Anime de Dragon Ball é impedido de ser exibido na Espanha por conta de “Legislação de Gênero”

Permanecendo como um dos animes mais populares do mundo, Dragon Ball marcou a juventude de diferentes gerações, e especialmente na região da Valência, na Espanha, a obra de Akira Toriyama teve uma importância ainda maior, já que a sua dublagem foi um dos responsáveis em ajudar na normalização do valenciano.

Conhecido como “Bola del Drac” na província, o anime possui uma comunidade de fãs extremamente engajada, que durante anos vêm pedindo para que a série seja reexibida. Recentemente, os pedidos dos fãs ganharam uma nova aliada, a deputada Mònica Álvaro, que questionou se a TV estatal À Punt pretende transmitir novamente em valenciano o anime Bola del Drac (via El País).

No entanto, no dia 22 de março, Alfred Costa, diretor-geral da À Punt, respondeu ao questionamento da deputada e aos pedidos dos fãs, explicando os motivos para a série não ser exibida. “Devido a legislação de gênero, o código de valores de conteúdo infantil e ao preço – que preferimos alocar em empresas valencianas que geram empregos – neste momento temos dificuldade em encaixar a série na nossa programação”.

A resposta de Costa trouxe novamente à tona um debate antigo sobre o sexismo e a representação das personagens femininas em Dragon Ball, especialmente nos papéis desempenhados por Bulma e Chichi. Segundo fontes do conselho de diretores da À Punt consultadas pelo El País, o atual código de valores é ainda mais restritivo, principalmente em programas direcionados para crianças.

Além disso, de acordo com o Artigo 5 da Lei 6/2016 da Generalitat Valenciana, os meios de comunicação devem “adotar por meio da autorregulação códigos de conduta que visem a transmitir o princípio da igualdade excluindo conteúdos sexistas, especialmente na programação infanto-juvenil”. O mesmo artigo ainda acrescenta “a garantia de uma imagem plural e não estereotipada de mulheres e homens” (via Valenciaplaza).

Você pode assistir todos os episódios já lançados do anime de Dragon Ball Super através da Crunchyroll.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Confira também outras notícias de Dragon Ball:

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade