O Arco do Incidente de Shibuya na 2ª Temporada de Jujutsu Kaisen mostrou Satoru Gojo, o feiticeiro mais forte do mundo, entrar na lotada estação de metrô de Tóquio, BF5, na plataforma Fukutoshin, onde ele se deparou com três espíritos amaldiçoados de Grau Especial. Jogo, Hanami e Choso tentaram emboscá-lo em meio à multidão de passageiros que pegavam o trem na noite de Halloween. Quando sua primeira rajada de técnicas amaldiçoadas falhou, Jogo e Hanami investiram contra Gojo, desferindo socos enquanto ativavam sua Amplificação de Domínio, causando uma rachadura na barreira da técnica ilimitada lendária de Satoru Gojo.
Até agora no anime de Jujutsu Kaisen, o único meio conhecido de contornar o Infinito da técnica amaldiçoada Ilimitada usada por Satoru Gojo é com a Lança Invertida do Céu, que estava anteriormente na posse de Toji Fushiguro. No entanto, com a introdução da Amplificação de Domínio, a série apresentou uma maneira de superar o efeito de desaceleração da técnica herdada da família Gojo, resultando em uma situação em que Satoru Gojo foi forçado a desviar de seus ataques, devido à probabilidade de que eles eventualmente o atingissem.
O que é a Amplificação de Domínio?
Inserida no âmbito das técnicas anti-domínio, especialmente desenvolvida para contornar o efeito de acerto certo da Expansão de Domínio de um oponente. Além desse propósito, a Amplificação de Domínio também tem um uso secundário na neutralização de técnicas amaldiçoadas quando interage com elas. Em sua forma mais simples, o usuário expandirá seu domínio inato como uma fina camada sobre todo o corpo, revestindo-o de maneira que qualquer técnica amaldiçoada com a qual entre em contato não seja mais eficaz.
Quando Jogo e Nanami a usaram, eles foram forçados a depender principalmente do combate corpo a corpo, pois a Amplificação de Domínio não pode ser usada simultaneamente com uma técnica inata. Isso é uma grande desvantagem para os Feiticeiros de Jujutsu, Usuários de Maldições e espíritos amaldiçoados que não são muito hábeis no combate próximo e, em vez disso, dependem de sua técnica inata para fazer a maior parte do trabalho pesado em uma luta. Além disso, embora seja possível incluir um fator de acerto certo como parte da técnica, fazê-lo prejudicaria sua capacidade de neutralizar outras técnicas amaldiçoadas. Isso foi o que Jogo e Hanami fizeram em Shibuya, já que seu foco principal era neutralizar o Ilimitado de Gojo.
Dito isso, a Amplificação de Domínio pode ser usada em conjunto com a Expansão de Domínio. Isso é possível porque o usuário já imbuiu seu domínio inato com sua técnica amaldiçoada e não a está usando diretamente em um alvo. Em batalhas entre domínios refinados a um grau semelhante, possuir a habilidade de usar a Amplificação de Domínio pode ser uma habilidade valiosa para mudar o rumo da luta, ganhando tempo para que um domínio supere o outro, ou para encontrar rotas de fuga do domínio do oponente.
Como pode ser aplicado contra técnicas amaldiçoadas?
Até agora, a Amplificação de Domínio só foi usada em duas instâncias contra Satoru Gojo. A primeira vez foi durante o ataque de Hanami e Jogo ao feiticeiro mais forte do mundo, na plataforma da Linha Fukutoshin no início do Incidente de Shibuya, quando os dois estavam tentando ganhar tempo antes que a fase principal do plano do grupo para o Incidente de Shibuya entrasse em ação. Nas palavras de Satoru Gojo, a Amplificação de Domínio essencialmente envolve um obstáculo ou barreira – neste caso, uma técnica amaldiçoada – com água para criar uma sensação que se assemelha a empurrar contra um domínio.
Quando confrontado pelo par de espíritos amaldiçoados enquanto usavam a Amplificação de Domínio, Gojo desativou seu Ilimitado como meio de forçar Jogo e Hanami a usarem suas técnicas inatas. Como consequência, quando Hanami usou sua técnica inata, ele não pôde usar a Amplificação de Domínio simultaneamente, o que o deixou vulnerável ao ataque de Gojo. Posteriormente, Gojo se livrou rapidamente dele e exorcizou o espírito amaldiçoado de Grau Especial. Portanto, mesmo com sua eficácia quando confrontada com o Ilimitado, ainda existem riscos em usar a Amplificação de Domínio que às vezes podem superar seus benefícios.
A única outra vez que a Amplificação de Domínio foi usada foi durante a batalha de Gojo contra o Rei das Maldições, Ryomen Sukuna. Nesse confronto, Sukuna usou a técnica para atacar fisicamente Gojo e neutralizar seu Ilimitado, mas foi impedido de usar suas técnicas inatas enquanto estava ativo. Mesmo assim, ele foi mais do que um adversário à altura do feiticeiro mais forte do mundo devido à sua imensa habilidade em combate corpo a corpo, bem como sua capacidade de alternar entre sua técnica inata e a Amplificação de Domínio quando a situação exigia.
Isso só foi possível devido à incrível maestria de Sukuna em energia amaldiçoada, o que permitiu que essa transição ocorresse perfeitamente no calor da batalha, mantendo Gojo sempre alerta. Por fim, Sukuna também foi capaz de usar a Amplificação de Domínio em conjunto com sua Expansão de Domínio quando envolvido em uma batalha de domínios com Satoru Gojo. Isso foi uma medida que ele adotou para anular o efeito de acerto certo do Vazio Ilimitado, ao mesmo tempo em que lhe dava o tempo necessário para sua própria Expansão de Domínio, Santuário Malévolo, superar a de Gojo.
Confira também:
- Os 15 personagens mais fortes de Jujutsu Kaisen
- O que aconteceu com Yuta após Jujutsu Kaisen 0?
- Jujutsu Kaisen – Todos os arcos do anime e mangá
- Jujutsu Kaisen – Todos os Feiticeiros de Grau Especial
Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.
Os capítulos individuais são compilados em volume tankobon, e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento.
Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen começou a ser lançado agora em 2020 no Japão na Crunchyroll. Ele é de resposabilidade da Mappa, mesma responsável pela temporada final de Shingeki no Kyojin. Já o mangá de Jujutsu Kaisen é publicado no Brasil pela Panini.