InícioAnimeAfinal, Satoru Gojo Era um Fraude em Jujutsu Kaisen?

Afinal, Satoru Gojo Era um Fraude em Jujutsu Kaisen?

PUBLICIDADE

Apesar de Jujutsu Kaisen ter um personagem principal adorável com Yuji Itadori, não há dúvida de que outra pessoa é considerada o rosto da franquia. Em uma série repleta de personagens memoráveis, ninguém chega perto da popularidade desfrutada por Satoru Gojo, que agora se tornou um dos personagens de anime mais icônicos de todos os tempos.

PUBLICIDADE

Com seus incríveis poderes, personalidade adorável e aparência marcante, Gojo é geralmente o personagem que a maioria das pessoas pensa quando se trata de anime moderno.

No entanto, apesar de seu poder estelar, muitos na comunidade são muito mais críticos em relação ao papel de Gojo na história maior de Jujutsu Kaisen. Para alguns, ele é um verdadeiro poderoso que falhou em vencer certos personagens, e para outros, ele é alguém que simplesmente não conseguiu respaldar todas as suas afirmações.

PUBLICIDADE

Embora isso possa ou não ser verdade, a conversa é muito mais complexa do que isso, já que Gojo é um personagem muito camadas e complexo com ambições muito elevadas. Portanto, vamos dar uma olhada em saber se Satoru Gojo é uma fraude em Jujutsu Kaisen!

Onde ele falhou

Afinal, Satoru Gojo Era um Fraude em Jujutsu Kaisen?
Reprodução: Jujutsu Kaisen

Uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas consideram Gojo uma fraude é por causa de todas as coisas que ele falhou em fazer. Apesar de possuir o título do feiticeiro mais forte de hoje e ser designado como um Grau Especial, muitos fãs tendem a pensar que Gojo ainda não conseguiu alcançar seus objetivos, apesar de ter todo o poder para fazê-lo, algo que tem sido um tema desde que ele era muito jovem.

Em primeiro lugar, ele falhou em proteger Riko Amanai. A segunda temporada do anime Jujutsu Kaisen começou com um breve resumo do arco do Hidden Inventory, onde tanto Gojo quanto seu melhor amigo Geto foram encarregados de transportar o Vaso de Plasma Estelar para o Mestre Tengen.

No entanto, no caminho, eles encontraram o Assassino de Feiticeiros, Toji Fushiguro, que conseguiu derrotar rapidamente ambos os Feiticeiros de Grau Especial e matar Riko para iniciar uma cadeia de eventos que decidiria o destino de ambos os personagens.

Embora isso tenha resultado em Gojo desbloqueando seu potencial e se tornando o personagem mais forte imbatível, isso só foi alcançável depois que ele falhou em seu objetivo.

PUBLICIDADE

Em segundo lugar, Gojo também falhou em exorcizar adequadamente Jogo na primeira temporada, que mais tarde causaria muita destruição em Shibuya e todos os seus habitantes, além de causar grandes danos a Maki e Nanami e matar Naobito Zenin.

Muitos acham que Gojo deveria ter sido capaz de lidar rapidamente com as Maldições da Catástrofe no início do Incidente Shibuya, mas sua arrogância e excesso de confiança o venceram, permitindo que Kenjaku o aprisionasse no Reino da Prisão.

A maior razão pela qual as pessoas chamam Gojo de fraude é devido à sua luta extremamente aguardada contra o Rei das Maldições. Depois de ficar preso no Reino da Prisão por mais de 100 capítulos, Gojo foi finalmente libertado e fez um retorno dramático ao enfrentar Sukuna.

PUBLICIDADE

Depois de receber algum tempo para se preparar, os dois feiticeiros mais fortes do mundo eventualmente se enfrentariam em uma espetacular sequência de batalhas de vários capítulos, que viu a balança oscilar de um lado para o outro em diferentes pontos da história.

Reprodução: Jujutsu Kaisen

Apesar de fazer um esforço incrível matando Mahoraga e Agito e ferindo gravemente seu oponente com sua técnica Ultimate Hollow Purple, Gojo infelizmente encontra seu fim nesta luta.

