Ao longo das duas temporadas de Jujutsu Kaisen, muitas técnicas amaldiçoadas são exploradas no texto, sendo as mais populares aquelas que são únicas e adaptadas a um usuário específico. No entanto, existem também muitas técnicas fundamentais compartilhadas entre o elenco, como o Domínio Simples, e, embora seu nome sugira algo elementar, uma solução básica pode ser bastante eficaz.
O Estilo da Nova Sombra: Domínio Simples foi introduzido no episódio 15 de Jujutsu Kaisen, quando Kasumi Miwa tentou atacar o protagonista Itadori Yuji durante o arco do Evento de Boas Intenções da Escola Irmã. Desde essa estreia, o Domínio Simples foi usado por vários personagens – e até mesmo espíritos amaldiçoados – tornando-o uma das técnicas mais difundidas e versáteis da série.
O que é um Domínio Simples?
Um Domínio Simples pode ser considerado tanto uma técnica de barreira quanto uma técnica antissistema. Devido ao poder de uma expansão de domínio, que se destaca em ataques garantidos, o Domínio Simples se forma ao redor do usuário, abrindo efetivamente um buraco na barreira do domínio inimigo. Dependendo do domínio, a pessoa que executa essa técnica pode não sair ilesa, mas é melhor do que nada, e há mais aplicações para ela do que apenas contrapor domínios.
Apesar de sua estreia precoce e presença frequente ao longo da história, o anime não coloca totalmente a técnica em perspectiva até o episódio 31. No meio da gloriosa batalha de Kokichi contra Mahito, quando este último ativa sua expansão de domínio, aparentemente garantindo a vitória, Kokichi milagrosamente não cai vítima da Transfiguração Ociosa. Em vez disso, ele usa o Domínio Simples, mas não antes de oferecer algum contexto histórico.
Durante a Era Heian, o feiticeiro Sadatsuna Ashiya ensinou a seus seguidores o Domínio Simples para protegê-los de maldições e daqueles que as empunhariam, chamando-o de “domínio para os fracos”. No mesmo episódio, Kokichi acrescenta que votos vinculativos impediam feiticeiros de ensinar intencionalmente essa técnica a outros. O livro oficial de fãs de 2021 expande esse ponto, revelando uma falha nesta tentativa de impedir que outros aprendessem.
As pessoas podem não ter conseguido ensinar o Domínio Simples, mas podiam observá-lo e tentar replicá-lo, contornando as restrições do voto. Como tal, a técnica persiste nos dias modernos, nunca restrita a apenas uma linhagem familiar, e o Estilo da Nova Sombra – conforme existe em Jujutsu Kaisen – é praticamente inseparável da aplicação do Domínio Simples.
Como a Técnica é Utilizada
Desde cedo, os fãs se familiarizam intimamente com a técnica por meio das demonstrações repetidas de Miwa, tanto bem-sucedidas quanto não. Após gerar seu Domínio Simples, ela acumula energia amaldiçoada ao redor da lâmina dentro da bainha e, uma vez que um alvo entra em seu domínio, ela automaticamente puxa a lâmina e ataca. É um casamento entre a técnica em si e a boa esgrima, dependendo muito desta última para torná-la eficaz.
No entanto, outras instâncias do Domínio Simples dependem menos fortemente do aspecto da esgrima. No episódio 28, um dos espíritos amaldiçoados de Geto utiliza um Domínio Simples contra Toji, forçando um pacto de não conflito até que certos requisitos sejam atendidos. Mais tarde, é revelado que o irmão de Mei Mei, Ui Ui, se especializa nele puramente em uma capacidade de apoio para contrariar domínios, permitindo que sua irmã lide adequadamente com as maldições.
A prevalência do Domínio Simples por si só fala de sua utilidade, mas seria perdoável considerá-lo apenas como uma pequena ferramenta dentro de um arsenal e não confiável como técnica principal. Miwa ajuda a transmitir o entendimento mais simples de como funciona e sua praticidade, mas, infelizmente, seu histórico de sucesso em lutas é desanimador, para dizer o mínimo.
No final da segunda temporada, as aplicações totais do Domínio Simples o retratam mais proeminentemente como uma técnica de apoio útil e uma rede de segurança em situações difíceis. Toji sobrevive por pouco ao domínio de Mahito graças a ele no episódio 45, e embora Kokichi o use com grande eficácia, não garante sua vitória em última instância. No entanto, há uma forte argumentação a favor do Domínio Simples, e seu nome é Atsuya Kusakabe.
Como a Técnica é Bem Utilizada
Não é de surpreender que os fãs de Kusakabe o considerem um personagem subestimado. Não apenas ele é bastante engraçado, mas é indiscutivelmente a encarnação mais forte do que o Domínio Simples foi criado para ser. Kusakabe possui uma boa quantidade de energia amaldiçoada, mas, ao contrário de todos os outros feiticeiros de sua posição, ele não tem uma técnica inata.
Em vez disso, ele dominou o Estilo da Nova Sombra e o Domínio Simples de tal forma que pode se destacar com seus pares (não que ele esteja muito entusiasmado com isso). Sua reivindicação não convencional à fama é bastante adequada dada sua personalidade.
Apesar de sua aparência composta, ele é muito consciente de seus limites e muitas vezes tenta evitar batalhas que sabe que pode perder. Ao mesmo tempo, é notavelmente habilidoso e mostrou-se disposto a intervir quando é imperativo.
Se o Domínio Simples é um “domínio para os fracos”, então Kusakabe demonstra o que um homem “fraco” pode realizar com o treinamento adequado e dedicação. Se a navalha de Occam é para ser acreditada, às vezes a solução mais simples é a correta, e uma ferramenta confiável – quando bem aprimorada – pode ser a diferença entre a vitória e a derrota. Embora seja apenas uma pequena parte do conjunto de truques de Jujutsu Kaisen, é uma das mais interessantes ao ser examinada mais de perto.
Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.
Os capítulos individuais são compilados em volume tankobon, e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento, e você pode comprar o mangá de Jujutsu Kaisen aqui.
Jujutsu Kaisen conta a história de Yuji Itadori, um jovem gênio do atletismo que acaba juntando-se a um clube de ocultismo e então descobrindo ser o receptáculo perfeito para Ryomen Sukuna, a maldição mais poderosa de todos os tempos.
Os personagens de Jujutsu Kaisen são um dos grandes pontos altos deste mangá, que atualmente é um dos mais populares do Japão.
Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen teve sua primeira temporada exibida em 2020 no Japão na Crunchyroll, com uma segunda temporada em exibição agora em 2023.
Ele é de resposabilidade da Mappa, mesma responsável pela temporada final de Shingeki no Kyojin. Já o mangá de Jujutsu Kaisen é publicado no Brasil pela Panini.
No post de hoje, vimos tudo sobre o Domínio Simples em Jujutsu Kaisen.