Criador de capa bizarra do Bluray de Naruto explica a intenção da arte

No começo de agosto, o fandom de Naruto esteve envolto em uma pequena polêmica por conta de um box especial da franquia lançada pela Viz Media, intitulado “Naruto Triple Feature Collector’s Edition”.

Critical Hits
Receba as melhores ofertas em Games, Informática e Tecnologia no seu celular

A grande discussão sobre esse box foi direcionada principalmente para a sua capa, que trazia uma espécie de versão ocidentalizada de Naruto que mudava drasticamente a aparência do seu rosto. Acontece que a arte da capa foi feita pelo famoso quadrinista Whilce Portacio, que já trabalhou em séries como O Justiceiro, Uncanny X-Men, Homem de Ferro e Spawn.

Agora, depois de toda a polêmica que a ilustração gerou, a Crunchyroll entrevistou Portacio para entender um pouco mais sobre qual foi a sua intenção e inspiração na criação dessa arte.

PUBLICIDADE

Criador de capa bizarra do Bluray de Naruto explica a intenção da arte

Inicialmente, Portacio fala sobre como foi o seu contato com a Viz Media e como tentou desenhar Naruto imprimindo o seu próprio estilo.

“Meu filho é um verdadeiro fã de Naruto, e a VIZ então me enviou alguns art books, mangás e três DVDs. Assistindo aos três DVDs, eu me apaixonei totalmente pelo personagem. Mas, curiosamente, do ponto de vista dos quadrinhos, do ponto de vista do herói, eu realmente queria interpretar à minha maneira. Como eu estou aprendendo agora – venho dessa coisa estranha em que fui exposto a anime e mangá nos anos 80, mas agora se tornou seu próprio fenômeno social – não sei nada sobre a cultura atual de mangá e anime. Então, eu abordei isso do ponto de vista que abordei todos os outros personagens que desenhei, fazendo minha própria interpretação.”

O ilustrador ainda fala sobre a reação exagerada da internet e de alguns comentários que o acusavam principalmente de contribuir para a cultura do ‘whitewash’.

“Você sabe, há alguns comentários que realmente machucam – você pode entender porque é um dos principais temas da sociedade, toda a coisa do mantra do white-washing –  essas são as que pessoalmente mais me machucaram. Eram pessoas dizendo que eu estava ajudando a ‘embranquecer’ Naruto. Mas eu criei o Bishop. Eu era conhecido nos círculos de quadrinhos por fazer rostos de minorias e coisas assim, e Naruto, verdade seja dita, ele não é um personagem com uma aparência tradicional asiática.”

“É interessante que alguns dos cometários negativos que li diziam ‘ele parece muito realista’. Mais uma vez, do lado pessoal , machuca qualquer um. Especialmente no lado criativo, você deseja ter a sua arte apreciada. Mas eu tento olhar para isso no macro, talvez esses sejam fãs muito fanáticos, e talvez eles não queiram coisas que vão além..”

Os animes de Boruto e Naruto podem ser assistidos na íntegra através da Crunchyroll.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Confira também:

João Victor Albuquerque
João Victor Albuquerque
Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e séries, mas sempre atrasado com todos eles. Escrevo principalmente sobre animes e tenho a tendência de tentar encaixar Hunter x Hunter ou One Piece em qualquer conversa.