PUBLICIDADE

Esta batalha mostrou que a força avassaladora é inferior ao maior conhecimento de energia amaldiçoada. Com Gojo sendo elogiado como o feiticeiro mais forte e afirmando em várias ocasiões que venceria Sukuna, ele ainda perdeu para o Rei das Maldições.

Além disso, na sequência de sonhos após sua morte, Gojo revelou que Sukuna nem sequer estava usando todo o seu poder, fazendo com que os fãs ficassem ainda mais desiludidos com Gojo e suas afirmações aparentemente vazias ao longo da série.

Apesar de receber grandes elogios de seu inimigo, muitos aproveitaram a oportunidade para chamar Gojo de fraude mais uma vez depois que Sukuna foi definitivamente declarado como o feiticeiro mais forte de todo o Jujutsu Kaisen.

PUBLICIDADE

Ao longo da série, as motivações e ambições de Gojo na vida são moldadas por todas as experiências pelas quais ele passou desde sua adolescência na sociedade de Jujutsu. O aftermath do arco do Hidden Inventory mostrou que Gojo passou por um grande desenvolvimento de personagem, já que todas as suas visões sobre seres humanos comuns e a responsabilidade dos fortes mudaram desde o início do arco.

Ele estava mais próximo de seu melhor amigo Suguru Geto do que qualquer outra pessoa no planeta, então o mal e a traição de Geto apenas fortaleceram a determinação de Gojo.

Reprodução: Jujutsu Kaisen
PUBLICIDADE

O que Gojo realmente queria mais do que qualquer outra coisa, ainda mais do que ser o mais forte, era recriar toda a sociedade de Jujutsu do zero. Ele percebeu que aqueles no comando tinham as mesmas opiniões que ele tinha antes, sobre como os fracos não deveriam importar para os fortes e como os não-feiticeiros são essencialmente inúteis no mundo.

Ele até sabia que se matasse todos os superiores, mais surgiriam e ocupariam seus lugares, começando um ciclo interminável que perpetua o mesmo resultado repetidamente.

Portanto, Gojo tentou uma nova tática. Ele começou a ensinar e criar alunos com o potencial para eventualmente avançar no mundo de Jujutsu e liderá-lo com humildade e compaixão.

PUBLICIDADE

Ele assumiu a responsabilidade de realizar os objetivos de Geto, antes de ele se voltar para o mal, para que a sociedade de Jujutsu acabasse sendo uma instituição que protegesse os fracos e os não-feiticeiros em vez de excluí-los. A ideologia de Gojo era criar um mundo melhor por meio de seus alunos, algo que pode ser totalmente realizado no final da série.

Muitos na comunidade de Jujutsu Kaisen tendem a esquecer a verdadeira força de Gojo também por causa de sua derrota para Sukuna. Sua técnica ilimitada, em conjunto com seus Seis Olhos, o transformou em uma calamidade ambulante que nem sequer podia ser tocada.

Reprodução: Jujutsu Kaisen
PUBLICIDADE

Suas técnicas Azul, Vermelho e Roxo são algumas das mais destrutivas da série, sua ilimitada é a defesa perfeita e os Seis Olhos lhe dão o controle mais eficiente de energia amaldiçoada imaginável.

Todos esses atributos se unem para criar um personagem tão poderoso que nem mesmo as maldições mais fortes da série (as Maldições da Catástrofe) eram um trabalho fácil para ele. Isso significava que Gojo só poderia ser derrotado pelo maior usuário de energia amaldiçoada de todos os tempos, Ryomen Sukuna, o que por si só é um testemunho de quão forte Gojo realmente era.

Confira também:

PUBLICIDADE

Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.

Os capítulos individuais são compilados em volume tankobon, e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento.

Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen teve sua primeira temporada exibida em 2020 no Japão na Crunchyroll, com uma segunda temporada em exibição agora em 2023.

Ele é de resposabilidade da Mappa, mesma responsável pela temporada final de Shingeki no Kyojin. Já o mangá de Jujutsu Kaisen é publicado no Brasil pela Panini.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.