o Jogo
Kenjaku é o personagem mais misterioso de Jujutsu Kaisen, já que não se sabe muito sobre sua história. O que sabemos, no entanto, é que ele é extremamente antigo e que o Jogo do Abate era algo que ele vinha planejando nos últimos 1000 anos. Devido a isso, Kenjaku fez um pacto com todos os outros feiticeiros antigos, como Hajime Kashimo, para eventualmente despertar e participar do jogo.
A principal motivação de Kenjaku é muito simples de definir, apesar de sua natureza misteriosa; curiosidade. O plano de Kenjaku é que a quantidade de energia amaldiçoada acumulada seja tão grande no final do jogo que ele a usaria para seu plano maior. Como já sabemos que Kenjaku quer que a humanidade atinja a próxima forma em sua evolução otimizando a energia amaldiçoada, ele deseja fundir todas as espécies humanas com o Mestre Tengen para criar uma única entidade amaldiçoada. A verdade é que, mesmo ele não sabe o que isso fará, apenas que quer ver como será. Quando se trata de vilões em Jujutsu Kaisen, Kenjku pode ser o chefe final.
Confira também:
- Os 15 personagens mais fortes de Jujutsu Kaisen
- O que aconteceu com Yuta após Jujutsu Kaisen 0?
- Jujutsu Kaisen – Todos os arcos do anime e mangá
- Jujutsu Kaisen – Todos os Feiticeiros de Grau Especial
Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.
Os capítulos individuais são compilados em volume tankobon, e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento.
Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen teve sua primeira temporada exibida em 2020 no Japão na Crunchyroll, com uma segunda temporada em exibição agora em 2023.
Ele é de resposabilidade da Mappa, mesma responsável pela temporada final de Shingeki no Kyojin. Já o mangá de Jujutsu Kaisen é publicado no Brasil pela Panini.